PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
CIDADANIA Cidadania é a síntese das conquistas dos direitos obtidos
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pederneiras- São Paulo
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
O sucesso do trabalho pedagógico
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Grupo de Apoio ao Pré-vestibular GAP. Objetivos Gerais Aos servidos pelo projeto Assistir as comunidades circunvizinhas ao projeto e as Zonas Especiais.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A importância do Programa Vida Ativa
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
vídeo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada ANO 2015
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS PROJETO VOLTADO PARA INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE COM VISTA S A UMA PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA NA SOCIEDADE

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Oportunizar a pessoa da terceira idade, o acesso a educação básica de na modalidade educação de jovens e adultos, visando diminuir o índice de analfabetos nessa faixa etária. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Continuidade nos estudos e exercício da cidadania; Ampliar a oralidade, capacidade criativa, reflexiva, enquanto sujeito no processo de aquisição de saberes; Estimular a auto estima e ampliar conhecimentos.

PARCERIAS Atribuições SEMCAS Mobilização dos alunos para formação das turmas; Oferecimento do espaço físico; Coordenação e acompanhamento do projeto. Atribuições SEMED Garantir o funcionamento das turmas; Disponibilizar o Professor em sala de aula; Oferecer o material didático pedagógico;

Clientela Terceira idade na faixa etária a partir dos 60 anos que não tiveram a oportunidade de acesso a escola na idade convencional

ATENDIMENTOS ANO Nº ALUNOS LOCAIS 2001 30 ASSOCIAÇÕES 2002 85 2003 127 2004 92 2005 2006 95 PARQUE BOM MENINO CASA FAMILIA 2007 70 2008 62 2009 65 2010 57 2011 METAS ATENDER 200 PESSOAS

ESTRUTURA CURRICULAR 1ª e 2ª Fase do I segmento = 800horas 1ª e 2ª Fase do II segmento = 800horas METODOLOGIA A metodologia adotada é de caráter interdisciplinar contextualizada,com diretrizes específicas para ações de planejamento, acompanhamento e avaliação com utilização de material didático especifico para EJA, e recursos instrucionais diversificados, de acordo com os projetos desenvolvidos. No final do curso, o aluno recebe certificação de conclusão do ensino fundamental, para prosseguimentos de estudos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS Acompanhamento sócio-assistencial à pessoa da terceira idade com visitas domiciliares, individual e em grupo; Atividades físicas, recreativas, esportivas e culturais; Oficinas de trabalhos manuais; Escolarização desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com foco no letramento, até a conclusão do ensino fundamental; Exposições e passeios turísticos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO Reuniões permanentes para planejar atividades mensais; Sessões de estudos para discussão e reflexão de temas sobre o trabalho com a terceira idade e outras questões pedagógicas; Acompanhamento pedagógico do trabalho docente e discente; Participação em palestras, feiras culturais e demais eventos ligados ao programa; Campanhas e palestras educativas com foco na terceira idade.

PONTOS POSITIVOS Podemos Destacar Melhoria da baixa Autoestima; Apropriação de conhecimento sistematizado; Aprendizagem da Leitura e Escrita; Melhoria no relacionamento interpessoal e intrapessoal.