Conceitos do marketing digital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Plano de aula LUIZ AGNER MÍDIA II
Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
A evolução da internet e o novo consumidor
Melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO) Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso Setembro 2011 LUIZ AGNER MÍDIAS.
Como organizar um, sem esquecer nada
Inovação e Criatividade
Contabilidade Sistemas de Informação
Presença na internet.
O futuro da publicidade no jornal
Presença digital RENOVAR INTERIORES. Por que ter presença digital? Maiores oportunidades de negócio. Maior visibilidade. Possibilidade de monitoramento.
Redação Publicitária I
Agência de Marketing Digital
Consultoria em marketing político digital
QUEM SOMOS. QUEM SOMOS VISÃO 360 GRAUS Integração e unificação da comunicação. Website Hotsite Redes Sociais Mobile FOCO NOS RESULTADOS.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
Quem Somos Uma empresa jovem formada por profissionais de diversos ramos: tecnologia, administração, marketing, publicidade, psicologia e design; Com.
Prof. Ms.Gustavo Gonzalez
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
1: nome e descrição da marca, produto ou serviço
SEO O processo de fazer com que o seu site se destaque e apareça no topo dos mecanismos de busca é denominado SEO ( Search Engine Optimization ).
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
TAI / Mídias Sociais Estratégias #2 - SMO. Otimização em Mídias Sociais #1 = Estratégias / processo / planejamento #2 = SEO / SMO / Otimização de Mídias.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Marketing Ti Aplicado ao Marketing Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Treinamento para Professores
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Apresentação | | +55 (11)
Google Analytics & Google Webmaster Palestra – | Electra.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
O que é a FA.MA ? FA.MA é o que fará a sua empresa ou estabelecimento crescer! Com toda a parte de Marketing, SEO, Redes Sociais, Blogs, Sites e Consultoria,
No caso do seu mercado, qual o fator preponderante de compra?
Estratégias de Comunicação
Consultoria de Marketing. Consultoria Um marketing inteligente é fundamental, qualquer que seja o tamanho da sua empresa. O trabalho da consultoria consiste.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
APRESENTA Marketing Viral. O Marketing Viral é uma prática que tem como pilar fundamental a necessidade das pessoas em se comunicar, trocar informações,
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Blog como ferramenta pedagógica Web, primeira fase -Reproduz o modelo das mídias de massa -Poucos produzem conteúdo, muitos consomem.
Ações CRW Consultoria Estratégica Comunicação Digital.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
A Revolução da Internet.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA MANEIRA DE SE FAZER MARKETING Max Barbosa Ribeiro.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Carlos Freire E-commerce. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital A Internet surgiu há um pouco mais de quinze anos; É uma rede de computadores.
BRIEFING DE WEB SITE.
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Componentes do Jornalismo Online
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Transcrição da apresentação:

Conceitos do marketing digital LUIZ AGNER MÍDIA II Conceitos do marketing digital Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso Março 2012

Plano de aula: Marketing digital: uma visão ampla 6 ações estratégicas do marketing digital

O futuro da publicidade The death of mass marketing means the end of lazy marketing.

Visão ampla do marketing digital Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. O consumidor fala livremente sobre produtos, serviços, compara com os concorrentes, e busca formas de se relacionar com as marcas.

Visão ampla do marketing digital Investir em marketing na internet não significa criar um site, um blog ou anunciar em banners. A internet é tão grande e dispersa que investimentos isolados e sem coordenação significam desperdício de recursos. Necessidade de um olhar sistêmico!

Visão ampla do marketing digital O comportamento do consumidor reflete as mudanças da sociedade: Exemplo: Código de Defesa do Consumidor As diferenças: Alguns comportamentos estavam adormecidos em função das restrições da mídia de massa Eles conseguem encontrar seus pares no meio da multidão e criar redes espontâneas e criativas, sem mediações de grupos de interesse.

Visão ampla do marketing digital Falhas e erros da visão centrada na tecnologia. Exemplo: uso do Twitter A visão centrada no comportamento do consumidor permite analisar e definir estratégias de marketing mais adequadas a cada ambiente e cada situação da Internet. Modelo flexível e mutável.

Comportamento do consumidor informação entretenimento relacionamento

Modelo para o marketing digital Planejamento estratégico, tático e operacional 6 estratégias para o planejamento estratégico eficaz, completo e abrangente

Planejamento estraté- gico de mkt digital Criar um planejamento estratégico de marketing digital eficaz, completo e abrangente. O aspecto mutável do modelo não são as estratégias mas os aspectos táticos e operacionais (ações).

