GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Indústria CONFERÊNCIA MARCAS, DESIGN E INOVAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO Carlos Melo Brito cbrito@fep.up.pt Centro de Congressos de Lisboa, 30 de Novembro de 2005

A PRESSÃO PARA INOVAR CONDIÇÕES DE CONCORRÊNCIA Globalização dos mercados Redução dos ciclos de vida Mudanças rápidas / incerteza Flexib. estratégica com baixos custos MERCADO Proximidade em relação ao cliente Individualização do marketing Primazia do consumidor final TECNOLOGIA Tecnologias emergentes Informação & comunicação Transportes & logística

A INOVAÇÃO EM PORTUGAL O investimento em I&D é baixo...

A INOVAÇÃO EM PORTUGAL ... mas tem vindo a aumentar.

A INOVAÇÃO EM PORTUGAL Por outro lado, a I&D é realizada fundamentalmente pelo Estado...

A INOVAÇÃO EM PORTUGAL ... e, em especial, nas universidades.

Inovação ao nível do modelo de negócio INOVAÇÃO EMPRESARIAL PRODUTOS PROCESSOS INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Inovação ao nível do modelo de negócio

Redefinição do modelo negócio INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Mercado Empresa vs Concorrência Identificar áreas de negócio atractivas: rentáveis estratégicas Conhecer as vantagens competitivas: eficiência valor Definir uma Estratégia Competitiva

Redefinição do modelo negócio ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS Preço Diferenciação Focalização

Redefinição do modelo negócio INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Produtos / Mercados Competências Relacionamentos Identificar áreas de negócio atractivas: rentáveis estratégicas Apostar e dominar as competências críticas – i.e. aquelas que asseguram o controlo da cadeia de valor: + valor + eficiência (Ex., economias de escala) Externalizar as outras actividades – i.e. aquelas onde se consegue: + eficiência + flexibilidade apesar do eventual  dos custos de transacção

Redefinição do modelo negócio INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Apostar nas COMPETÊNCIAS CENTRAIS que agregam mais valor Engenharia de desenvolvimento Design Marca Comercialização Serviço (...) A Inovação é um factor de criação de valor Externalizar as ACTIVIDADES onde se consegue Maior flexibilidade Valor Ganhos de eficiência (...)

Redefinição do modelo negócio INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio KNOW WHAT KNOW HOW KNOW WHO Produtos / Mercados Competências Relacionamentos Identificar áreas de negócio atractivas: rentáveis estratégicas Apostar e dominar as competências críticas – i.e. aquelas que asseguram o controlo da cadeia de valor: + valor + eficiência (Ex., economias de escala) Externalizar as outras actividades – i.e. aquelas onde se consegue: + eficiência + flexibilidade apesar do eventual  dos custos de transacção

Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E C F c

Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS c C F c E F c c F C c

Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS c C F c E F c c F C c

Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E C F c

Redefinição do modelo negócio INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio COOPERAÇÃO COMPRADOR-VENDEDOR E C F c RELAÇÃO TÍPICA CONFLITO Mas também há... COOPERAÇÃO

Redefinição do modelo negócio INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio E C F c COOPERAÇÃO ENTRE CONCORRENTES COOPTIÇÃO COMPETIÇÃO RELAÇÃO TÍPICA COOPERAÇÃO Mas também pode haver...

Redefinição do modelo negócio INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Redefinição do modelo negócio Empresas Universidades Cooperação para a competitividade Atracção de IDE Desenvolvimento regional e local CLUSTERS Organismos públicos Associações empresariais Outros

Globalização dos negócios INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios FALSA VERDADE Uma empresa internacionalizada é aquela que opera em mercados externos.

Globalização dos negócios INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios VERDADE VERDADEIRA

Globalização dos negócios INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios A internacionalização não é uma opção. É, fundamentalmente, uma questão de competitividade em mercados alargados.

Globalização dos negócios INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Globalização dos negócios CONTEXTO INTERNACIONAL Cadeias de valor globais Clusters / empresas nacionais CONTEXTO NACIONAL Políticas governamentais e sectoriais Infra-estruturas

Factor Crítico de Sucesso INOVAÇÃO ESTRATÉGICA VISÃO Factor Crítico de Sucesso

INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Visão de Longo Prazo

INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Visão Criativa Gertrude Stein

INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Visão Estratégica

Visão Disruptiva INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Há pessoas que, observando as coisas tal como elas existem, perguntam: “Porquê?”. Eu sonho com coisas que não existem e pergunto: “E porque não?” Robert Kennedy

INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Trabalho Fazer mais do que falar!

Muito obrigado. E bom trabalho! INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Muito obrigado. E bom trabalho!

GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Indústria CONFERÊNCIA MARCAS, DESIGN E INOVAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO Carlos Melo Brito cbrito@fep.up.pt Centro de Congressos de Lisboa, 30 de Novembro de 2005