LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

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Transcrição da apresentação:

LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA 13o ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER) Profa Magda Chagas LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA Blumenau, 2010.

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Verificar multas de Trânsito. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Falar ao telefone. Pesquisar e estudar. Comprar diferentes produtos. Ler jornais, mantendo-se atualizado. Assistir à TV. Movimentar conta bancária. Trocar mensagens com o outro lado do planeta.

Sociedade da Informação Utilização ampla de tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo.

Sociedade da Informação: Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que vem alterando profundamente o modo de vida tanto no mundo do trabalho como na sociedade em geral.

As tecnologias de informação e comunicação “fizeram a humanidade entrar na era da comunicação universal”, colocando informações mais rigorosas e atualizadas à disposição de qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo e permitindo uma interatividade “sem limite de distância ou tempo” (DELORS, J. (Org.) Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 2000.)

O acesso à leitura e à informação apresentam-se como elementos essenciais para o avanço do conhecimento. São um direito fundamental que permite aos cidadãos participar de forma efetiva da sociedade na qual estão inseridos.

simples meio de decodificar uma mensagem LEITURA simples meio de decodificar uma mensagem elemento extremamente importante no processo de formação dos indivíduos

LEITURA Grande fonte de energia que impulsiona a descoberta, elaboração e difusão do conhecimento.

A Leitura possibilita: a aquisição de conhecimentos, a formação de valores, a reflexão, o pensamento crítico e, auxilia no convívio em sociedade.

A Leitura na escola: Papel importante desde o período de alfabetização, quando a criança é introduzida no mundo das letras e das palavras escritas.

A Leitura na escola: No decorrer da evolução educacional, a necessidade da leitura vai se acentuando, considerando que os livros e outras formas gráficas são utilizados como instrumento básico para as atividades de ensino-aprendizagem.

A leitura nos coloca em contato com a informação, considerando que praticamente todo o registro do conhecimento encontra-se em livros, periódicos, jornais e outras formas gráficas.

É a noção, idéia ou mensagem contida num documento. INFORMAÇÃO É a noção, idéia ou mensagem contida num documento. É sempre incorpórea, por isso foi definida como matéria-prima abstrata. É sinônimo de poder.

INFORMAÇÃO: CONHECIMENTO. O processo tradicional de aquisição de CONHECIMENTO baseia-se na observação humana de fatos ocorridos ao longo do tempo, aos quais se agrega valor, transformando-os em informação e incorporando-os ao conhecimento. INFORMAÇÃO: conjunto de elementos formadores do CONHECIMENTO.

A Sociedade da Informação acentua: a necessidade de aptidões intelectuais e cognitivas, a exigência de pessoas formadas para a inovação, “capazes de evoluir, de se adaptar a um mundo em rápida mudança e capazes de dominar essas transformações”. (DELORS et al., p. 72).

Brasil: Diferenças sociais, econômicas, educacionais. Diferentes oportunidades de acesso à informação e ao conhecimento.

Livro Verde: Dados ali publicados mostram o avanço, nunca antes conhecido, de uma tecnologia de informação e comunicação: a Internet, em 4 anos, atingiu, nos EUA, 50 milhões de pessoas; a TV levou 13 anos; o computador pessoal, 16; o rádio, 38. (TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e da Tecnologia, set. 2000).

Internet no Brasil: Um dos 12 países mais bem posicionados; apenas 5% da população utiliza os serviços de rede; existe um grande déficit de meios físicos para acesso à Internet; poucos conteúdos em português (85% deles são em inglês); existem metas muito tímidas conquistadas pelos projetos governamentais de informatização das escolas públicas (só 3,3% das 165 mil escolas de ensino fundamental estão conectadas). (VOGT, Carlos. Informação e Simulacro. 2001. Disponível em: <http://www.comciencia.br>. Acesso em: 08 maio 2010.)

É um direito fundamental, um direito primário, o primeiro de todos os direitos, pois sem ele não se tem acesso aos outros direitos. O acesso à informação não é apenas um direito.

Educação x Sociedade da Informação “Com a emergência revolucionária e espetacular da sociedade da informação, neste final de século, em que se multiplicam as possibilidades de acesso a dados e a fatos, a educação deve permitir que todos possam recolher, selecionar, ordenar, gerir e utilizar as mesmas informações”. (DELORS et al., 1998, p. 20-21).

BANCO MUNDIAL: fatores determinantes de um aprendizado efetivo bibliotecas; tempo de instrução; tarefas de casa; livros didáticos; conhecimentos do professor; experiência do professor; laboratórios; salário do professor; tamanho da classe”. TORRES, Rosa María. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, M. J. (Org.) Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC-SP, 1998. p. 173-191.

Escola, Professores e demais Educadores: Buscam a formação de alunos capazes de interagir neste mundo em mudanças, sendo capazes de construir o seu conhecimento, privilegiando a intuição e a descoberta.

Problemas Econômicos X Crise de Leitura Como solucionar esse problema?