6 ações estratégicas Marketing de conteúdo Marketing nas mídias sociais E-mail Marketing Marketing viral Pesquisa online Publicidade online + Monitoramento

Marketing e a internet

Contextualização Na internet, os consumidores estão sempre inseridos em vários ambientes e contextos De forma interligada e dinâmica. Cada ação interferirá na outra. É difícil separar uma ação da outra. Não pensar em estratégias avulsas, isoladas ou especialidades!!

6 ações estratégicas

Monitoramento Ciclo PDCA

Monitoramento PDCA - O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. Inicialmente deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem. - visa tornar claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em 4 principais passos.

Marketing de conteúdo 80% dos consumidores navegam com base nos conteúdos de sites e blogs, e não com base na publicidade, seja qual for o seu formato.

Marketing de conteúdo o consumidor se acostumou a procurar sites nas ferramentas de busca o conteúdo publicado é a primeira e mais importante forma de comunicação com o consumidor conectado a busca por palavras chave é mais efetiva do que anúncios em banners

Marketing de conteúdo Para atrair o consumidor: É fundamental planejar, criar e publicar conteúdo no site da sua empresa, para torná-la visível e relevante na web.

Marketing de busca

Marketing de busca Definição: O Marketing de Busca (Search Engine Marketing) é uma ação tática dentro da estratégia do marketing de conteúdo.

Marketing de busca As ferramentas de busca são um elemento chave no marketing de conteúdo e no processo de localização de seu site. A estrutura de seu site deve facilitar a varredura pelas ferramentas de busca.

Marketing de busca Search engine optimization (SEO) Ação operacional de melhorar a estrutura e os textos de um site com objetivo de torná-lo mais visível na web e melhorar o seu posicionamento nas ferramentas de busca.

Marketing de busca O conteúdo deve apresentar as palavras chave corretas. As palavras chave devem tornar encontráveis os produtos, serviços e informações da empresa. Encontrabilidade: arquitetura de informação

Marketing de busca não é eficaz otimizar um site sem conteúdo suficiente. É necessário uma estratégia mais ampla, para produzir conteúdo significativo e relevante ligado ao que busca o consumidor

Marketing de busca Plataformas otimizadas para o SEO: Joomla, Wordpress Com elas você não precisa se preocupar tanto com o SEO.

Mídias sociais (redes sociais, fóruns e blogs)

Marketing nas mídias sociais Blogs, redes sociais, sites colaborativos diversos que abrangem comunicação, relacionamento, colaboração, multimídia e entretenimento. Blogs: WordPress e Blogger Social bookmarking: Delicious Agregadores de notícias: Digg, Reddit, e Ueba.

Marketing nas mídias sociais Armazenamento multimídia, vídeos e imagens: Youtube, Flickr Mundos virtuais: Second Life, Club Penguin No Brasil, 80% dos internautas participam de alguma rede social. Vídeo: Facebook Business

E-mail marketing

E-mail marketing O e-mail já foi a identidade das pessoas na rede. A geração Y hoje utiliza mais os meios instantâneos (MSN, Skype) Para trabalhar o e-mail as empresas adaptaram a velha mala direta, criando o e-mail marketing. É importante diferenciar o e-mail marketing do spam.

Marketing viral

Marketing viral Trabalha com boca-a-boca Espalha-se de modo semelhante a um vírus Baseia-se num dos mais fortes conceitos da Internet: o relacionamento Pouco utilizado pelas empresas Requer muita criatividade e entendimento do ser humano.

Pesquisa online A pesquisa é a base do marketing No mundo real, exige muito esforço e alto investimento A Internet permite pesquisas mais elaboradas e mais baratas que as convencionais Em vez de perguntar às pessoas o que acham, podemos ler o que já escreveram sobre um assunto.

Publicidade online

Publicidade online Banners copiam o modelo dos anúncios publicitários veiculados na mídia tradicional Com as novas tecnologias (Flash), os banners ganharam animação, som, vídeo e interação Novas alternativas: widgets, game marketing, podcasts, videocasts, etc Não devemos copiar as velhas mídias!

Monitoramento Ciclo PDCA

Monitoramento

Monitoramento

Monitoramento

11. Monitoramento

11. Monitoramento

Monitoramento Os resultados do marketing digital podem ser mensurados Permite verificar os resultados e agir para correção de rumos e melhoria das ações Exemplos: monitorar o acesso a blogs, sites, das mensagens de e-mail e SMS, dos vídeos e widgets, cliques de banners.

O que vimos O marketing digital não se resume a banners, sites e e-mails É um conjunto de 6 ações estratégicas, cada uma criando ações táticas e operacionais, de forma coordenada e interdependente, gerando sinergia e resultados. Cada ação potencializa a outra, e cria um mundo de novas possibilidades.

Bibliografia A Bíblia do Marketing Digital Cláudio Torres Editora Novatec

Baixar esta aula Apresentação de hoje: www.agner.com.br/facha_Midia2 Ver pasta na xerox.