“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Informática na Educação
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Softwares de Geometria Dinâmica
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
A Educação Mediada pela Tecnologia
COMPUTADORES E CONHECIMENTO
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Tópicos de Educação Matemática A
O uso dos softwares nas escolas
Trabalho de Conclusão de Curso Moisés Alves Carneiro Filho
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Refletindo sobre Softwares Educacionais
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Conceitos e Gerações de EAD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Prof. Nilson disciplina: Ética
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Tipologia de softwares educativos
Ambientes Virtuais na Educação
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 SOFTWARE EDUCACIONAL Qualidade de SW Educacional - Crescimento da Informática Educativa - Novas Tecnologias.
Deise Kramer Lima Fernandes
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Softwares Educacionais – Cód
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
União Educacional Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Renata Fad Professoras: Gilca Vilarinho Maio / 2007.
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Professora Michelle Luz
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
O computador como Meio e como Fim...
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Universidade Federal de Alagoas
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
Softwares Educacionais
Softwares Educacionais.  Primeiramente, o que é um software? - Softwares são programas de computador, que são responsáveis por fazer seus computadores.
Transcrição da apresentação:

“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.” Seymour Papert 25 de março de 2017

Informática aplicada à Educação Matemática Profª. Andréa Cardoso

Conteúdo Programático Tecnologia da informação e da comunicação; Utilização de softwares no ensino de Matemática; Linguagem de programação LOGO; Geometria dinâmica com o Cabri-géomètre; Planilhas eletrônicas; Internet e educação. 25 de março de 2017

Critérios de Avaliação A: Avaliação escrita individual T: trabalhos em classe e extra classe S: Seminário 25 de março de 2017

Máquinas de ensinar

Informatização das escolas O ano de 1998 foi marcado pelo fim da primeira etapa do processo de informatização das escolas públicas brasileiras. As escolas estão preparadas para receber estes equipamentos? No final da década de 80, o mesmo processo fracassou no Estados Unidos e na França pela falta de planejamento e investimentos na formação do professor. 25 de março de 2017

Informatização das escolas Em que momento o aluno freqüenta o laboratório de informática? O computador precisa estar integrado à atividade didática, sendo utilizado como uma ferramenta a mais, como já são os livros didáticos, para- didáticos, a calculadora ou, até mesmo, o giz. Apenas a chegada de máquinas na escola não é suficiente. É preciso capacitar os professores a usar com o mínimo de destreza o computador, para que eles possam aliar o seu conhecimento técnico ao conhecimento pedagógico, e dessa união retirar meios de levar a seus alunos novas maneiras de aprendizagem e descoberta de informação. 25 de março de 2017

Histórico das máquinas de ensinar A primeira máquina utilizada na educação foi desenvolvida em 1924 pelo Dr. Sidney Pressey. Era uma máquina desenvolvida para corrigir questões de múltipla escolha. Em 1950, Skinner propôs a criação de uma máquina, utilizando o conceito de Instrução Programada. Com isso, ocorreu a primeira utilização dos computadores como instrumentos didáticos. 25 de março de 2017

Ambientes computadorizados O ambiente educacional computadorizado possui três entidades básicas: o professor, e o computador. o aprendiz, 25 de março de 2017

Softwares educacionais O software é o elemento principal de um ambiente educacional, pois dele depende a eficiência do processo de ensino. Objetivo: Auxiliar o processo de ensino- aprendizagem; Problemática: Os primeiros softwares educacionais apenas reproduziam os métodos tradicionais de ensino no novo ambiente computadorizado. 25 de março de 2017

Softwares educacionais Existem diversos tipos de softwares educacionais, que podem ser: exercício-e-prática, tutoriais ou livros multimídias, jogos educacionais, simuladores ou ferramenta educacional. Exercício-e-Prática: São softwares (bem simples) que fornecem exercícios ao aprendiz para que ele possa resolver e aprender por meio da prática. São utilizados para auxiliar no processo de fixação ou revisão da aprendizagem. Tutoriais: São softwares que possuem um módulo tutor que tem a função de apresentar o conteúdo ao aprendiz e verificar a assimilação da aprendizagem através de perguntas. Em alguns casos fornece uma explicação sobre as respostas erradas. Jogos Educativos: São softwares que tem a função de ensinar o aprendiz e desenvolver certas habilidades por meio de jogos que implementam conteúdos educacionais. Possuem a grande vantagem de possibilitar a inclusão do aspecto lúdico no processo de aprendizado, onde o aprendiz é levado a aprender brincando. 25 de março de 2017

Ferramenta educacional Enquanto os outros tipos de softwares educacionais objetivam ensinar de forma direcionada, os simuladores têm uma proposta oposta, não visam ensinar, mas levar o aprendiz ao processo de descoberta da sua própria forma de aprendizado. Sócio-Construtivismo = Construtivismo + Interacionismo 25 de março de 2017

Simuladores Estratégia Exploração autodirigida, ao invés da instrução direta e explícita. Vantagens O aprendiz pode: - experimentar situações de perigo sem riscos (sem se machucar); - tomar atitudes ou cometer erros sem prejuízo (sem desperdício de material). 25 de março de 2017

Escolha do software A escolha deve ser feita por critérios pedagógicos, respondendo a perguntas bem simples: O que este programa se propõe a realizar? O conteúdo trabalhado atinge o objetivo? Quais são os campos conceituais trabalhados? Que atividades podem ser exploradas? O programa é adequado ao nível dos meus alunos? 25 de março de 2017

Escolha do software Fácil de aprender Que tipo de programa deve ser utilizado no ensino? Requisitos: Fácil de aprender Interpretada e interativa (fácil de usar) Flexível Funções matemáticas e gráficas Comandos e documentação em português Baixo custo (código aberto) 25 de março de 2017