O Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino na Universidade Nova de Lisboa Patrícia Rosado Pinto Luís Espinha da Silveira Daniela Costa Ramos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Decreto Regulamentar 2/2008
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
AUTOAVALIAÇÃO.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
GESTÃO DOS PORTFÓLIOS DEI / IST Artur Ferreira da Silva 15 de Maio de de Maio de 2003.
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Sandra Chaveiro Ano Lectivo 2011/2012 INSTRUMENTOS DE APOIO À GESTÃO.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Secretaria da Educação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Normas de Gestão na CARE
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Revisita ao PPP.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

O Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino na Universidade Nova de Lisboa Patrícia Rosado Pinto Luís Espinha da Silveira Daniela Costa Ramos FORGES 15 Novembro 2011

Conteúdo  A visão do Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino da NOVA (SGQE)  Os instrumentos do SGQE  A avaliação do ensino  A experiência dos estudantes de primeiro ciclo da NOVA  O desenvolvimento profissional dos docentes

Mudança Organizacional e SGQE  Prestação de contas à sociedade  Autoconhecimento e renovação da IES  Caminhar para uma learning organization  Criação de uma cultura de qualidade  Compromisso individual e colectivo na busca da qualidade  A qualidade – necessidade da IES  A qualidade – um direito dos estudantes A visão do SGQE

Características da NOVA  Autonomia da UO  Diferentes dimensões e vocações  Natureza diferente  Variação acentuada do número de estudantes por ciclo de estudos e unidade curricular A visão do SGQE (cont.)

A visão do SGQE da NOVA  Flexível para acomodar a diversidade  Coerente para assegurar a identidade da NOVA  Objectivo central: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino  Envolvimento dos parceiros internos e externos no processo contínuo de reflexão e aperfeiçoamento  Amigo da inovação  Comprometido com o desenvolvimento profissional dos docentes A visão do SGQE (cont.)

Dois tipos 1. A avaliação do ensino  Utilização em cada UO 2. A experiência dos estudantes de primeiro ciclo da NOVA  Estudo transversal Os instrumentos do Sistema

A avaliação do ensino  Cruzamento de fontes de informação  Estudantes  Docente  Pares  Dados de opinião cruzados com indicadores estatísticos Os instrumentos do Sistema (cont.) (cont.)

A avaliação do ensino (cont.)  Instrumentos criados 1. Questionário de avaliação do ensino na unidade curricular → alunos 2. Relatório pedagógico → docentes (voluntário) 3. Relatório de avaliação da UC → responsável da UC 4. Relatório monitorização do ciclo estudos → comissão de CE 5. Relatório da UO → responsável pela garantia da qualidade do ensino Os instrumentos do Sistema (cont.) (cont.)

A experiência dos estudantes de primeiro ciclo da NOVA  Satisfação dos estudantes (Schreiner &Juillerat, 1994) Surge quando as expectativas são igualadas ou excedidas pela percepção que os estudantes têm da realidade do campus.  Relação não linear (Adaptado de Flanagan, 2007; Hom, 2002) Os instrumentos do Sistema (cont.) (cont.)

A experiência dos estudantes de primeiro ciclo da NOVA (cont.)  Matriz Noel-Levitz de Prioridades de Acção (adaptado de Flanagan, 2007) Os instrumentos do Sistema (cont.) (cont.)

A experiência dos estudantes de primeiro ciclo da NOVA (cont.)  Satisfação dos estudantes é indicador da qualidade do ensino incluído nos rankings  Times Higher Education World University Rankings  U-Multirank  Marketing institucional  Partilha de boas práticas  Fidelização dos estudantes Os instrumentos do Sistema (cont.) (cont.)

A experiência dos estudantes de primeiro ciclo da NOVA (cont.)  Questões sobre  Ensino  Serviços  Instalações e equipamentos  Ligação ao exterior  Experiência e desenvolvimento pessoal  Questionário online  Seis UO → 1832 questionários válidos → taxa de resposta de 17,14% Os instrumentos do Sistema (cont.)

Desenvolvimento profissional dos docentes  Multiplicidade de funções do docente de ensino superior:  Ensino  Investigação  Gestão  Serviço à comunidade  Necessidades de formação e de diferenciação Desenvolvimento Profissional (cont.)

Desenvolvimento profissional dos docentes (cont.)  Formação que valoriza:  a experiência pessoal e profissional  o diálogo com os colegas  a reflexão  Formação orientada para a análise de problemas emergentes da prática e para a aprendizagem Desenvolvimento Profissional (cont.)

Ojectivos e Actividades  Objectivos  Criar uma linguagem pedagógica comum  Fornecer “ferramentas” práticas de suporte à acção pedagógica  Actividades  Identificação de necessidades de formação  Desenvolvimento de dois cursos:  “generalista” → aberto a todos os docentes  “temático” → necessidades concretas  Criação e divulgação de documentação de apoio:  Glossário pedagógico  Conjunto de cadernos temáticos Desenvolvimento Profissional (cont.)

Estruturas centrais As estruturas do Sistema