MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Plano de Trabalho Docente
Instrumentos de Avaliação - MEC
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Ministério da Educação
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
III Encontro de Boas Práticas
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Discussão, debate e troca de experiência dirigidas sobre a organização e execução da 1ª etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Região.
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
II Seminário do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio Região Nordeste Curitiba, 20 e 21 de outubro de 2014.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Ensino Médio e Educação Profissional
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO-2ª ETAPA BEM VINDOS(AS)!
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Revisita ao PPP.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Mirna França da Silva de Araújo Coordenadora de Formação Continuada de Professores DAGE-SEB-MEC

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Principais desafios: construir a articulação entre a etapa I e a etapa II do curso como unidade formativa dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio; intensificar o diálogo institucional entre IES formadoras e Seduc com vistas ao planejamento do trabalho pedagógico dos formadores regionais e orientadores de estudo e ao acompanhamento da execução da formação nas escolas; ampliar a participação dos docentes das IES que atuam nas licenciaturas nas ações formativas com vistas ao aprofundamento da reflexão sobre as especificidades formativas dos componentes curriculares e das áreas de conhecimento; planejar as ações formativas com base nos Cadernos e nos materiais complementares utilizados com vistas a fortalecer a atuação dos professores no contexto da escola, no planejamento coletivo do trabalho pedagógico e no desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras, interdisciplinares e contextualizadas; incorporar o tablet ao processo formativo dos formadores regionais, orientadores de estudo, professores e coordenadores pedagógicos, de modo que seu uso não se limite ao acesso aos conteúdos dos Cadernos e outros materiais complementares;

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Principais desafios: garantir a utilização dos Cadernos durante toda a formação continuada e a realização de pelo menos uma das quatro atividades propostas em cada Caderno como processo interativo dos professores com os conteúdos do curso; - utilizar estratégias pedagógicas que possibilitem aos professores do Ensino Médio explorar, durante a formação, as possiblidades de integração entre os componentes curriculares da área de conhecimento e entre componentes curriculares das diferentes áreas de conhecimento; - ampliar e fortalecer a participação das IES formadoras no planejamento das ações formativas e na organização do trabalho pedagógico dos orientadores de estudo nas escolas, a fim de que se criem condições para que a pesquisa como princípio pedagógico se efetive na prática escolar e o docente se constitua como autor e investigador de sua própria prática, elaborando e organizando atividades didáticas a partir da reflexão sobre conteúdos, conceitos e metodologias abordados nos Cadernos da etapa II, como: planejamento participativo; interdisciplinaridade; contextualização; reconhecimento das características, necessidades e expectativas dos jovens que hoje frequentam as escolas públicas; trabalho pedagógico com projetos, entre outros.

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Atividade Cadernos Objetivos gerais II Seminário Estadual I Organização do Trabalho Pedagógico II Ciências Humanas III Ciências da Natureza IV Linguagens V Matemática Avaliação da 1ª etapa da formação e planejamento das ações formativas da 2ª etapa: apresentação e discussão dos cinco Cadernos e da proposta pedagógica. Formação inicial dos Formadores Regionais (24h)  Estudo e discussão dos cinco Cadernos, planejamento pedagógico e organização do trabalho docente. 1º Encontro com Formadores Regionais (8h) - Aprofundamento  Aprofundamento de conteúdos e temas dos Cadernos, planejamento pedagógico e organização do trabalho docente.  

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Atividade Cadernos Objetivos gerais 2º Encontro com Formadores Regionais (8h) - Acompanhamento I Organização do Trabalho Pedagógico II Ciências Humanas III Ciências da Natureza IV Linguagens V Matemática  Acompanhamento das atividades docentes dos formadores regionais e orientadores de estudo, discussão e análise de avanços e dificuldades, definição de ações pedagógicas. 3º Encontro com Formadores Regionais (8h) - Avaliação  Avaliação do processo formativo dos formadores regionais, orientadores de estudo, professores e coordenadores pedagógicos. III Seminário Estadual - Avaliação da Formação no âmbito do Estado  Avaliação geral da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio na UF (apresentação de experiências de planejamento coletivo , redesenho curricular, reescrita do PPP, planejamento e desenvolvimento de atividades didáticas integradoras entre as áreas de conhecimento etc.).  

