Entrevista Motivacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lisângela Propp Março/2008
Advertisements

SITUAÇÕES TÍPICAS E DIFÍCEIS
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Metodologia Científica
Prevenção de Recaída Mariane Caiado
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
Interface Usuário Máquina
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Por Onde Começar ?. Por Onde Começar ? Tudo comeca pela lideranca.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO Profª. Elizabete Nunes.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O que O que devemos fazer? Quando Quando devemos fazê-lo? Como Como iremos fazê-lo? Quem Quem irá fazê-lo?
Namoro.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
CURSO DE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES
Desenvolvimento de Pessoas
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
SELECIONANDO CLIENTES
Informatização da Metodologia de Vendas - Maior Produtividade e Lucro
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Plano de Marketing Qual é o mercado alvo?
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Prontidão da Equipe: perguntas instigantes a serem respondidas antes de iniciar um processo de Padrões Abertos Existe um nível mínimo de capacidade instalada.
Planejamento de estratégias:
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
Orientação Especial Março/2011.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
TRATAMENTO DO TABAGISMO: estratégias para aconselhamento CARLOS A A VIEGAS Prof. Associado F. Medicina - UnB C N A P – SBPT 2012.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Oficina de Motivação.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
By Búzios Slides A BOA ÁRVORE.
Objetivos e Desafios Empresariais
Acionamento imediato do CPU da Unidade onde está ocorrendo a crise;
Modelando Sistemas em UML
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Formas de vencer a resistência potencial a uma Avaliação Geralmente os administradores, gerentes e encarregados de formular políticas vêem a avaliação.
Teoria de IDA Jean Orlando
Aplicativos Web – Web Design
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Backlog Lílian.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
NEGOCIAÇÃO.
A Liderança transformacional
Gerenciamento de riscos
Carlos Freire E-commerce. Passo a Passo de Vendas Fonte: Agendor.
Terapia Familiar.
Aula 01 (pág. 113).
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
Entrevista Motivacional
Técnica dos 5 A’s Ana Maria Cavalcanti Camila Ament Giuliani dos Santos Franco Médicas.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Entrevista Motivacional Fase II : Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Miller & Rollnick Edilaine Moraes - Psicóloga

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Estimular a Motivação Fase I Estágios de Mudança Paciente está pronto para mudar, mas não assumiu a decisão Fase II

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança O que é preciso? Reconhecer a prontidão para mudança Perigos da fase II Recapitulação Perguntas-Chave Informações e Orientações Negociando um Plano Fechamento

Como reconhecer a prontidão para mudança? Menor resistência Experimentação Prefiguração Menos perguntas sobre o problema Mais perguntas sobre a mudança Afirmações Automotivacionais Resolução/ Decisão

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Perigos da Fase II Subestimar a Ambivalência Orientação Insuficiente Prescrição Exagerada

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança O primeiro passo ao fazer a transição para a fase II é resumir novamente a situação do paciente, do modo como se reflete em suas interações até esse ponto. Recapitulação: Resumo das percepções que pp paciente tem do problema; Reconhecimento da ambivalência; Revisão de evidências que se tenha quanto a presença de riscos e problemas; Reafirmação de indicações oferecidas pelo pcte de querer, pretender ou planejar mudar; Avaliação do próprio terapeuta, sobre a situação

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Perguntas - Chave São abertas e devem ser feitas no momento em que o paciente estiver provavelmente no máximo de sua consciência do problema; Fazem com que o paciente pense e fale sobre a mudança; Tema central é o próximo passo; São feitas imediatamente, após a recapitulação, mas podem ser úteis durante toda a fase II.

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança O que você poderia fazer? Quais são suas opções? O que você acha que vai fazer? Perguntas Chave O que você acha que tem que mudar? O que lhe preocupa quanto a mudar seu uso de drogas? As respostas são recebidas com reflexão, e podem ser usadas para reforçar afirmações automotivacionais e para lidar com a resistência que possa surgir.

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Informações e Orientações Dar informações, mas evitar cair no padrão do “sim, mas...” - variação da armadilha do confronto negação Como evitar cair nessa armadilha ? 1. Não ficar ansioso para oferecer conselhos e esperar pela solicitação de informações; 2. Qualificar qualquer sugestão que faça; 3. Oferecer um conjunto de opções; 4. Eliciar pedidos de orientação e de informações

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Negociando um Plano 1. Determinação de metas claras a serem atingidas 2. Análise das Opções de Mudança 3. Estruturar um Plano

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Negociando um Plano De acordo com as resposta às perguntas-chave, um plano de mudança pode começar a surgir. Período negociado teste de abstinência 1 Determinação de metas claras a serem atingidas Diminuição gradual do consumo Dificuldade na abstinência Um período de teste de moderação

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Negociando um Plano 2. Análise das Opções de Mudança Não existe uma única abordagem eficaz para todos os pacientes; Adequar as estratégias de tratamento aos pacientes. Ajudá-los a selecionar a abordagem correta desde o início; Recaída como parte normal do tratamento e não como erro na escolha da abordagem.

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança Negociando um Plano 3. Estruturar um Plano: Preencher um formulário de plano de mudança, resumindo suas respostas a determinados itens: Os motivos mais importantes pelos quais quero fazer uma mudança são...; Os primeiros passos que desejo fazer para mudar são... A partir das discussões, resumir um plano que se adeqüe às metas, necessidades e intenções do paciente.

Fortalecendo o Compromisso com a Mudança “O resumo do plano pode conduzi-lo diretamente ao comprometimento” Eliciar o Compromisso: quanto mais o paciente verbalizar seu plano para outros, mais o comprometimento será fortalecido. Transição para o Estágio da Mudança: planejar ações imediatas para implementar/consolidar o plano. O importante é chegar a um plano claro, obter a decisão verbal do paciente em seguí-lo, reforçar sua decisão e iniciar imediatamente as ações para implementá-lo. Fechamento