Competências e Habilidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Matemática para todos Educação Básica
Mobilizando o operatório
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Professor Marcelo Rocha Contin
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Linguagem, alfabetização e letramento
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Tipos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Trabalhando com Grupos
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Profa. Reane Franco Goulart
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formação continuada ANO 2015
Aprendizagem da matemática
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Competências e Habilidades É um conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber – fazer) e atitudes (saber – ser); manifestam-se por comportamentos observáveis; trazem implícitos os conhecimentos tecnológicos e as atitudes e valores inerentes à realização do trabalho.

A competência . . . Permite mobilizar conhecimentos, a fim de enfrentar uma determinada situação; Não é o uso estático de regrinhas apreendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e no modo necessário. A cada momento terá que enfrentar situações novas e algumas delas podem ser complexas; Competência implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se completam para desenvolver respostas inéditas, criativas e eficazes para novos problemas.

Diz Perrenoud ... “Uma competência orquestra um conjunto de esquemas. Envolve diversos esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação.”

Habilidade – O quê é ? Habilidades são consideradas menos amplas do que as competências; Várias habilidades constituem uma competência; Uma habilidade não pertence a determinada competência, pois uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.

Uma habilidade em diversas competências... Uma pessoa com boa habilidade em expressão verbal, pode se utilizar dela para ser um bom professor, um radialista, um advogado... Em cada caso, essa habilidade estará compondo competências diferentes.

Competências Básicas no Professor... Aprender a aprender: flexibilidade, apreensão e inovação; Comunicação e colaboração: trabalho solidário e grupal; Raciocínio criativo e resolução de problemas: analisar situações, pensar criativamente e solucionar problemas, fazer perguntas e esclarecer o que não compreendem, sugerir melhorias.

Competências Básicas no Professor... Conhecimento Tecnológico: usar o equipamento de informação para conectar–se com os membros da equipe, realizar tarefas, compartilhar idéias... Conhecimentos gerais: ampliar as fronteiras do conhecimento. Conhecimentos específicos: domínio dos conhecimentos de sua área de atuação com a capacidade de interagir com demais áreas do conhecimento.

Competências Básicas no Professor... Desenvolvimento da liderança: espírito empreendedor e de liderança (pessoa capaz de conduzir o processo educativo de modo que envolva (encante) positivamente alunos e família). Autogerenciamento da carreira: assumir o compromisso de qualificar–se.

Que é necessário que os alunos descubram seus próprios caminhos. Competências e Habilidades no Currículo - como objetivos de ensino e aprendizagem. “Construir uma competência significa aprender a identificar e a encontrar os conhecimentos pertinentes”. Perrenoud Que é necessário que os alunos descubram seus próprios caminhos. Isso significa...

Competências e habilidades – como objetivos de ensino e aprendizagem. Responsabilidade de ensinar a comparar, classificar, analisar, discutir, descrever, opinar, julgar, fazer generalizações, analogias, diagnósticos... Os conteúdos das diferentes disciplinas devem ser o principal instrumento para o desenvolvimento das habilidades; Uma mesma habilidade deve ser trabalhada em várias disciplinas.

Habilidade... Habilidade de comparar: na ciência - comparar célula animal e vegetal; no português - comparar as orações coordenadas e subordinadas; em geografia - comparar meio rural e meio urbano...

Habilidades ... Estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida; Identifica variáveis, compreende fenômenos, relaciona informações, analisa situações problemas, sintetiza, julga, correlaciona e manipula...

Competência... Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que se caracterizam por uma função. Ex.ser arquiteto, médico, professor de química... As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.

De que competências estamos falando? Da capacidade de abstração, do desenvolvimento do pensamento sistêmico; Da capacidade do trabalho em equipe; Da disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco; Da capacidade de buscar conhecimento; Da capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema.

Especificando cada competência em habilidades... Competência na absorção da informação: Habilidade em aprender a perceber; Habilidade de entender e corretamente interpretar a linguagem corporal; Habilidade de entender a linguagem verbal falada e escrita e, capacidade de ler com compreensão e rapidez.

Especificando... Competência no acesso à informação: Habilidade de buscar e pesquisar a informação em qualquer dos meios em que esteja armazenado; Habilidade de memorizar a informação essencial e de uso constante; Habilidade de organizar e arquivar a informação e de localizar e recuperar com facilidade e rapidez a informação não memorizada.

O homem se faz ao viver... O ser humano, diferente de outros animais, nasce inconcluso e inacabado, mas com potenciais que é preciso desenvolver.

E vive se fazendo aprender! Mais importante ainda é o fato de que, a partir de um determinado momento de sua vida, ele próprio se torna o principal responsável pela definição daquilo que ele quer ser e pela aquisição ou construção das competências e habilidades que vão fazê–lo capaz de se tornar aquilo que ele deseja ser.