Linha de Ações da GESAC/GGSTO/ANVISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde Coletiva II 2009.
Advertisements

Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Modelo Assistencial Brasileiro
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Sebrae e promoção de sistemas produtivos locais Juarez de Paula SEBRAE/NA.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Políticas Sociais em Saúde Pública
Incorporação de Tecnologias pelo Ministério da Saúde
PLENÁRIA FINAL.
A INTERFACE ENTRE DENASUS E FNS ENCONTRO FNS/DICON 2º SEMESTRE DE 2008.
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
I Encontro Nacional da Rede de Comunicação na Vigilância e Investigação de Surtos em Alimentos Porto Alegre Abril de 2008 Ana Figueiredo
Vigilâncias Sanitárias
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GERÊNCIA-GERAL SSPS PÓS - COMERCIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE Murilo Freitas Dias Chefe da.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Profa. Silvia Regina Novoa Louzada (3/4/2014)
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Grupo IX QUESTÕES GERAIS Responsabilidade da investigação - Profissional técnico de cada área – apoio direto à GR. Sensibilização corpo clínico : Divulgação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
CÉLULAS TRONCO Prof. João Paulo.
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Políticas Públicas de Saúde: PSF
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
HEMOBA Hemocentro Coordenador. Plano Plurianual Diretriz Estratégica: GARANTIR AO CIDADÃO ACESSO INTEGRAL, HUMANIZADO E DE QUALIDADE ÀS AÇÕES.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
CONSOLIDADO DOS GRUPOS DE TRABALHO - DIREÇÃO APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS BASEADAS NAS QUESTÕES DO DEBATE.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU Projeto de Lei.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
PACTUAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELOS MUNICÍPIOS CATARINENSES Núcleo de Descentralização da DIVS/SES/SC.
Transcrição da apresentação:

Linha de Ações da GESAC/GGSTO/ANVISA Auto Suficiência de Hemocomponentes e Hemoderivados: Hemocomponentes para uso clínico → 100% leitos SUS; Hemobrás → Plasma para Indústria → Hemoderivados → Fatores de Coagulação (redução da aquisição), Albumina, Imunoglobinas Polivalentes; Células tronco-hematopoiéticas → terapias celulares de medula (M.O., aférese, sangue de cordão umbilical).

Qualidade: Identificação e Redução de Riscos Linha de Ações da GESAC/GGSTO/ANVISA Qualidade: Identificação e Redução de Riscos Qualidade do sangue, hemocomponentes e células hematopoiéticas; Identificação de pontos críticos na estrutura e processo: avaliação de risco Não conformidades; Instrumentos: inspeção, AEQ e sistema de informação; Estabelecimento de critérios e indicadores

Avaliação de Resultados: Utilização e Pós-Utilização Linha de Ações da GESAC/GGSTO/ANVISA Avaliação de Resultados: Utilização e Pós-Utilização Indicação: normatizações baseadas nas evidências científicas (guidelines AABB) Resultados: avaliação da eficácia da utilização dos produtos (sangue, hemocomponentes, hemoderivados e células tronco hematopoiéticas) Efeitos Adversos: Hemovigilância. Estabelecimento de indicadores

Capacitação e Incorporação de Novas Tecnologias Linha de Ações da GESAC/GGSTO/ANVISA Capacitação e Incorporação de Novas Tecnologias Apropriação do atual estado da arte (terapias celulares, anticorpos monoclonais para diagnóstico e terapia, manipulação celulares, reprodução assistida, clonagem, biologia molecular/ NAT ); Bioética: Capacitação ANVISA/VISA’s: certificação (LDB – Lei de Diretrizes e Bases), aderência e multiplicação do conhecimento; Educação Continuada: capacitação técnica das VISA’s e hemorrede; Especificidades regionais

Acesso ao Arsenal Terapêutico Disponível e Seguro: Linha de Ações da GESAC/GGSTO/ANVISA Acesso ao Arsenal Terapêutico Disponível e Seguro: Princípios do SUS: Integralidade Equidade Descentralização Participação Hierarquização Regionalização Controle Social

Sistema de Vigilância Sanitária: Linha de Ações da GESAC/GGSTO/ANVISA Sistema de Vigilância Sanitária: Maior integração entre instâncias Federais, Estaduais e Municipais; Consolidação das parcerias; Apoio às ações locais: estratégicas, capacitação, informação e financiamento. Normatização e legislação