UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Direito Constitucional
Estados, cidades e municípios...
UNIJUI – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno: Eder Luciano.
Professor – Dejalma Cremonese
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese
UNIJUI – UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DO ESTADO CONTEMPORANEO DEJALMA CREMONESE ELIZETE CRISTIANE DIESEL IMUNIDADE PARLAMENTAR.
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Eleandra Astresse Geografia licenciatura – EaD Teoria do estado contemporâneo.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
CAPA.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Prática do Processo Legislativo nas Comissões – Módulo IV Data: 02, 05 e 06 de fevereiro de 2009 Instrutor: Maria de Lourdes Fernandes - REPRODUÇÃO AUTORIZADA.
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso.
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Organização Política e Administrativa
PEC 190/2007 Proposta de Emenda à Constituição Federal e tramitação da PEC 190/2007.
Voto e cidadania.
A Organização Política do Brasil
DO PROCESSO LEGISLATIVO
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE
O PODER DE LEGISLAR E O PROCESSO LEGISLATIVO.
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Secretaria Municipal de Planejamento PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL
Prof.: Raíssa Braga Campelo Introdução ao Estudo do Direito
Processo Legislativo Sumário
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
Curso Direito à Memória e à Verdade
Direito Constitucional I
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO Professor: Dejalma Cremonese Nome: ROCHELI BLANKE.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
EMENDA CONSTITUCIONAL
Relações Internacionais
Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
DIREITO CONSTITUCIONAL
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO. É O DIREITO CONSTITUCIONAL QUE TORNA POSSÍVEL OS CIDADÃOS BRASILEIROS APRESENTAREM PROJETOS DE LEI. INCICIATIVA POPULAR.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682
Direito Constitucional I Bárbara Lobo UNIDADE 4 – REFORMA, REVISÃO E EMENDA CONSTITUCIONAL.
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
Educação de Jovens e Adultos - EJA
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 6
Prof. Ricardo Justo.
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ACADÊMICO: LAURI BUSSLER IJUÍ, JULHO DE 2008

INICIATIVA POPULAR É O DIREITO CONSTITUCIONAL QUE TORNA POSSÍVEL OS CIDADÃOS BRASILEIROS APRESENTAREM PROJETOS DE LEI. INICIATIVA POPULAR É O DIREITO CONSTITUCIONAL QUE TORNA POSSÍVEL OS CIDADÃOS BRASILEIROS APRESENTAREM PROJETOS DE LEI.

OS ENCAMINHAMENTOS DE PROJETOS DE LEI PODEM SER REALIZADOS EM TRÊS NÍVEIS: -NACIONAL -ESTADUAL -MUNICIPAL

INICIATIVA POPULAR NO CONCEITO NACIONAL. LEI Nº DE 18 DE NOVEMBRO 1988.

ART. 13 A INICIATIVA POPULAR CONSISTE NA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI À CÂMARA DOS DEPUTADOS, SUBSCRITO POR NO MÍNIMO UM POR CENTO DO ELEITORADO NACIONAL.

AS COLETAS DE ASSINATURAS DEVEM ATINGIR NO MÍNIMO CINCO ESTADOS, COM NÃO MENOS DE TRÊS DÉCIMOS POR CENTO DOS ELEITORES DE CADA UM DELES.

ART. 13 § 2º O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR NÃO PODERÁ SER REJEITADO POR VÍCIO DE FORMA, CABENDO A CÂMARA DOS DEPUTADOS, POR SER ÓRGÃO COMPETENTE, PROVIDENCIAR A CORREÇÃO DE EVENTUAIS IMPROBIDADES DE TÉCNICA OU REDAÇÃO.

OS PROJETOS SERÃO VOTADOS E EVENTUALMENTE APROVADOS PELOS DEPUTADOS E SENADORES DE ACORDO COM O § 2º DO ARTIGO 61 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

EXEMPLO DE PROJETOS DE INICIATIVA POPULAR: CRIMES HEDIONDOS E A COMPRA DE VOTOS.

O PROJETO DE LEI PODERÁ TER SÓ UM ASSUNTO.

INICIATIVA POPULAR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. LEI Nº DE 21 DE JANEIRO DE CONSTITUIÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL.

O PROJETO DE INICIATIVA POPULAR PODE SER ENCAMINHADO NA FORMA DE PROJETO DE LEI OU PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL.

O PROJETO SERÁ TOMADO POR NO MÍNIMO DE UM POR CENTO DO ELEITORADO QUE TENHA VOTADO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES GERAIS DO ESTADO.

A COLETA DE ASSINATURAS DEVE SER DISTRIBUÍDA POR NO MÍNIMO EM UM DÉCIMO DOS MUNICÍPIOS, COM NÃO MENOS DE MEIO POR CENTO DOS ELEITORES DE CADA UM DELES.

RECEBIDO O REQUERIMENTO A ASSEMBLÉIA VERIFICARÁ O COMPONENTE DOS REQUISITOS PREVISTOS, DANDO-LHE TRAMITAÇÃO IDÊNTICA À DOS DEMAIS PROJETOS.

OS PROJETOS DE INICIATIVA POPULAR QUANDO REJEITADOS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA SERÃO SUBMETIDOS A REFERENDO POPULAR SE:

NO PRAZO DE 120 DIAS, DEZ POR CENTO DO ELEITORADO QUE TENHA VOTADO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES GERAIS DO ESTADO REQUER. NO PRAZO DE 120 DIAS, DEZ POR CENTO DO ELEITORADO QUE TENHA VOTADO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES GERAIS DO ESTADO REQUER.

OS RESULTADO DAS CONSULTAS REFERENDÁRIAS SERÃO PROMULGADOS PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

INICIATIVAS POPULARES MUNICIPAIS.

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ ARTIGO 31:

A INICIATIVA POPULAR SERÁ EXERCIDA MEDIANTE PROJETO DE LEI DE INTERESSE ESPECÍFICO DO MUNICÍPIO, DA CIDADE E DOS BAIRROS.

O PROJETO DE INICIATIVA POPULAR TERÁ VALIDADE ATRAVÉS DA MANIFESTAÇÃO DE PELO MENOS CINCO POR CENTO DO ELEITORADO MUNICIPAL.

INICIATIVAS POPULARES NÃO GOVERNAMENTAIS

AS INICIATIVAS POPULARES NÃO GOVERNAMENTAIS ATUAM A NÍVEL INTERNACIONAL, NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.

A SUA ATUAÇÃO OCORRE EM DIVERSAS ÁREAS COMO: MEIO AMBIENTE, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ENTRE OUTROS, SENDO O OBJETIVO PRINCIPAL UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

AS INICIATIVAS POPULARES SÃO IMPORTANTES PARA AS NECESSIDADES, DEFESA, INTERESSE E DIREITOS DO SER HUMANO E TODA A COMPLEXIDADE DE VIDA QUE O CERCA.

REFERÊNCIAS: -LEI Nº DE 18 DE NOVEMBRO DE 1998 PLEBISCITO. REFERENDO DE INICIATIVA POPULAR -CONSTITUIÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL ca_municipal_ijui.p.d.f ca_municipal_ijui.p.d.f ca_municipal_ijui.p.d.f