INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES

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Transcrição da apresentação:

INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES

ÍNDICE PARTE I – INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTE II – APOIO AO FOMENTO DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL NA REGIÃO DO MINHO

PARTE I INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES

1. CONCEITO DE INOVAÇÃO Inovação é: Algo de “revolucionário” que pelas suas características / atributos torna obsoletas as soluções anteriormente existentes. Introdução de novos processos, conceitos ou produtos, que melhor satisfaçam os clientes (externos ou internos). Identificação permanente de novas necessidades, possuindo simultaneamente a capacidade para a sua materialização, quer sejam produtos ou métodos.

1. CONCEITO DE INOVAÇÃO Inovação é: Todo o novo procedimento / mecanismo capaz de aumentar a eficácia de processos já existentes ou processos completamente novos. Todo o processo que mobilize a organização numa transformação quantitativa, que produzirá resultados visíveis de efeitos benéficos. Movimento gerador de ideias que levem à criação, de forma gradual ou radical, de “coisas” novas, como novos produtos, processos ou negócios.

1. CONCEITO DE INOVAÇÃO INOVAÇÃO é sinónimo de produzir, assimilar e explorar com êxito a novidade, nos domínios económico e social. Inovar é assim: renovar e alargar a gama de produtos e serviços e dos mercados associados; criar novos métodos de produção, de aprovisionamento e de distribuição; introduzir alterações na gestão, na organização do trabalho e nas condições de trabalho, bem como nas qualificações dos trabalhadores.

1. CONCEITO DE INOVAÇÃO CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Produto Processo Procedimento/Método CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Tipicamente as empresas evoluem no mapa da inovação da direita para a esquerda e de cima para baixo. Adriano Freire, 1997 Incremental Distintiva Revolucionária

1. CONCEITO DE INOVAÇÃO CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Produto Processo Procedimento/Método CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Cada via de inovação tem um posicionamento distinto. Adriano Freire, 1997 Incremental Distintiva Revolucionária Gestão da Qualidade Total Reenge- nharia Investi-gação Desen- volvimento

Estrutura Organizativa 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Fornecedores de Materiais Fornecedores de Equipamento Empresas Parceiras Auditores e Consultores Recursos Humanos Empresas Concorrentes Ciências & Tecnologia Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Organizativa Estrutura Financeira Investidores EMPRESA Legisladores Mercado Profissional Mercado Clientes

Estrutura Organizativa 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA NOVAS TECNOLOGIAS E PROCESSOS Fornecedores de Equipamento NOVAS IDEIAS, MODERNIZAÇÃO VOLTAR

Estrutura Organizativa 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA MATERIAIS Fornecedores de Materiais REQUISITOS (MATERIAIS E LOGÍSTICOS) VOLTAR

2. SISTEMA DE INOVAÇÃO EMPRESA Empresas Parceiras VOLTAR Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Empresas Parceiras APROVEITAMENTO DE OPORTUNIDADES CONJUNTAS VOLTAR

Estrutura Organizativa 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA FINANCIAMENTOS Investidores LUCROS VOLTAR

Estrutura Organizativa 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA RECURSOS HUMANOS Mercado Profissional OPORTUNIDADES DE CARREIRA VOLTAR

Estrutura Organizativa 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA NOVAS IDEIAS, SOLUÇÕES Ciências & Tecnologia PROBLEMAS, INTENÇÕES VOLTAR

Estrutura Organizativa 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA SOLUÇÕES, RECOMENDAÇÕES Consultores PROBLEMAS, PROJECTOS VOLTAR

3. PROCESSO DE INOVAÇÃO Observação Definição de uma estratégia Financiamento Implementação Exploração

3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 1 - OBSERVAÇÃO Observação Análise das tecnologias, do mercado e do ambiente Levantamento das necessidades / oportunidades de Inovação Procura de possíveis soluções / desenvolvimento das ideias

FASE 2 – DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 2 – DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA Definição de uma estratégia Avaliação da posição estratégica Formulação de estratégias Definição de uma calendarização

3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 3 – FINANCIAMENTO Financiamento Determinação dos recursos necessários Análise das soluções alternativas de financiamento Procura de parceiros de I&D e respectiva selecção

3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 4 – IMPLEMENTAÇÃO Implementação Planeamento da implementação Organização da estrutura de gestão do(s) projecto(s) Iniciação do(s) projecto(s)

3. PROCESSO DE INOVAÇÃO FASE 5 – EXPLORAÇÃO Exploração Tomada de decisões sobre os métodos de exploração Obtenção de patentes (se aplicável) Formalização de parcerias adequadas Finalização de contratos

Apoio ao Fomento da Inovação Empresarial na Região do Minho PARTE II Apoio ao Fomento da Inovação Empresarial na Região do Minho

1. OBJECTIVOS (i) Caracterizar a situação actual no que respeita à inovação nas empresas na Região do Minho, tendo em atenção o: contexto da Região e do País e a realidade internacional, em que se inserem; posicionamento geral face à inovação.

1. OBJECTIVOS (ii) Sensibilizar as empresas da Região do Minho para questões essenciais ligadas à inovação, nomeadamente no que respeita a: inovação nos produtos, processos e organizações; gestão da inovação; inovação e qualidade.

1. OBJECTIVOS (iii) Identificar, na Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, nomeadamente no que respeita a: geração de ideias inovadoras; selecção de ideias inovadoras; implementação de ideias inovadoras. (iv) Disseminar, na Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, nomeadamente no que respeita a: constituição de grupos de empresas com objectivos comuns no âmbito da inovação; desenvolvimento de projectos de inovação com carácter demonstrativo.

1. OBJECTIVOS (v) Disseminar, junto de toda a comunidade empresarial da Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, através da: divulgação de informação sobre inovação empresarial na Região; disponibilização de conteúdos electrónicos sobre inovação empresarial na Região.

2. ACTIVIDADES Recolha de informações actualizadas sobre inovação na Região Realização de workshops: Inovação nos Produtos, Processos e Organizações; Gestão da Inovação; Inovação e Qualidade. Identificação e disseminação de casos de inovação de sucesso

2. ACTIVIDADES Dinamização de parcerias empresariais focadas na Inovação Disseminação boas práticas de inovação junto da comunidade empresarial da Região

3. PRINCIPAIS RESULTADOS Desenvolver conhecimentos no domínio da gestão de inovação, nas empresas participantes; Desenvolver referências de suporte ao fomento da inovação empresarial; Dinamizar parcerias no domínio da inovação empresarial, através de actividades de grupo.

3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS FORNECEDORES A SUA EMPRESA

3. PRINCIPAIS RESULTADOS – PARCERIAS CLIENTES A SUA EMPRESA

3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS CONCORRENTES MERCADO COMUM - CONCORRENTES A SUA EMPRESA MERCADO FORNECEDORES

3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS MERCADO COMUM – NÃO CONCORRENTES NÃO CONCORRENTES A SUA EMPRESA MERCADO

Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A Rua Júlio Dinis, nº242, 2º - 208 – 4050-318 Porto Tel: 22.607.64.00 / Fax: 22.609.91.64 e.mail: spiporto@spi.pt