Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.

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Transcrição da apresentação:

Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1

Objectivos Explicar principais motivações que guiam os gestores aquando da escolha das medidas colaborativas para o negócio internacional Explicar principais motivações que guiam os gestores aquando da escolha das medidas colaborativas para o negócio internacional Definir principais tipos de medidas colaborativas Definir principais tipos de medidas colaborativas Descrever o que as empresas têm em consideração quanto entram em negociações com outras empresas Descrever o que as empresas têm em consideração quanto entram em negociações com outras empresas Discutir o que faz com que as medidas colaborativas tenham sucesso ou falhem Discutir o que faz com que as medidas colaborativas tenham sucesso ou falhem Discutir como as empresas conseguem diversificar as medidas colaborativas Discutir como as empresas conseguem diversificar as medidas colaborativas 2

2004, Prentice Hall, Inc Medidas Comparativas como Modos Operacionais de Negócio Internacional 3

2004, Prentice Hall, Inc Modos Operacionais para Mercados de Expansão Estrangeiros 4

2004, Prentice Hall, Inc Motivos Gerais para Medidas Colaborativas Espalhar e reduzir custos Espalhar e reduzir custos Permite às empresas especializar-se ainda mais as suas competências Permite às empresas especializar-se ainda mais as suas competências Evita ou contrapõe a concorrência Evita ou contrapõe a concorrência Segura as ligações verticais e horizontais Segura as ligações verticais e horizontais Ganha conhecimento de mercado Ganha conhecimento de mercado 5

2004, Prentice Hall, Inc Motivos específicos das Empresas para as Medidas Colaborativas Ganha bens de locais específicos Ganha bens de locais específicos Supera contrições legais Supera contrições legais Diversifica geograficamente Diversifica geograficamente Minimiza a exposição em ambientes de risco Minimiza a exposição em ambientes de risco 6

2004, Prentice Hall, Inc Alianças Estratégicas & Objectivos 7

2004, Prentice Hall, Inc Variáveis nas Medidas Colaborativas Variáveis chave na determinação das medidas colaborativas apropriadas: Variáveis chave na determinação das medidas colaborativas apropriadas: ControloControlo Mais flexibilidade Mais flexibilidade Mais receitas Mais receitas Mais competitividade Mais competitividade Expansão prévia da empresaExpansão prévia da empresa 8

2004, Prentice Hall, Inc Medidas Licenciadas Licenciar: Licenciar: a empresa concede direitos de propriedade intangível a outra empresa a fim de usar uma área geográfica específica durante um determinado período a empresa concede direitos de propriedade intangível a outra empresa a fim de usar uma área geográfica específica durante um determinado período Patentes Patentes Formulas Formulas Designs Designs Copyrights Copyrights Trademarks Trademarks Brand names Brand names Franchises Franchises Métodos/programa s Métodos/programa s 9

2004, Prentice Hall, Inc Motivos para Licenciar Baixas expectativas de volume de vendas Baixas expectativas de volume de vendas Tempo limitado de oportunidade Tempo limitado de oportunidade O Produto é somente uma pequena parte do output total da empresa O Produto é somente uma pequena parte do output total da empresa A empresa local pode ser capaz de produzir um produto mais barato A empresa local pode ser capaz de produzir um produto mais barato A empresa local pode ter um tempo de arranque mais baixo A empresa local pode ter um tempo de arranque mais baixo 10

2004, Prentice Hall, Inc Medidas de Franchising Franchising: forma especializada de licenciar, na qual o franchisador não só vende a um franchisee independente o uso de propriedade intangível essencial ao negócio do franchising para dar apoio a áreas como a promoção e preparação. Franchising: forma especializada de licenciar, na qual o franchisador não só vende a um franchisee independente o uso de propriedade intangível essencial ao negócio do franchising para dar apoio a áreas como a promoção e preparação. 11

2004, Prentice Hall, Inc Motivos para o Franchising Economias de escala Economias de escala Standardização Standardização Aquisição Central Aquisição Central Identificação alta através da promoção Identificação alta através da promoção Processos de aprendizagem Processos de aprendizagem Controlo de custos efectivo Controlo de custos efectivo 12