Bibliotecas Públicas: A biblioteca pública é o principal meio de proporcionar a todos o livre acesso aos registros dos conhecimentos e das idéias do homem e às expressões de sua imaginação criadora. FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECAS E INSTITUIÇÕES (IFLA). Manifesto da Ifla/Unesco sobre Bibliotecas Públicas. 1994. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portug.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2009.

Bibliotecas Públicas: A biblioteca pública tem a preocupação de reanimar o espírito do homem, proporcionando-lhe livros que divirtam e sejam gratificantes, de assistir ao estudante e de ter à disposição dos interessados informações técnicas, científicas e sociológicas atualizadas. (FEDERAÇÃO, 1994)

Bibliotecas Escolares: papel mediação entre documentos (e o conhecimento ali registrado) e os usuários; apoio a todas as atividades de ensino-aprendizagem; fornecimento de informações atualizadas e adequadas às necessidades da comunidade escolar.

BIBLIOTECAS ESCOLARES: características Devem ser organizadas de acordo com as características de seus usuários; devem seguir, na medida do possível, padrões internacionais de organização; devem possuir acervos atualizados e adequados às características de seus usuários; devem educar os usuários para o uso dos documentos, independente do suporte no qual estejam registrados.

BIBLIOTECAS ESCOLARES: realidade Precariedade de instalações; desatualização, escassez e seleção inadequada do seu acervo; desconhecimento das características do usuário real e potencial; ausência de bibliotecário como profissional qualificado.

BIBLIOTECAS ESCOLARES: realidade em Florianópolis A reprodução da violência social ocorre no espaço escolar e juvenil como uma cópia do comportamento adulto, nas relações entre crianças que carecem de outras referências sociais e culturais para romperem com a vulnerabilidade a que estão submetidas.

BIBLIOTECAS ESCOLARES: Sul e Sudeste = 41,5% escolas com bibliotecas; Norte e Nordeste = 11% (TAKAHASHI, 2000, p. 51). Em 2003: 149.968 estabelecimentos brasileiros com ensino público fundamental (2003); desses, 34.307 (22,88%) com bibliotecas (BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Brasília: Ministério da Educação, 2008.)

BIBLIOTECAS ESCOLARES: Censo Escolar (2004): 52,8% dos alunos do ensino básico e profissional dispõem de bibliotecas escolares; Total de escolas que participaram deste censo - 214 mil; Dessas, apenas, ou seja, 56.698 (26,4%) possuem bibliotecas; Dessas, apenas 2% possuem bibliotecário (BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar 2005. Brasília: Ministério da Educação, 2005.)

Escolas e Bibliotecas na Sociedade da Informação: Devem organizar um movimento global de renovação cultural, aproveitando-se da riqueza de informações. Devem fornecer uma formação geral na direção de uma educação integral. Devem superar a visão utilitarista de só fornecer informações úteis para a competitividade, para obter resultados.

Escolas e Bibliotecas na Sociedade da Informação: Precisam de projetos; precisam de dados; precisam fazer sua própria inovação; precisam de um novo projeto político pedagógico que inclua a biblioteca como elemento essencial.

O Bibliotecário Escolar na Sociedade da Informação: O bibliotecário é um mediador de conhecimentos, diante do usuário que é o sujeito da sua própria formação. Precisa construir conhecimento a partir do que faz. Precisa ser curioso. Precisa buscar sentido para o que faz. Precisa aprender novos sentidos para o fazer dos seus alunos.

O Bibliotecário Escolar na Sociedade da Informação: Responsabilidade na formação e desenvolvimento de um acervo atualizado e adequado às diferentes faixas etárias que compõem a escola e a comunidade na qual está inserida.

O Bibliotecário Escolar na Sociedade da Informação: O acervo deve ser composto de enciclopédias, dicionários, livros didáticos, literatura, periódicos, entre tantos outros documentos que contribuem para o enriquecimento das atividades desenvolvidas no processo escolar.

Livro na escola não basta para formar leitores. estudantes brasileiros lêem 7,2 livros por ano; 5,5 deles são didáticos ou indicados pela escola; 1,7 livro é lido por vontade e escolha própria;

Livro na escola não basta para formar leitores. 46% dos estudantes do país dizem não freqüentar bibliotecas; 17% afirmaram não gostar de ler. Fonte: Pesquisa: Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, 2007.

Como agir em busca dos direitos à leitura e à informação? É necessário que as bibliotecas escolares estaduais retomem seu importante papel como instrumento no processo de formação de crianças e jovens, fomentando e disseminando na comunidade local, de forma significativa, a qualificação de leitores críticos e atuantes.

Como agir em busca dos direitos à leitura e à informação? O fundamento político que se deve buscar tem como referência retomar o compromisso com a educação pública para a promoção de mudanças nas relações de precariedade social e estímulo à formação de indivíduos autônomos e cientes da sua condição de sujeito de direito.

O fundamento político que se deve buscar tem como referência retomar o compromisso com a educação pública para a promoção de mudanças nas relações de precariedade social e estímulo à formação de indivíduos autônomos e cientes da sua condição de sujeito de direito.

OBRIGADA! magda@cin.ufsc.br