UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
ALUNA: Nathalia Gheller Heidemann
O poder popular como afirmação do Estado democrático
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Conceitos à cerca do Direito
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO. PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE. ALUNO: RAFAEL MARTINS. DIREITO PRIVADO. 13/09/2007IJUÍ
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Direito Civil Noções Gerais
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
Unijui – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
Teoria Geral do Direito
O Problema da Personalidade do Estado
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
INSTITUIÇÕES DE DIREITO Curso de Administração Faculdade Metropolitana
NOÇÕES DE DIREITO Relações de Direito; Características; Fontes;
Os Objetivos do Estado e as Justificativas do Poder Estatal
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Unijui - Universidade Regional Integrada
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
DIREITO E MORAL Normas morais: seguidas livremente, de acordo com valores subjetivos = não são imperativas e nem coercitivas, sendo que seu cumprimento.
Aula 04.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
POSITIVO DIREITO NATURAL
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
VISÃO POSITIVISTA DO DIREITO & JUSPOSITIVISMO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
Fundamento de obrigatoriedade do Direito Internacional
Direito e Legislação Introdução Direito.
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Características Classificação Validade
Aula 1 – Introdução Professora: Larissa
Introdução ao Estudo do Direito
RESUMÃO – TEORIA DODIREITO
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
ESCOLAS HERMENÊUTICAS
Direito Internacional Privado Unidade 10 – Introdução Prof. Gustavo Gomes Machado.
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. Ubiratan Rodrigues da Silva
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO 1. Conceito de Direito:
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
TEORIA DO DIREITO.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO CONSTITUCIONAL Objeto  Poder estatal.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno:Josiel Vicente Campus: Santa Rosa

Direito Positivo Conjunto de normas estatais em vigor em determinado pais em uma determinada época.Vontades declaradas por um legislador.Exemplo:constituição federal.

É o direito posto,imposto positivado pelo estado É o direito posto,imposto positivado pelo estado.É regido pelo direito estatal:código civil, código penal etc.

Distinção entre direito natural e direito positivo Direito positivo: normas impostas pelo estado. Direito natural: vem com nascimento de determinado individuo, são direitos inerentes ao homem; advem de uma justiça superior e suprema(divina ou natural).

Direito positivo exclui o direito natural, reconhecendo o direito positivo como único direito de vigente.

Direitos adquiridos pelo homem enquanto o direito natural são direitos inatos ao homem.

Distinção entre direito objetivo e direito positivo Direito positivo: apenas o direito que é legalizado pelo estado. Direito objetivo: conjunto de todas as normas em vigor do estado formada pela união do direito estatal e não estatal(normas obrigatórias elaboradas por diferentes grupos sociais institucionalizados).

No antigo direito romano era denominado jus civille, que era o direito determinado para que os romanos agissem de acordo com seu preceitos.

Positivismo jurídico surge essencialmente na Alemanha com Hans kelsen.

Direito positivo e ordenação soberana e prevalece sobre as normas de todos os contratos e de todas as ordenações particulares dos grupos sociais.

O primado do direito positivo se funda no principio dominante, inscrito na constituição federal(ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se não em virtude da lei).

As normas jurídicas de direito positivo autorizam a movimentação dos órgãos competentes do PODER PUBLICO, para compelir os violadores da mesma a cumpri-la, ou a indenizar o dano causado pela infração, ou a se submeter as penas da lei.

O direito positivo assegura a unidade de todo o sistema juridico.

“As representações jurídicas , tendentes a se transformar em direito positivo, não significa sempre o direito melhor mas sim o direito que se quer”.

No interior das sociedades globais formam-se não raramente agrupamentos com ordenações independentes, em conflito aberto com o direito positivo.Exemplo: sociedade de mal feitores PCC.

Dogmática jurídica: estudo das normas já postas e já vigentes Dogmática jurídica: estudo das normas já postas e já vigentes.Estudo sistemático das normas, ordenando segundo princípios.

Direito positivo fica enfraquecido na idade media, pois a supremacia do direito natural(confundido ou mesclado com preceitos evangélicos).

Direito positivo também denominado direito jus positivista.

Considera direito como um fato e não como um valor.

Direito positivo quer que as normas do ordenamento jurídico vigente em determinado tempo e lugar sejam sempre impostas pela força.

A norma do direito positivo deve ser sempre imperativa.

O positivismo sustenta a teoria da interpretação mecanicista(jurista uma espécie de robô, que transfere a realidade, sempre, exatamente o transcrito na norma).

O direito muda assim no espaço como no tempo, através de circunstancias políticas ou próprias de costume.

Bibliografia Bobbio, Norberto.O positivismo jurídico. Ícone Editora ltda. 1996. Zaifert.Luiz Paulo.poli grafo segundo sem.2007.