2004, Prentice Hall, Inc Medidas de Contratos de Gestão Contratos de gestão são meios pelos quais uma empresa pode transferir talentos de gestão para dar apoio a uma empresa estrangeira durante um determinado período de tempo, com uma propina já estabelecida Contratos de gestão são meios pelos quais uma empresa pode transferir talentos de gestão para dar apoio a uma empresa estrangeira durante um determinado período de tempo, com uma propina já estabelecida Os países hospedeiros têm apoio sem o processo FDI Os países hospedeiros têm apoio sem o processo FDI 13

2004, Prentice Hall, Inc Medidas Turnkey Medidas nas quais uma empresa contrata outra para construir um edifício completo, com infra- estruturas prontas a usar Medidas nas quais uma empresa contrata outra para construir um edifício completo, com infra- estruturas prontas a usar Tipicamente grandes contratos Tipicamente grandes contratos Tipicamente projectos de construção Tipicamente projectos de construção Requer contactos de topo no estrangeiro Requer contactos de topo no estrangeiro Motivações Motivações Exportar finançasExportar finanças Qualidade de Gestão e TecnológicaQualidade de Gestão e Tecnológica PeríciaPerícia Os operadores Turnkey são especialistas em trabalhar frequentemente em áreas remotasOs operadores Turnkey são especialistas em trabalhar frequentemente em áreas remotas 14

2004, Prentice Hall, Inc Medidas de Exploração Comum Tipo de propriedade popular partilhada entre empresas internacionais Tipo de propriedade popular partilhada entre empresas internacionais Quando mais do que duas empresas estão envolvidas então transformam-se num consórcio Quando mais do que duas empresas estão envolvidas então transformam-se num consórcio Duas empresas de um mesmo país entram num mercado estrangeiro Duas empresas de um mesmo país entram num mercado estrangeiro Empresa estrangeira juntando-se a uma empresa local Empresa estrangeira juntando-se a uma empresa local Empresa privada e governo local formam uma exploração comum Empresa privada e governo local formam uma exploração comum 15

2004, Prentice Hall, Inc

Complexidade de Controlo 17

2004, Prentice Hall, Inc Provisões Contratuais Terminar o acordo se as partes não aderirem às directrizes Terminar o acordo se as partes não aderirem às directrizes Métodos para testar a qualidade Métodos para testar a qualidade Limitações geográficas no uso dos bens Limitações geográficas no uso dos bens Que empresa gere quais partes da operação Que empresa gere quais partes da operação Quais serão os compromissos de cada empresa Quais serão os compromissos de cada empresa Com é que cada empresa compra, vende, ou usa bens intangíveis que vêm de medidas colaborativas Com é que cada empresa compra, vende, ou usa bens intangíveis que vêm de medidas colaborativas 18

2004, Prentice Hall, Inc Problemas nas Medidas Colaborativas Objectivos divergentes Objectivos divergentes Problemas de controlo Problemas de controlo As contribuições do parceiro e apropriações (o elo mais fraco) As contribuições do parceiro e apropriações (o elo mais fraco) Diferenças culturais Diferenças culturais 19

2004, Prentice Hall, Inc Dissolução de Explorações Comuns 20

2004, Prentice Hall, Inc Revisão do Capítulo Explicar os motivos principais que guiam os gestores aquando da escolha das medidas colaborativas para negócios internacionais Explicar os motivos principais que guiam os gestores aquando da escolha das medidas colaborativas para negócios internacionais Definir principais tipos de medidas colaborativas Definir principais tipos de medidas colaborativas Descrever o que as companhias têm em consideração quando têm medidas com outras empresas Descrever o que as companhias têm em consideração quando têm medidas com outras empresas Discutir as razões que levam as medidas colaborativas ter sucesso ou falhar Discutir as razões que levam as medidas colaborativas ter sucesso ou falhar Discutir como as empresas conseguem gerir diversas medidas colaborativas Discutir como as empresas conseguem gerir diversas medidas colaborativas 21