Projeto Político Pedagógico da Escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Equivalente à média dos países da OCDE
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
Programa Ler e Escrever
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Trabalhando com Grupos
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Encontro Estadual de Formação
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CURSO: Licenciatura em Educação Física
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Atuação dos agentes de Controle Social
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Revisita ao PPP.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Organização e desenvolvimento do HTPC
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

Projeto Político Pedagógico da Escola Um exercício metodológico para a construção da Identidade da Escola Por : Cristiane Maria Carvalho Rios

O que vemos? Como interpretamos as imagens abaixo? O que elas sugerem?

Significado simbólico X Significado real

A forma como enxergamos a nossa realidade fará a diferença no nosso cotidiano.

O que vejo é a realidade? É uma Ilusão? Diferentes percepções?...

Aprendendo a olhar de ângulos diferentes

Afinal qual a relação disso tudo com PPP? Essas indagações e reflexões sobre as diversas formas de olhar e perceber, estão intrinsecamente ligados aos princípios da participação, legitimidade e democracia.

A importância das relações dialógicas no processo de construção do PPP Muitos autores que trabalham no âmbito do planejamento dialógico/participativo utilizam como princípio metodológico a formulação de perguntas e questionamentos para problematizar a realidade, como proposta de trabalho na elaboração do PPP. Para a expressão daquilo que o grupo pensa e quer, usamos o recurso metodológico do questionamento, da problematização, sintetizada nas perguntas. Por que pergunta? Para provocar um desequilíbrio no sujeito, para estabelecer um desafio que leve a uma reflexão e produção. (VASCONCELLOS, 2000, p.177).

A escola precisa encontrar a sua identidade. O PPP só adquire legitimidade político-institucional e pedagógica quando é resultante da participação de toda a comunidade escolar, diretamente ou por representatividade também legítima e democrática

Construir uma identidade coletiva implica respeitar os diferentes e isso é um desafio constante que envolve: Crenças, Valores, Ética, Respeito mútuo, tolerância e um constante aprendizado. .

Como o PPP pode ser construído numa perspectiva de planejamento participativo? A adoção da metodologia condizente aos fins que se deseja alcançar é critério essencial para o êxito do PPP. A legitimidade e racionalidade do PPP vinculam-se à metodologia usada na sua construção A mediação do coordenador pedagógico na condução do diálogo, no debate e na comunicação dos princípios, fins e objetivos do PPP, mobilizando e estimulando a todos para a participação, compartilhando e orientando é fundamental para uma construção legítima. Uma das estratégias é a organização de grupos multidisciplinares que contemplam os diversos segmentos da comunidade escolar (corpo docente, corpo técnico-administrativo, equipe de gestão, órgãos colegiados (conselho de escola, grêmio estudantil, unidades executoras/APMs) para responderem coletivamente às questões levantadas para cada tópico.

Primeiros passos... As respostas podem ser recolhidas por uma equipe escolhida para esta finalidade visando sistematizar os tópicos a partir das respostas dos grupos. Em seguida, poderão ser organizadas uma série de discussões coletivas visando aprimorar a sistematização inicial dos tópicos. A produção do texto síntese deve traduzir a concepção da coletividade e a identidade institucional almejada pela comunidade escolar. Seguem abaixo, sugestões de indagações possíveis a serem feitas pela coletividade: Qual metodologia será adotada na construção, implementação e avaliação do PPP? Que questões-problemas serão contempladas no PPP? Como organizar a estruturação dos tópicos e dos itens que constituirão o registro documental do PPP? Como enfrentar as contradições e conflitos que surgirem? Quais as condições reais e o tempo disponível para a construção coletiva do PPP? Como viabilizar a construção de um projeto bem feito que garanta a identidade da escola? O que pode dificultar a construção do PPP e como enfrentar as dificuldades encontradas?

Vencendo os primeiros desafios para construção do PPP. As possibilidades de mudanças nas escolas demandam também persistência e, de fato, muita reflexão e trabalho coletivo na perspectiva de superação dos limites e dificuldades. É necessário que cada um responsabilize-se pelo seu papel de educador que tem compromisso com a educação Os AC´s precisam acontecer de fato, pois legitima um importante momento de troca de experiências e construção. Assim, na medida em que planeja, decide e executa, a equipe/comunidade escolar se responsabiliza por seus atos e passa a tomar mais consciência das suas necessidades dialogando e problematizando sobre a sua realidade.

Atenção!... Mobilização! A construção do Projeto Político Pedagógico pode constituir-se num dos mais importantes instrumentos da gestão democrática na/da escola. É nesse sentido que Gadotti (2000) afirma que o PPP estabelece uma ruptura com aquilo que já está instituído, tornando-se, assim, instituinte de uma nova direção para as ações político-educativas da escola. Ele apresenta algumas condições “facilitadoras” para que o PPP seja bem sucedido: Comunicação eficiente: um projeto deve ser factível e seu enunciado claramente compreendido; Adesão voluntária e consciente ao projeto: importância da participação e co-responsabilização de todos; Suporte institucional e financeiro: vontade política, pleno conhecimento de todos - em especial dos dirigentes - e recursos financeiros definidos; Controle, acompanhamento e avaliação do projeto: todos precisam estar envolvidos e a co-responsabilização é um fator decisivo; Atmosfera e ambiente agradáveis: se expressa na circulação de informações, na divisão de tarefas, na adesão da comunidade escolar ao projeto; Credibilidade; Um bom referencial teórico: necessário à definição dos conceitos, da orientação política do projeto.

