Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs – QATC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Advertisements

- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Controle Externo em Ação: A Implementação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Inaldo Araújo
V ENCONTRO DO COLÉGIO DE CORREGEDORES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL MARÇO/2008 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA CONSELHEIRO MANOEL CASTRO PRESIDENTE.
Instituto Rui Barbosa Instituto Associação de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas Associação de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas Conselheiro.
Macro Função Auditoria Governamental
Auditoria Pública e o Processo de Convergência
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Normas de Auditoria Governamental no Processo de Convergência
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Auditoria da Qualidade
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Projeto: Capacitação em GP
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Gerenciamento da Integração
Aprovação das Contas do Inmetro
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Sistema de Monitoramento e Avaliação de Riscos em TI
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Planejamento e Responsabilidade Social
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
Auditoria externa e boa governação financeira O papel e os mandatos das Instituições Supremas de Controlo, na qualidade de auditores externos dos Governos.
Sistemas de Controle Interno: Abordagem do Banco Mundial
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
A Excelência na Gestão Pública
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
Gestão de Custos na Administração Pública e sua Importância para a Auditoria Governamental Congresso Gestão de Custos na Administração Pública – Superior.
MODALIDADES DE AUDITORIA
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA A BOA GOVERNANÇA DO CONTROLE
| DIA MÊS 2015 | [Nome do evento] Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas do Brasil QATC.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO MMD – TC: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO MMD – TC: APRENDIZADOS E DESAFIOS Abordagem Abordagem: CONTRIBUIÇÕES DOS TRIBUNAIS.
| DIA MÊS 2015 | [Nome do evento]. | DIA MÊS 2015 | [Nome do evento] APRENDIZADO NO MARCO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS ANTONIO GILBERTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
1 Tribunal de Contas Seminário de Alto Nível sobre Fiscalização Legislativa do Ciclo Orçamental & Controlo das Contas Públicas nos PALOP e em Timor-Leste.
D ESAFIOS DO CONTROLE INTERNO FRENTE AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
Auditoria e Controle Interno e Aderência às Normas Internacionais
Presidente da Atricon e Conselheiro do TCE-PE
A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA INSTITUCIONAL
Transcrição da apresentação:

Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs – QATC MARCO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO - QUALIDADE E AGILIDADE DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL

Antecedentes Projeto de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo (março de 2013) Regulamento Atricon nº 01/2013 28 (vinte e oito) formalizaram consentimento para ser submetidos à verificação in loco (revisão por pares) Marco de Medição de Desempenho das Entidades de Fiscalização Superiores, documento produzido pela Intosai Diretrizes Atricon

Premissas Voluntária Sem ranqueamento Sem comparações Nem censura nem elogios Divulgação Acesso ao relatório

Objetivos Avaliar o desempenho/nível de maturidade institucional Ajudar a melhorar a gestão por desempenho Identificar pontos fortes e necessidades de melhorias e assegurar conhecimento sobre as razões para um bom ou mau desempenho

Objetivos Medir o progresso dos TCs ao longo do tempo e demonstrá-lo à sociedade Aferir o cumprimento das Resoluções Atricon e das normas internacionais de auditoria Demonstrar a imprescindibilidade/relevância dos TCs

Objetivos Proporcionar avalição permanente, estimular a boa governança e melhorar o combate ao desperdício e à corrupção Identificar áreas e atividades que devem ser otimizadas para reforçar as capacidades dos TCs Contribuir para a padronização da atuação dos TCs, levando em consideração as melhores práticas nacionais e internacionais Preparar os TCs para a criação do CNTC

Da convergência Atualização do conteúdo e convergência metodológica à ferramenta da Intosai Supreme audit institutions (SAI) performance measurement framework (PMF) QATC – MMD-QATC – Marco de Medição de Desempenho – Qualidade e Agilidade dos TCs

Parâmetros QATC SAI-PMF Resoluções Atricon: Agilidade no julgamento e gerenciamento de prazos Controle externo concomitante Composição, organização e funcionamento Controle interno Comunicação Informações estratégicas Ordem dos pagamentos públicos Ouvidoria Corregedoria Tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas

Normas de auditoria da Intosai Normas internacionais de auditoria recomendadas pela Intosai (Issais) AUDITORIA GOVERNAMENTAL Operacional Conformidade Financeira (NBC TAG - CFC)

Abordagens PRESERVA AS ABORDAGENS DO SAI-PMF Autoavaliação – equipe do próprio TC; garantia de qualidade (Atricon) Revisão por pares – equipes de outros TCs, composta por técnicos e membros Avaliação externa – por empresa ou pessoa física contratada

Indicadores Busca medir o desempenho dos Tribunais de Contas em uma área chave com base em uma escala de cinco pontos, de 0 a 4 Os indicadores foram concebidos para permitir uma medição objetiva Não há uma pontuação agregada para os Tribunais de Contas como um todo Os níveis de pontuação destinam-se a mensurar o desempenho do Tribunal, variando desde o nível mais baixo, até o nível de excelência dos serviços

Indicadores

Estrutura do relatório Prefácio (i). Sumário executivo (ii). Declaração da garantia de qualidade (iii). Observações sobre o desempenho e o impacto do TC (iv). Uso dos resultados da avaliação pela direção do TC

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Resumo dos indicadores

Grupo de Trabalho Edilson Silva TCE-RO Gislaine Fernandes TCE-MG Jaylson Campelo TCE-PI Luís Genédio TCDF Maria Salete TCE-BA Risodalva Castro TCE-MT Rômulo Albuquerque TCE-PE