Professor Roberto César Administração da Qualidade Total Principais Teóricos Professor Roberto César
Armand Vallin Feigenbaum Autor do Livro Total Quality Control. Doutor no Massachusetts Institute of Tecnology. Preocupação com a eliminação dos erros e falhas na produção Conscientização da contribuição individual para o resultado final da qualidade. Forte estrutura técnica e administrativa. Procedimentos detalhados. Sistema de qualidade estruturado.
William Edward Deming Popularizou ó controle de qualidade no Japão na década de 50. Resultados homogêneos através de medidas de previsão que eliminem as variações. Controles Estatísticos de Qualidade Ciclo “PDCA” ou ciclo de Deming.
Ciclo de Deming / PDCA
14 princípios de Deming crie constância de propósito; adote uma filosofia; interrompa a dependência de inspeção; evite ganhar apenas com base no preço; melhore constantemente a produção e o serviço; implante treinamento no trabalho; implante liderança no trabalho; elimine o medo; quebre barreiras entre os departamentos e áreas; elimine slogans, gritos de guerra, exortações elimine cotas numéricas e padrões; promova o orgulho entre as pessoas; promova treinamento e educação continuada; coloque todos para trabalhar nos 13 pontos anteriores.
Joseph Moses Juran Autor do Livro Quality Control handbook. Importância de métodos e padrões para atingir resultados desejados. Defende a integração entre diversas funções empresariais. Quebrar paradigmas. Buscar melhorias cada vez mais acentuadas. Responsável pelo planejamento, controle e melhoria da qualidade.
Contribuições de Juran Trilogia de atividades para qualidade: planejamento da qualidade; controle da qualidade; e melhoramento da qualidade.
Kaoru Ishikawa Paciência e persistência Comprometimento, participação e responsabilidade. Qualidade é um dever de todos. Praticar a qualidade sempre. Na empresa, em casa, na escola e na vida. “O processo seguinte é o seu cliente” Copilou vários autores acrescentando a visão humanística. Foco na melhoria contínua e solução de problemas. Diagrama de Ishikawa, Causa efeito ou Espinha de Peixe
Diagrama de Ishikawa
Genichi Taguchi Diretor da Academia Japonesa de Qualidade Preocupou-se com a qualidade da engenharia, otimização do design do produto. Quality loss function – QFL (Custos da garantia, reclamações e perda de clientes) Soma de pequenos erros = Desastre.
Philip B. Crosby “Defeito Zero” Prevenção das falhas. Custo de Prevenção < Custo de correção. Motivação humana e Planejamento estratégico
Contribuições de Crosby Compromisso e dedicação da alta gerência divulgada por meio de documento com a política e os objetivos da empresa; Constituição de equipes para melhorias coordenadas pelos gerentes; Medição dos resultados; Avaliação dos custos da qualidade; Comunicação dos resultados aos supervisores e operários; Reunião para identificação dos problemas; Nomeação de um comitê informal para a divulgação do programa; Treinamento da gerência e supervisão; Fixação do dia Zero Defeitos; os resultados são divulgados com o reconhecimento da participação de todos no programa; Estabelecimento dos objetivos a serem seguidos; Consulta aos operários sobre a origem dos problemas; Recompensa àqueles que atingirem os seus objetivos; Formação dos conselhos de qualidade; Etapa final: faça tudo de novo.
Referência Bibliográfica BALLESTERO-ALVAREZ , María Esmeralda . Gestão de Qualidade, Produção e Operações. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012 CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.