PERCURSO INVESTIGATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Problema: “Quais os factores de que depende a velocidade de uma reacção química?” ? Esc. Sec.de Rocha Peixoto - Andrea Fangueiro . Brigite Pereira.
Advertisements

Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
A partir da década de 70, a Educação Permanente foi vista como
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Espalha Brasas Manuel Fernando dos Santos Ferreira José Joaquim Almeida Oscar Barros Manuel.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
Didáctica da Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Planificação de uma unidade didáctica
Ciências Naturais 7ºano Professora Fátima Lopes
Reflexão do Professor.
ESTUDO ACOMPANHADO.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Currículo e Formação Docente
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Lideranças nas organizações educativas
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
Aulas Práticas no ensino de Ciências
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Departamento do Ensino Secundário
ESAG 6 - BIOSSOL Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 8 10º, Física e Química.
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
Projeto de Investigação
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Análise de uma ferramenta ou recurso
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
Estratégias informais de cálculo
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
A vida numa gota de Leite
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Investigar, ensinar e aprender
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
Autor: Marcelio Adriano Diogo
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Docência universitária: repensando a aula
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n°
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

PERCURSO INVESTIGATIVO BOM DIA! EU SOU ÂNGELA LOMBA E PERTENÇO AO NÚCLEO DE ESTÁGIO DE BIOLOGIA-GEOLOGIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ROCHA PEIXOTO. PASSO A APRESENTAR A COLEGA ISA MACHADO QUE, EM CONJUNTO COMIGO, PROCEDERÁ À EXPOSIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DESTE PERCURSO. NO ANO ESCOLAR DE 2000/ 2001 ESTIVEMOS A LECIONAR A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA TERRA E DA VIDA, 10 º ANO DE ESCOLARIDADE, NO QUAL SE DESENVOLVEU O PROJECTO QUE PASSAMOS A APRESENTAR. ESC0LA SECUNDÁRIA DE ROCHA PEIXOTO ALMEIDA, Mª DA CONCEIÇÃO; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

PROFESSORES ENVOLVIDOS: TEMA: Enzimologia PROFESSORES ENVOLVIDOS: ABREU, ISABEL. ALMEIDA, Mª DA CONCEIÇÃO. LOMBA, ÂNGELA. MACHADO, ISE. SAMPAIO, ISILDA. TERROSO, INÊS. 2001 O PERCURSO INVESTIGATIVO EM QUESTÃO, FOI DESENVOLVIDO NA TEMÁTICA, ENZIMOLOGIA, DO RESPECTIVO PROGRAMA, E NESTE PARTICIPARAM ALÉM DOS MEMBROS DO NÚCLEO DE ESTÁGIO, OUTRAS DOCENTES, QUER DA MESMA DISCIPLINA QUER DA DISCIPLINA DE TÉCNICAS LABORATORIAIS, O QUE PERMITIU, DE CERTA FORMA, O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

Que factores influenciam a Actividade Enzimática? PROBLEMA Que factores influenciam a Actividade Enzimática? O PERCURSO INICIOU-SE PELO CONFRONTO DOS ALUNOS COM A QUESTÃO INICIAL, PROBLEMATIZADORA, “QUE FACTORES INFLUENCIAM A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA?” AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

FACTORES SUGERIDOS PELOS ALUNOS POSTERIORMENTE, OS VÁRIOS GRUPOS DE ALUNOS FORAM SUGERINDO OS FACTORES QUE, DE ACORDO COM A SUA OPINIÃO, INFLUENCIAM A ACTIVIDADE DAS ENZIMAS. DE FORMA GERAL, VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS SUGEREM OS SEGUINTES FACTORES: pH, LUZ, CONC. DE ENZIMA E SUBSTRATO E TEMPERATURA. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

SUB-PROBLEMA: “ DE QUE MODO A TEMPERATURA INFLUENCIA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ” A PARTIR DOS FACTORES SUGERIDOS FORAM PROPOSTOS, PELOS ALUNOS, SUB-PROBLEMAS RELATIVAMENTE AOS FACTORES EM QUESTÃO, QUE PRECEDERAM AS HIPÓTESES AVANÇADAS, PARA OS QUAIS FORAM ELABORADOS PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS. NESTA FASE DO PROJECTO, OS ALUNOS PROCEDERAM A UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA, DE GRUPO, COM VISTA À REALIZAÇÃO DESTES. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

SUB-PROBLEMA: “ DE QUE MODO O pH INFLUENCIA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ” AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

SUB-PROBLEMA: “ DE QUE FORMA A CONCENTRAÇÃO DE ENZIMA AFECTA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ” AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

SUB-PROBLEMA: “ DE QUE FORMA A CONCENTRAÇÃO DO SUBSTRATO AFECTA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ” AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

SUB-PROBLEMA: “ DE QUE FORMA A LUZ AFECTA A ACTIVIDADE ENZIMÁTICA? ” AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

AVALIAÇÃO DO PERCURSO ASPECTOS POSITIVOS Incremento do espírito de grupo e de cooperação entre os alunos, Fomento da discussão aluno-aluno, Acréscimo da autonomia dos alunos, quer laboratorial quer na resolução de problemas, Incremento das competências de pesquisa bibliográfica e de selecção de informação, Desenvolvimento do espírito crítico, Promoção de uma aprendizagem mais significativa, Melhoria da discussão professor – aluno. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

AVALIAÇÃO DO PERCURSO DIFICULDADES SENTIDAS PELOS ALUNOS Resistência a novos métodos de ensino aprendizagem, Desorientação inicial nas várias fases do percurso, Dificuldades na aplicação de conhecimentos previamente adquiridos a novas situações, AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

CONCLUSÃO Apesar de se terem sentido algumas dificuldades, por parte dos alunos, na fase inicial do percurso, resultado de uma habituação aos métodos de ensino tradicionais, no desenvolvimento deste verificou-se uma progressiva adesão à metodologia proposta, com empenho e aprendizagens significativas, podendo como balanço final concluir-se que o saldo foi muito positivo. AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.

AUTORIA: ALMEIDA, Mª; LOMBA, ÂNGELA; MACHADO, ISE; SAMPAIO, ISILDA.