Ginástica Geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Máscaras Africanas.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
MISSÃO: formar professores de educação física
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A Escola e as Mudanças Sociais
Apresentação: Enfª Rosilene Scottini Especialista Saúde Pública
Seminário de esporte individual e coletivo
Currículo /Educação Física
Parâmetros Curriculares Nacionais
Prof. Dra. Bruna Oneda 2013 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2013
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Rosana Fachada Daniela Marcondes
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
O aluno elaborando conceitos
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ginástica nos ciclos de educação
Rosana Fachada Daniela Marcondes
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula I
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Prof. José Roberto Medina
Teoria e Aprendizagem da Ginástica Para Todos (Ginástica Geral)
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS.
Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
GINÁSTICA GERAL CONCEITOS.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Somos todos seres sociais
Matriz de avaliação processual
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Ginástica Geral

Classificação das Ginásticas

Definições Confederação Brasileira de Ginástica: compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais. Portanto, a Ginástica Geral engloba os tipos de Ginástica de Competição ( Ginástica Olímpica, Ginástica Rítmica Desportiva e a Ginástica Aeróbica), a Dança, atividades acrobáticas com e sem aparelhos e tambem as expressões folclóricas, sem fins competitivos, destinados a todas as idades. Ela desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Alem disso contribui para o bem estar físico e psiquico, sendo um fator cultural e social. (CBG ,1992 )

A Educação Física que acreditamos é aquela que: Respeita e valoriza a cultura de origem dos indivíduos, e a partir dela estabelecer a conexão com o mundo mais abrangente.   Permite a manifestação sem contrangimento dos elementos culturais de cada indivíduo, valorizando-os e socializando-os entre os outros integrantes do grupo.

  - Reflete sobre os conteúdos da cultura corporal ou motora, procurando nas suas origens, formas de expressão e valores que estão inseridos nela.   - Reflete sobre os conteúdos da cultura corporal ou motora, procurando superar as formas contraditórias de utilização e manipulação dela.

  - Conscientemente se utiliza das diferentes manifestações da cultura corporal ou motora, criando novas formas de expressão e resolução de problemas que se apresentem durante o processo educativo.   - Permite a participação do aluno e do professor em igualdade de condições tanto de ideias como de ações no processo de construção do conhecimento.

A Educação Física da qual somos contra   Da maneira como esta sendo utilizada, de forma simplista, mecanicista e reducionista

ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM DESENVOLVIDOS: Deve aumentar a interação social ( socialização/sociabilização) Deve promover a liberdade na utilização do conteúdo da cultura corporal. Deve facilitar a experimentação de diferentes formas de organizaçào social. Deve incentivar o resgate dos valores culturais de cada grupo social.

Deve permitir a exibição do produto da interação social na forma de demonstrações. Deve proporcionar o prazer pela atividade ( espírito lúdico). Deve proporcionar a elaboração e o respeito as normas, regras e regulamentos elaboradas pelo grupo. Deve estimular a superação individual. Deve valorizar o desempenho individual quando está em benefício do grupo.

Deve promover a cooperação e participação. Deve participar em eventos culturais que promovam o compromisso com a visão humanista da sociedade. Deve incluir e não excluir as pessoas. Deve possibilitar a participação de todos os membros da sociedade ( crianças, adultos, idosos, deficientes físicos,etc ).

Deve abranger todo o leque de manifestações da cultura corporal desde a cultura tradicional à cultura contemporânea. Deve permitir uma discussão crítica-superadora das diferentes manifestações da cultura corporal que seja utilizada. Deve promover a procura de formas alternativas das manifestações da cultura corporal que estejam mais em sintonia com o grupo social.

Deve propiciar soluções alternativas a problemas de infraestrutura e organização sem abdicar dos direitos que devem ser supridos pelo governo, de forma que estas soluções encontradas reforcem as demandas por melhores condições.  Deve procurar a relevância dos conteúdos (que eles sejam parte de seu cotidiano) Deve procurar a transcendência das experiências vivenciadas dentro do grupo, isto é, essas experiências devem servir para a sua formação como cidadão