Como lidar com os resultados da avaliação: armazenamento, divulgação e transparência Dagomar Henriques Lima Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
1 -ANS 001- Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo ASOCEA Maio / 2011.
TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO NBR: 10719
Macro Função Auditoria Governamental
Sérgio Elias Vieira Cury
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Planejamento e Execução da Auditoria
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE.
Auditoria da Qualidade
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Métodos Massais Emilio Strack Filipe Netto Gabriela Guimarães
TRANSPARÊNCIA NOS MUNICÍPIOS PARANAENSES Informações Disponibilizadas na Internet AUFC Marco Antonio Gomes da Silva Maio, 2014.
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA – RES. 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Especialização em Gestão de Pessoas
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Os Avanços no século XXI
Relatório de Auditoria
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
TEMA E PROBLEMA.
Formas de vencer a resistência potencial a uma Avaliação Geralmente os administradores, gerentes e encarregados de formular políticas vêem a avaliação.
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
Atuação dos agentes de Controle Social
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Gestão da Qualidade de Projeto
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
Certificação e Auditoria
AUDITORIA E LEGISLAÇÃO FISCAL
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
Recife, 30 de setembro a 02 de outubro de 2015 DESAFIOS DA CONTABILIDADE: GESTÃO, TECNOLOGIA, RISCOS E PERSPECTIVAS.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA A BOA GOVERNANÇA DO CONTROLE
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Requisitos Legais e Outros Requisitos
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
VALORES: Inovação, Cooperação, Comprometimento, Responsabilidade Socioambiental, Lealdade, Iniciativa, Ética, Transparência, Espírito de equipe, Valorização.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 4 Norma EN ISO 14001:2004 Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Definição de papéis de trabalho
A ETAPA DE ACOMPANHAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL.
Auditoria e Controle Interno e Aderência às Normas Internacionais
I I FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO DO PODER JUDICIÁRIO.
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
Transcrição da apresentação:

Como lidar com os resultados da avaliação: armazenamento, divulgação e transparência Dagomar Henriques Lima Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte a Auditoria - Seaud Tribunal de Contas da União – TCU Agosto/2014

Joint Committee on Standards for Educational Evaluation: As avaliações devem fornecer uma descrição completa dos resultados (achados), limitações e conclusões a todos os interessados (stakeholders) ​​a menos que isso viole as obrigações legais ou a propriedade. (P5-Transparência e Divulgação - Adequação) ISSAI 300: Os auditores devem se esforçar para fornecer relatórios de auditoria que sejam abrangentes, convincentes, tempestivos, de fácil leitura e equilibrados. (p. 39- Conteúdo do relatório) Os auditores devem procurar tornar seus relatórios amplamente acessíveis, de acordo com o mandato da EFS. (p. 41- Divulgação do relatório) Normas Internacionais Padrões de Avaliação – Transparência e Divulgação

Ficha resumo

Padrões de Avaliação - Documentação Joint Committee on Standards for Educational Evaluation: As avaliações devem documentar amplamente seus objetivos negociados, o desenho implementado, procedimentos, dados e resultados. (E1-Documentação da Avaliação- Accountability da Avaliação) ISSAI 100: Os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas. (p. 42- Documentação) ISSAI 300:Os auditores devem documentar a auditoria de acordo com as circunstâncias particulares dela. A informação deve ser suficientemente completa e detalhada para permitir que um auditor experiente, sem nenhum contato prévio com a auditoria, possa posteriormente determinar qual o trabalho feito a fim de chegar aos achados, às conclusões e às recomendações da auditoria.(p. 34-Documentação)

Padrões de Avaliação de Programa Joint Committee on Standards for Educational Evaluation: As avaliações devem empregar sistemática coleta de informação, revisão, verificação e métodos de armazenamento. (A5-Gestão da Informação - Acurácia)

Padrões de Avaliação - Comunicação Joint Committee on Standards for Educational Evaluation: As avaliações devem atender à contínua necessidade de informação da sua múltipla audiência. (U7-Comunicação e relatório tempestivos e adequados - Utilidade) ISSAI 100: Os auditores devem estabelecer uma comunicação eficaz durante todo o processo de auditoria.(p. 43- Comunicação) ISSAI 300: Os auditores devem manter comunicação efetiva e adequada com as entidades auditadas e as partes interessadas relevantes durante todo o processo de auditoria e definir o conteúdo, o processo e os destinatários da comunicação para cada auditoria.(p. 29-Comunicação)

Página Fiscalização e Controle (perfil Cidadão)

Página Fiscalização e Controle

Áreas de atuação Subáreas oculta

Ao clicar em qualquer região de Áreas de atuação o conteúdo expande mostrando todas subáreas. Página Fiscalização e Controle

Áreas de atuação expandida Página Fiscalização e Controle