III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.

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III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de jovens e adultos em países latino-americanos: desafios e possibilidades

CONSELHO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS (ICAE) Missão: promover a educação ao longo de toda a vida como componente fundamental para que as pessoas possam exercer uma cidadania plena. A aprendizagem ao longo de toda a vida e a educação de pessoas jovens e adultas estão profundamente vinculadas com a justiça social e econômica; com a igualdade das relações de gênero; com o direito universal à educação; com uma vida em harmonia com o meio ambiente; com o respeito pelos direitos humanos; com o reconhecimento da diversidade cultural; com a paz; e com a participação ativa das mulheres e dos homens nas decisões que afetam suas vidas.

A NTECEDENTES A partir do ano de 2005: O Estado intensificou os esforços por elaborar e executar políticas educativas para as pessoas jovens e adultas. A importância da EPJA tem motivado diferentes linhas de ação O Ministério de Educação e Cultura do Uruguai vem impulsionando como política educativa a educação para todos/as ao longo da vida

No ano de 2006, foi desenvolvido o Debate Educativo e o Primeiro Congresso Nacional de Educação (espaço de reflexão e participação para a população). Em 2007, processo de debate parlamentar do projeto da Lei Geral de Educação e nesse mesmo ano, E criado o Comitê Nacional preparatório à CONFINTEA VI integrado por representantes do estado e da sociedade civil. Em 2008 é aprovada a Lei Geral de Educação, e com a aprovação dessa lei, apresenta-se um novo cenário para toda a educação

LEI GERAL DE EDUCAÇÃO (LEI Nº ) ASPECTOS (DIRETA OU INDIRETAMENTE) VINCULADOS AO CAMPO DA EPJA: A educação e conceituada como direito humano fundamental e bem público e social. O Sistema Nacional de Educação, compõe-se das modalidades de educação formal e não formal. A EPJA está inserida no conceito de educação como um direito humano fundamental e na obrigação do Estado de garantir e promover uma educação de qualidade para todos os habitantes ao longo de toda a vida (art. 1) A lei estabelece que a formação em educação (art.31) será concebida como ensino de terceiro grau universitário.

Incorpora-se o conceito de Educação não Formal (art. 37) elevando-a a mesma categoria da educação formal, estabelecendo- se que será promovida a articulação e complementaridade da educação formal e não formal, com o propósito de que esta contribua para a reinserção e continuidade educativa das pessoas. A EPJA está hierarquizada na Lei, tanto no âmbito formal (art. 59 P) como no âmbito não formal (art. 94 D) La revalidação de conhecimentos (art. 39) habilidades e aptidões alcançadas por uma pessoa fora da educação formal (para promover a reinserção e continuidade educativa). Criação do Instituto Universitário de Educação (IUDE) (art. 84). Criação do Conselho Nacional de Educação Não Formal (art. 92).

FORMAÇÃO DOS/AS EDUCADORES/AS DE PESSOAS ADULTAS Conselho Nacional de Educação Não Formal, dois pontos importantes: Tem entre seus propósitos promover a profissionalização dos/as educadores/as da área da educação não formal. Está realizando um registro de educadores/as.

IUDE: INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO O IUDE formará professores/as de ensino fundamental, educadores/as sociais e professores/as de ensino médio e outorgará outros títulos que sejam requeridas pela educação nacional.

COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO (IUDE) Incumbência: Elaborar uma proposta geral para a estrutura acadêmica e curricular, a quantidade e as características do pessoal, o patrimônio, o orçamento e as finanças necessárias para a instalação e funcionamento, o marco legal, fins, organização e mecanismos de direção do IUDE.

QUESTÕES PENDENTES DE RESOLUÇÃO Não há consenso sobre se a formação deve ser de graduação ou de pós-graduação. Sobre o perfil de atuação, se deve ser formal ou não formal. Atualmente o educador ou educadora de pessoas jovens e adultas não tem um perfil próprio.

P ERFIL REQUERIDO é essencial que se possa avançar na definição de um perfil para que se consiga uma educação de qualidade e de acordo com as necessidades, interesses e problemas das pessoas jovens e adultas. partir sempre da educação como um direito e estar de acordo ou contribuir ao respeito dos direitos humanos, à consolidação da democracia, à construção de cidadania, à equidade de gênero, ao respeito pelo meio ambiente, a uma educação de qualidade, etc.

V IRTUDES QUE P AULO F REIRE ATRIBUIU AOS / ÀS EDUCADORES / AS : Coerência: A Palavra e o Silêncio Subjetividade e Objetividade Autocrítica Aqui e Agora Espontaneidade e Manipulação Teoria e Prática Paciência e Impaciência Leitura do texto e do contexto