SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Advertisements

Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
Secretaria Municipal de Educação
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
CIPA – NR05 – IN nº 06/04.
Sistema CEP – CONEP: Organização e Funcionamento
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
CURSO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA COMPONENTES DE CIPA. Enfa
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Higiene e Segurança do Trabalho
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
(Saber quantos empregados registrados a empresa tem)
Descomplicando a Secretaria Secretaria UCOB
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
Conselho de Especialidades da Unimed-Goiânia
Responsabilidades.
Roteiro de condução da reunião
Segurança e Medicina do Trabalho
COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO SERVIDOR PÚBLICO
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Anvisa Brasília, 6 de dezembro de 2007.
CIPA O que é? Grupo de pessoas, representantes do empregador
A CIPA COMO FATOR DE MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
CEPROVI - VINHEDO Curso Técnico em Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional NR 5 - CIPA.
CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
NRs.
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CIPA - NR5.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Segurança e Medicina do Trabalho
4.1 - Empresas privadas e públicas
Superintendência de Colegiados
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Subsistema de Higiene e Segurança do Trabalho
Capítulo 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
NORMAS REGULAMENTADORAS
NR 5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Nós da DPS Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho, queremos inicialmente manifestar nossa satisfação pelo seu interesse em nosso E-book. Nossa.
5.1 As empresas privadas e públicas e os órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela ConsoIidação das Leis do Trabalho - CLT ficam obrigados.
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NORMA REGULAMENTADORA 05
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
NR - 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: (CIPA)
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
CIPA. A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a prevenção da saúde e da integridade física.
CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NOVA NORMA REGULAMENTADORA N.º DE MAIO DE 1999.
Serviço Especializado em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.
NORMAS REGULAMENTADORAS (NR) Profª. Michele Barboza.
Regimento Interno da Comissão de Acompanhamento do Plano Decenal Municipal de Educação Janice Luzia Dias Sousa/2016.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
Transcrição da apresentação:

SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

CIPA TREINAMENTO PARA CIPEIROS

Em caso de necessidade....

PROGRAMAÇÃO (Curriculum Básico) 1 - Estudo do ambiente, das condições de trabalho; 2 - Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; 3 - Acidentes e Doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos; 4 - Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS ou SIDA; 5 - Noções sobre legislações trabalhistas e previdenciária relativas à Segurança e Saúde; 6 - Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; 7 - Organização e outros assuntos necessários as atribuições da CIPA;

(Extra Curriculum) 8 - Prevenção e Combate a Incêndio; 9 - Mapeamento de Riscos Ambientais; 10 - Primeiros Socorros.

O que é C.I.P.A.? É uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes formada por funcionários da empresa, composta por representantes do empregador e dos empregados, cujo objetivo principal é a prevenção de acidentes no trabalho. Conforme Portaria 3214 de 08 de junho de 1978, todas as empresas privadas e públicas são obrigadas a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPA. Surgiu como uma recomendação da O.I.T. em 1921 e transformou-se em determinação legal no Brasil em 1944 .

Objetivo Prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a presença da vida e a promoção da saúde do trabalhador

Missão do Cipeiro Observar e relatar as condições inseguras no ambiente de trabalho; Solicitar medidas para reduzir e até eliminar os riscos existentes e ou neutralizar os mesmos; Discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas que previnam acidentes; Orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes;

Principais Atribuições Identificar os riscos do processo de trabalho; Propor medidas para evitar a ocorrência de acidentes e doenças no ambiente de trabalho; Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho; Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho; Participar em conjunto com o SESMT, da análise das causas das doenças e acidentes do trabalho e propor medidas de solução; Promover, anualmente em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT;

Dimensionamento 1 - CNAE - Código Nacional de Atividade Econômica; 2 - Grupo pertencente conforme NR-5; 3 - Quantidade de funcionários; 4 - Tabela conforme NR-5

Organização Composta de representantes do empregador e dos empregados; Os representantes dos empregadores serão por eles designados; Os representantes dos empregados serão eleitos em escrutínio secreto; O mandato terá a duração de um ano, permitida uma reeleição; É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato; O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o Vice-Presidente.

Atribuições do Presidente Convocar os membros para as reuniões; Coordenar as reuniões; Encaminhar ao empregador e ao SESMT, cópia das atas de reunião e as decisões da comissão; Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; Coordenar e supervisionar as atividades do secretário; Delegar atribuições ao Vice-Presidente; Encaminhar as reinvindicações da CIPA às áreas responsáveis.

Atribuições do Vice-Presidente Executar as atribuições que lhe forem delegadas pelo Presidente; Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos afastamentos temporários.

Atribuições do Presidente e Vice Cuidar para que a CIPA disponha de condições necessárias para o desenvolvimento de seus trabalhos; Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcançados; Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT; Divulgar as decisões da CIPA a todos os trabalhadores da empresa; Constituir a Comissão Eleitoral.

Atribuições do Secretário Acompanhar as reuniões da CIPA, e redigir as atas apresentando-as para aprovação e assinatura dos membros presentes; Preparar as correspondências; Executar as atribuições que lhe forem atribuídas; Enviar cópias da Ata para os demais membros, ao SESMT e às demais CIPA’s de outras empresas no mesmo estabelecimento

Funcionamento A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido; As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa; As reuniões da CIPA terão atas assinadas pelos presentes; Só participam das reuniões os membros titulares

Estrutura da Reunião Leitura da última reunião; Análise dos acidentes ocorridos e investigação das causas; Estudos dos temas relacionados à Segurança do Trabalho; Ouvir propostas dos Cipeiros ou funcionários; Cobrar o cumprimento das reivindicações; Encaminhar reivindicações às áreas competentes da empresa para as devidas providências.

Modelo

Considerações O membro titular perderá o mandato, sendo substituído pelo suplente, quando faltar a mais de 4 reuniões ordinárias sem justificativa; No caso de afastamento definitivo do Presidente, o empregador indicará o substituto, em 2 dias úteis, preferencialmente entre seus membros; No caso de afastamento definitivo do Vice-Presidente, os membros titulares da representação dos empregados escolherão o substituto, entre seus titulares, em 2 dias úteis.

Vacância

Processo Eleitoral Compete ao empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados da CIPA, até 60 dias antes do término do mandato em curso; O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA constituirão dentre seus membros, com no mínimo 55 dias do início do pleito, a Comissão Eleitoral - C.E., que será a rsponsável pela organização e acompanhamento do processo eleitoral;

Processo Eleitoral Publicação e divulgação de Edital, no mínimo 45 dias antes da data de eleição; Inscrição e eleição individual, sendo que o período mínimo para inscrição será de 15 dias; Liberdade de inscrição para todos os empregados da empresa, com fornecimento de comprovante; Garantia de emprego para todos os empregados da empresa até a eleição; Realizar eleição no mínimo 30 dias antes do término do mandato; Realizar eleição em dia normal de trabalho, respeitando os horários dos turnos; Voto secreto;