I Seminário ABED de Educação a Distância

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Transcrição da apresentação:

I Seminário ABED de Educação a Distância Cursos na Web com Ferramentas Gratuitas - Prós, Contras e Outras Dicas Professor: Alfredo Matta FVC/UNEB/UCSal Belo Horizonte, 2003

Abordagens EAD Instrucional Socioconstrutivista Herdeira do tradicional e heteroreferenciada Onde dá certo (coorporativa, pacotes) Onde dá errado (educação escolar e formação livre) A questão das dificuldades e da tutoria Tendencia a complicar e a não validar os educadores Socioconstrutivista Interativa e em rede - transurbana Legítima e autoreferenciada Onde dá certo (na rede, disputando espaço) Nada de tutoria Complicada ? Cara ? De outro mundo ?

Fundamento educacional Interestruturada (autoreferenciada) Pedagogia de projetos e resolução de problemas. Autenticidade de questões Autenticidade do professor Considera a matacognição e seus processos Voltada para o desenvolvimento do pensamento operacional formal Considera mediação, interação e concretude Não vive sem Zona Proximal, Interação Mapas cognitivos e seu processso de coonstrução

Fundamento educacional Considerar o engajamento da mente na resolução de problemas com ferramentas cognitivas. O computador e o ambiente de rede são ferramentas cognitivas (a questão da mediação – linguagem estruturante). Cuidar da organização do processo baseado em projetos e engajamento O ambiente de mediação em rede – Interatividade e Zona proximal Como entender estes ambientes aplicados à EAD

Os Ambientes – visão geral Ambientes de apoio à interação dos sujeitos participantes Ambientes de mediação e construção do processo de ensino-aprendizagem Ambientes de trabalho e autoria coletiva Ambientes de interação em tempo real ou on line; Ambientes de organização e gestão EAD Ambientes diversos complementares e facilitadores dos processos.

Os Ambientes Essenciais Ambientes de apoio à interação dos sujeitos participantes Ambientes de mediação e construção do processo de ensino-aprendizagem Ambientes de trabalho e autoria coletiva

Os Ambientes recomendáveis Ambientes de interação em tempo real ou on line; Ambientes de organização e gestão dos trabalhos Ambientes para interação informal Outros ? (Em pesquisa)

Os Ambientes Complementares Vários; Ambiente para correio eletrônico; Ambientes para interação informal Ambiente gestor de uma área de trabalho dos sujeitos participantes Etc...

Questões Os projetos pedagógicos devem ser necessariamente coletivos; O professor deve também ter sua presença validada e legitimada pela comunidade; Os sujeitos devem participar com seu engajamento legítimo;

Questões A produção de materiais, textos, páginas WEB, transcrições de conferências ou diálogos, imagens, esquemas, formulações ou problemas lógicos ou matemáticos, algoritmos, e outros, devem sempre serem precedidas da necessidade identificada pela comunidade. Há limites sobre o que ensinar ?

O trabalho Ambientes (grupos, forumnow, equitext) www.grupos.com.br www.forumnow.com.br http://equitext.pgie.ufrgs.br/ Manter tópicos de discussão no ambiente de aprendizagem Organização via ambiente de interação Se der, vamos gerar trabalho coletivo Experimentar o processo e ver como é fácil e barato

Conclusão Conclusão Muito a aprender Mais ainda a fazer Aprender fazendo Só professores e educadores poderão transformar a EAD em ambiente legítimo e sadio para a aprendizagem Não se enganem sobre a tendência atual de domínio “técnico” ou “organizacional”. Validar educação SÓ com educadores, e isso não é um desejo... É fato e com bastante base teórica