PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Bem-vindos!.
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FACULDADE METROPOLITANA
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
FORUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Apresentação do Projeto
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
SÉCULO XX.
Ministério da Educação
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
apresentação O curso de especialização em Estratégias Competitivas visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo habilidades.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Pedagogia Universitária
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Formação dos Supervisores de Telemarketing para.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Introdução ao Serviço Social
O papel do educador no processo de formação da criança especial
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
RECURSOS HUMANOS Introdução sobre o que será dito.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS

EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSOS DE EXTENSÃO OBJETIVO GERAL Fomentar, organizar e viabilizar a oferta de cursos de extensão oferecidos pelas faculdades e institutos da PUCRS, bem como em parceria com instituições externas - FEDERASUL.

CURSOS DE EXTENSÃO DA PUCRS Objetivam o processo educativo, cultural e científico, que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Extensão Ensino Pesquisa

POR QUE UMA EDUCAÇÃO CONTINUADA? Possibilitar atualização no seu campo profissional; Aprofundar habilidades e conhecimentos; Ampliar a rede de relacionamentos profissionais e acadêmicos; Desenvolver novas competências.

JUNTO AS ACI’s DA FEDERASUL DADOS DA PESQUISA JUNTO AS ACI’s DA FEDERASUL Responderam os questionários: 30 Empresários e 26 Funcionários. Os dados mostraram receptividade de ambas as partes. A pesquisa evidencia interesse para os cursos de Gestão de Pessoas e de Negócios, com pequena duração - entre 12 a 60 horas - em dias da semana, no turno da noite.

JUNTO AS ACI’s DA FEDERASUL DADOS DA PESQUISA JUNTO AS ACI’s DA FEDERASUL Existem boas condições de acessibilidade e disponibilidade por parte dos empresários para apoiar a realização dos cursos. Grande parte dos Dirigentes pesquisados apresentam nível superior e/ou pós-graduação( 85%), enquanto os funcionários evidenciam nível superior ( 81%).

JUNTO AS ACI`s DA FEDERASUL DADOS DA PESQUISA JUNTO AS ACI`s DA FEDERASUL 50% dos questionários respondidos pertencem a ACI de Santa Rosa, os demais dividem-se entre o município de Pelotas e de Rio Grande. Em relação ao tempo de empresa dos funcionários: 57% trabalham na empresa entre 1 a 5 anos, 19% entre 6 a 10 anos e 19% a mais de 10 anos.

PROPOSTA DE TRABALHO Iniciar a parceria FEDERASUL e PUCRS estruturando de 2 a 3 cursos de extensão em EAD, como um projeto piloto, nas áreas de Gestão de Pessoas e Negócios, nos municípios de Santa Rosa, Pelotas e Rio Grande.

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) ESTRATÉGIA: Potencializar a região através da educação continuada e da articulação entre os diversos atores sociais geradores de negócios; Instrumentalizar para a liderança de pessoas e dos negócios .

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) PÚBLICO ALVO: Lideranças em geral. CARGA HORÁRIA: Módulo I: 32 h/a (8h/aula semanais) Módulo II: 32 h/a (8h/aula semanais)

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) CURSO MODALIDADE EAD ( Educação a distância): Enfatiza o trabalho colaborativo com atividades desenvolvidas no MOODLE (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem); Fácil acesso: o aluno necessita apenas de um computador com acesso a Internet; Conta com supervisão dos professores e de equipe de apoio para cada curso. METODOLOGIA: Aulas em EAD, com vídeos, exercícios, cases, discussão on-line.

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) OBJETIVOS MÓDULOS I e II : Qualificar os participantes, através dos conceitos de gestão de pessoas, de liderança e da administração dos negócios, para responderem as demandas atuais e futuras do mercado; Capacitar as pessoas para atuar com a diversidade de perfis e de exigências nos negócios.

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) CONTEÚDO MÓDULO I – Conceitual e Estratégico: Gestão de pessoas (cultura e seus elementos de formação; comportamento organizacional; gestão da mudança; relacionamento interpessoal - necessidades em relação aos grupos); Líder coach (desenvolvimento emocional, cognitivo e social; identificar o que é influenciar comportamentos e os impactos desta ação; tomada de decisão);

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) Liderança em Rede (a era das redes e a necessidade de compreender os desafios atuais - cooperação X competição, novos padrões de comunicação; inovação); Diversidade de perfis (geração X, Y e Z; inclusão de pessoas com deficiência).

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) CONTEÚDO MÓDULO II - Instrumental: Movimentação de pessoas (R&S, acompanhamento funcional e desligamento); Desenvolvimento (avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento);

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS (EAD) Remuneração e benefícios (Remuneração fixa, remuneração indireta, remuneração variável, alternativas criativas de remuneração variável); Pesquisa de clima (a relação entre clima e cultura; o papel dos diferentes atores no clima organizacional; metodologias e modelos de pesquisa, como trabalhar os resultados e sua divulgação ).

PARCERIA PUCRS/FEDERASUL

BASES DE ACORDO TÉCNICO PARTE ACADÊMICA – PUCRS Inscrições. Desenvolvimento do conteúdo. Coordenação e acompanhamento pedagógico do curso. PARTE FEDERASUL Articulação local. Suporte / apoio.

PRÓXIMAS ETAPAS PROTOCOLO Assinaturas de acordo entre FEDERASUL/ ACI’s e PUCRS. VISTA TÉCNICA Aproximação com as ACI’s pertencentes ao projeto piloto e verificação dos ajustes necessários. FORMALIZAÇÃO DA PROPOSTA INÍCIO DOS TRABALHOS OPERACIONAIS