Professor Roberto César

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL (TQM)
Advertisements

Evolução do conceito da qualidade
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Edward Deming, o mestre da Qualidade
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Qualidade A busca da excelência
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Qualidade Total.
A Qualidade na Indústria Gráfica – suas características e limitações Flávio Botana.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Era do controle estatístico
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
Planejamento e Controle de Qualidade
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
Qualidade em Serviços de Informação
Qualidade em Serviços de Informação
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Sistemas de Qualidade I
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
Qualidade Total - Conceitos e aplicações
Planejamento e Gestão da Qualidade
Evolução Histórica As 4 Eras da Qualidade - Inspeção
O que é ? Por que é tão importante ?
O MÉTODO DEMING DE ADMINISTRAÇÃO Os 14 Pontos
Qualidade.
Introdução à Qualidade
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Gerenciamento da Qualidade
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy.
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção.
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Liliane Sheyla Controle da Qualidade Total Flávia Leite Soares Willame Pereira de Oliveira Liliane Sheyla
Administração da Produção
Sistema de Gestão da Qualidade
Profª Claudia Pedro Corrêa
Por José Ricardo Rigoni
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles.
Enfoque da Qualidade na Administração
Engenharia de Produção
TQM “Total Quality Management”
Gestão da Qualidade Aula 3
Conhecendo melhor Kaizen
Controle da Qualidade Total
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 2.
Professor Fernando Vianna
Modelo Japonês de Administração Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
Unidade IX Gestão pela Qualidade Total ADM005 – Organização, Sistemas e Métodos Professora Michelle Luz.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Professor Roberto César Administração da Qualidade Total Principais Teóricos Professor Roberto César

Armand Vallin Feigenbaum Autor do Livro Total Quality Control. Doutor no Massachusetts Institute of Tecnology. Preocupação com a eliminação dos erros e falhas na produção Conscientização da contribuição individual para o resultado final da qualidade. Forte estrutura técnica e administrativa. Procedimentos detalhados. Sistema de qualidade estruturado.

William Edward Deming Popularizou ó controle de qualidade no Japão na década de 50. Resultados homogêneos através de medidas de previsão que eliminem as variações. Controles Estatísticos de Qualidade Ciclo “PDCA” ou ciclo de Deming.

Ciclo de Deming / PDCA

14 princípios de Deming crie constância de propósito; adote uma filosofia; interrompa a dependência de inspeção; evite ganhar apenas com base no preço; melhore constantemente a produção e o serviço; implante treinamento no trabalho; implante liderança no trabalho; elimine o medo; quebre barreiras entre os departamentos e áreas; elimine slogans, gritos de guerra, exortações elimine cotas numéricas e padrões; promova o orgulho entre as pessoas; promova treinamento e educação continuada; coloque todos para trabalhar nos 13 pontos anteriores.

Joseph Moses Juran Autor do Livro Quality Control handbook. Importância de métodos e padrões para atingir resultados desejados. Defende a integração entre diversas funções empresariais. Quebrar paradigmas. Buscar melhorias cada vez mais acentuadas. Responsável pelo planejamento, controle e melhoria da qualidade.

Contribuições de Juran Trilogia de atividades para qualidade: planejamento da qualidade; controle da qualidade; e melhoramento da qualidade.

Kaoru Ishikawa Paciência e persistência Comprometimento, participação e responsabilidade. Qualidade é um dever de todos. Praticar a qualidade sempre. Na empresa, em casa, na escola e na vida. “O processo seguinte é o seu cliente” Copilou vários autores acrescentando a visão humanística. Foco na melhoria contínua e solução de problemas. Diagrama de Ishikawa, Causa efeito ou Espinha de Peixe

Diagrama de Ishikawa

Genichi Taguchi Diretor da Academia Japonesa de Qualidade Preocupou-se com a qualidade da engenharia, otimização do design do produto. Quality loss function – QFL (Custos da garantia, reclamações e perda de clientes) Soma de pequenos erros = Desastre.

Philip B. Crosby “Defeito Zero” Prevenção das falhas. Custo de Prevenção < Custo de correção. Motivação humana e Planejamento estratégico

Contribuições de Crosby Compromisso e dedicação da alta gerência divulgada por meio de documento com a política e os objetivos da empresa; Constituição de equipes para melhorias coordenadas pelos gerentes; Medição dos resultados; Avaliação dos custos da qualidade; Comunicação dos resultados aos supervisores e operários; Reunião para identificação dos problemas; Nomeação de um comitê informal para a divulgação do programa; Treinamento da gerência e supervisão; Fixação do dia Zero Defeitos; os resultados são divulgados com o reconhecimento da participação de todos no programa; Estabelecimento dos objetivos a serem seguidos; Consulta aos operários sobre a origem dos problemas; Recompensa àqueles que atingirem os seus objetivos; Formação dos conselhos de qualidade; Etapa final: faça tudo de novo.

Referência Bibliográfica BALLESTERO-ALVAREZ , María Esmeralda . Gestão de Qualidade, Produção e Operações. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012 CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.