Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação das IFES - CGTIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Advertisements

PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
A Gestão Social pode ser vista como...
Desenvolvimento do SIG-IFES
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
Governo Eletrônico para Todos
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Edson Rosa Gomes da Silva
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Promoex 1.5. Resultado Primário estabelecido na LDO - Art. 4 §1º e Art. 9º LRF COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE.
Início: janeiro/2006 Interrupção: junho/2006 Retomada: março/2007 Conclusão: maio /2007 Histórico Fluxus.
Ministério da Cultura.
Cristina Helena Almeida de Carvalho
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
GT Capacitação Profissional Informes Bailon – Coordenador Leme – Relator.
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
CONTENCIOSO E COBRANÇA
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Instituto Nacional de Identificação
Promover com excelência a educação,
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Organização, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Modernas
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
Apresentação de Resultados do Projeto GPC – Gestão por Projetos no Confea Data: 14/12/2007 Coordenador(a): Tatini Brandi Ribeiro.
O CONTROLE NA VISÃO DE GESTORES CONTROLE (segundo o Aurélio) : 1. Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, governo. 2. Fiscalização exercida sobre as.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
MAIO 2010.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Mapeamento de Processos
Certificação Certificação ISO 9001:2000 Experiência da PROCENGE Junho / 2003.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
Desenvolvimento do SIG-IFES
Transcrição da apresentação:

Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação das IFES - CGTIC Clique para adicionar texto

Agenda Quem Somos Grupo Coordenador 2010/2011 Atribuições Como Estamos Agindo ? Desenvolvimento Colaborativo de um SIG Agradecimentos Clique para adicionar texto

Quem Somos Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC) O CGTIC é formado pelos Gestor do órgão de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior O CGTIC foi criado em Maio de 2006 quando os Gestores de TIC das IFES, reunidos em Brasília, em maio de 2006, fizeram a instalação do Colégio de Gestores de TIC, para assessorar a ANDIFES na área de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES. Clique para adicionar texto

Grupo Coordenador do período 2010-2011 Coordenador Geral: Hugo Nascimento (UFG) Coordenador Adjunto: Ademir Dias Lima (UNIRIO) Secretária: Regina Borges de Araujo (UFSCar) Nélio Alves Guilhon (UFMA)  Diego Luís Kreutz (UNIPAMPA) Freud Antonio Martinelli Gomes (UFTM) Jacir Luiz Bordim (UnB) José Queiroz (UFPE) Clique para adicionar texto

Atribuições Elaborar, por iniciativa própria, estudos e projetos de desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação nas IFES; Promover estudos sobre tema de interesse na área de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES; Sempre que possível compartilhar entre as IFES problemas e, quando for possível, desenvolvimento de colaborativo de soluções. Estabelecer intercâmbio com órgãos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação; Clique para adicionar texto

Como Estamos Agindo? Criação de Grupos de Trabalho Serão criados grupos de trabalho para tratar dos seguintes assuntos: Colaboração : Desenvolver documentos com a metodologia para troca, implantação, evolução e manutenção conjunta de sistemas já existentes Desenvolver documentos com a metodologia para o desenvolvimento de novos sistemas (gerencia de projetos, gerencia de requisitos, analise, Projeto) Clique para adicionar texto

Como Estamos Agindo? Elaboração de Edital para aquisição de itens e serviços de TIC Desenvolver Documentos com especificações comuns para equipamentos de TIC com objetivos permite o planejamento comum de aquisições com adesões na origem das IFES, objetivando padronização de soluções e uma economia de escala nas aquisições. Estrutura Organizacional Desenvolver Estudo para dotar os órgãos de TIC das IFES de um modelo de estrutura que reflita a organização a forca de trabalho e subordinação interna que permita a prestação de serviços dentro das modernas técnicas de gestão que esta sendo implantada pelos órgãos de supervisão e controle Clique para adicionar texto

Como Estamos Agindo? Política de Utilização de Recursos Desenvolver documento que reflita de maneira uniforme que permite as IFES trabalhar de maneira preventiva com a adoção de normas e procedimentos que possibilite definir as responsabilidades dos usuários e dos gestores de TIC nos aspectos de segurança da Informação. Sistema Integrado de Gestão Construir um sistema de gestão que será disponibilizados para as IFES com objetivo de resolver os problemas de gestão existentes hoje, e atender as demandas de informação dos órgãos superiores e de controle. Clique para adicionar texto

Desenvolvimento Colaborativo de um SIG O CGTIC/ANDIFES entende que, com a colaboração financeira do MEC, através de um permanente diálogo entre esse ministério e as IFES, e com a participação planejada ou ocasional de outros Ministérios, do TCU, é possível construir um sistema de gestão para as universidades federais de ensino superior que resolva os problemas existentes hoje e que atenda às demandas de interoperabilidade, acessibilidade, segurança e gerência definidas pelo Governo Federal. Benefícios: Padronização nos processos e fluxos internos Rapidez no atendimento de novas demandas Redução de custos de desenvolvimento

Desenvolvimento Colaborativo de um SIG Necessidades: Que o desenvolvimento colaborativo de soluções seja um projeto multi-institucional com total apoio das IFES Compromisso das IFES em disponibilizar fontes e documentação de seus sistemas Que exista um mecanismo de desenvolvimento do sistema integrado e da sua evolução sustentada Editais de contratação de células de desenvolvimento Clique para adicionar texto 10

Desenvolvimento Colaborativo de um SIG Necessidades: Que haja uma política de recomposição e capacitação do quadro de recursos humanos de TI de cada IFES para facilitar a implantação e operacionalizado do sistema integrado Clique para adicionar texto 11

Agradecimentos cgtic2010-gestao@googlegroups.com Clique para adicionar texto