Caderno: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos Caderno: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio concepção de planejamento participativo; participação coletiva como pressuposto para a (re)escrita de documentos: Projeto Político Pedagógico (PPP), Proposta Pedagógica Curricular (PPC), Plano de Trabalho Docente (PTD); mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar (corpo docente, corpo técnico-administrativo, equipe de gestão, órgãos colegiados)para discussão do PPP; redesenho curricular e reescrita do PPP com base nas DCNEM;

Caderno: Ciências Humanas Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos Caderno: Ciências Humanas processos de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares organizados na área de Ciências Humanas; práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade, na contextualização e na integração curricular; mobilização dos conhecimentos das Ciências Humanas para compreensão da diversidade sociocultural e pluralidade das vozes participantes dos processos pedagógicos formais; estratégias pedagógicas de investigação e pesquisa na área de Ciências Humanas.

Caderno: Ciências da Natureza Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos Caderno: Ciências da Natureza concepção social de produção de conhecimento científico; processos de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares organizados na área de Ciências da Natureza; inadequação do modelo educacional tradicional para os jovens da atualidade; educação científica em uma perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)/integração entre ciência, tecnologia e sociedade; práticas pedagógicas segundo a abordagem CTS.

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos Caderno: Linguagens constituição da área de Linguagens e integração de seus componentes curriculares; conhecimentos da área de Linguagens para a construção de práticas educativas que favoreçam a aprendizagem significativa e a interdisciplinaridade ; o trabalho pedagógico na área da Linguagens com as dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia; atividades educativas na área de Linguagens.

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: alguns aspectos a serem considerados no trabalho com os Cadernos Caderno: Matemática diferentes tipos de pensamento matemático e ações didático-pedagógicas que propiciem o seu desenvolvimento; processos de ensino-aprendizagem na área da Matemática e a centralidade do estudante no processo educativo; trabalho com conteúdos matemáticos integrando as dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia; possíveis maneiras de concretização do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico; atividades didáticas integradoras: o trabalho pedagógico com projetos e subprojetos.

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Monitoramento das ações: dificuldades não incorporação do tablet ao processo formativo dos formadores regionais e orientadores de estudo e não utilização do tablet nas escolas pelos professores e coordenadores pedagógicos; em vez de complementação, substituição dos Cadernos por outros materiais; falta de clareza no que se refere à inclusão de outros materiais e ampliação da carga horária do curso; a não realização por professores e coordenadores pedagógicos de pelo menos uma das quatro atividades propostas em cada Caderno, com o devido acompanhamento e avaliação pelo orientador de estudo; realização da formação nas escolas aos sábados (fora da hora-atividade) e seu impacto nos índices de evasão do curso; participação dos formadores das IES restrita à Formação inicial; e gestão de conflitos nas relações institucionais.

Organização do Trabalho Pedagógico – Etapa II: desafios e oportunidades Monitoramento das ações: oportunidades construção de uma política de formação articuladora da formação inicial e continuada em consonância com orientações do FORPED/COMFOR; desenvolvimento de um modelo de gestão pautado na construção de arranjos político-institucionais para a implementação de políticas educacionais para a formação docente (articulação entre Seduc e IES construída com base em orientações do MEC); realização de diferentes experiências formativas sem ruptura com a unidade nacional de concepção do Pacto; e articulação das ações do Pacto com outros programas para a formação de professores, como o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), e com experiências relatadas nos fóruns das licenciaturas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 5º andar, sala 500 Brasília, Distrito Federal, 70047-900 E-mail: pactoensinomedio@mec.gov.br Telefone: 0800 61 61 61 opção 6