Definição de estratégias ou dos “caminhos” a serem utilizados para mobilizar o grupo socialmente envolvido A mobilização das pessoas não ocorre de forma espontânea. É preciso que alguém tome a iniciativa de chamar, de convidar para o debate, de propor ações com vistas ao objetivo pretendido. Se a mobilização implica fazer movimentos em direção a um objetivo, também implica direção e intencionalidade. Isso não significa, entretanto, que apenas uma pessoa seja responsável por tal processo; sabemos que exige definição de estratégias, de recursos/meios, de atividades dirigidas etc. Vejamos como poderíamos fazer:

Algumas estratégias para a Mobilização da comunidade escolar: Elaboração de um livreto ou jornal (com imagens, dialogado) sobre o  PPP, sua importância para a escola e a necessidade da participação de todos (pode-se, por exemplo, mobilizar estudantes para a elaboração do mesmo); Elaboração de carta-convite, com explicações sobre o PPP; “panfletagem” na escola, mobilizando para um dia de discussões sobre o PPP; Estabelecimento de “Dia de Mobilização” para a construção do PPP da escola; promoção de palestras, seminários de troca de experiências com outras unidades escolares que estejam ou já tenham elaborado seu PPP; Utilização de meios virtuais para divulgação da mobilização, especialmente entre os estudantes; * Criação de canais virtuais - espaços de discussão, jornal,voltados para os estudantes;

Algumas estratégias para a Mobilização da comunidade escolar: Divulgação por meio de jornais comunitários, associação de moradores ou outros espaços comunitários; Debates em salas de aula, organização de atividades culturais centradas na discussão sobre a importância da participação, da democracia na escola, da construção do projeto de escola. Cada escola, de acordo com sua “cultura local” deve definir os caminhos que utilizará para convocar a comunidade escolar para participar da elaboração do seu projeto político-pedagógico. É importante ainda lembrar que toda mobilização tem uma culminância - nesse caso, a construção do PPP. Assim, a mobilização pode, então, desembocar na elaboração conjunta de um planejamento das ações seguintes, destinadas ao processo propriamente dito de elaboração do PPP, definindo-se também as estratégias necessárias a consecução destas, cronogramas, co­-responsabilidades etc. Significa, então, pensar propostas concretas para atingir o objetivo principal da mobilização: a construção, de modo partilhado, de um projeto de escola.

Mãos a obra...Atividade Direcionada para a Escola. Participe! ATIVIDADE 1 Primeiro: Participe dos Encontros propostos pela SME para o PROAGE Segundo: Leia o primeiro capítulo do Livro distribuido pela SME Agende uma reunião na sua escola e comunique a sua equipe que você está comprometido com essa ação e conta com a participação de todos ( faça uso das orientações da pauta ,clip e slides sugeridos pela SME). Monte um grupo mobilizador com pessoas que se colocarem voluntárias para isso, se não houver voluntários, direcione 7 pessoas para este fim Marque a data em que este grupo deverá entregar um cronograma das ações de mobilização acerca do PPP. Faça um levantamento das principais dificuldades enfrentadas em sua escola para viabilizar a participação de professores, equipe de apoio, pais, alunos e outros segmentos na construção do PPP? Como enfrentá-las? Colha as sugestões dos representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar para viabilizar a participação na construção, avaliação e ou revisão do PPP de sua escola?

Proposta de Pauta para o Primeiro Encontro na Escola para construção do PPP. Acolhimento: Oração Momento de Reflexão: Clip “sapateado sincronizado” Introdução ao tema – Slides 1 ao 10 cujo tema será: O PPP e a identidade da escola. Momento de Escuta sobre as expectativas da equipe para esse momento de construção(dividir em grupos para que discutam e respondam a questão: Quais as principais dificuldades enfrentadas em sua escola para viabilizar a participação de professores, equipe de apoio, pais, alunos e outros segmentos na construção do PPP? Como enfrentá-las? Comissionamento do grupo mobilizador para compor cronograma de ações propostas Agendamento da próxima reunião O que ocorrer.

Encaminhamentos para o Próximo encontro do Programa de apoio aos gestores (PROAGE). Trazer o relatório(vide modelo) do primeiro encontro para tratar do PPP na escola. Deverá constar: Suas reflexões sobre essa vivência do primeiro momento proposto( diagnóstico de interesse, participação e mobilização) Percepção dos membros que participaram do primeiro momento na escola Fotos Depoimentos.