ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Características requeridas do professor
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Pedagogia da pesquisa-ação
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
SÉCULO XX.
Formação por competências
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Curso de Aperfeiçoamento Docente
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Quando falamos em aprender...
A Importância da Educação Continuada
MATEMÁTICA Análise das Questões.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
História nas atuais propostas curriculares
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Planejamento de Ensino
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Universidade Federal de Itajubá
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Docência universitária: repensando a aula
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Professor Dr. Renato Vaz
O computador como Meio e como Fim...
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Faculdade Piaget - Brasil
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

PROFESSOR (A): POR QUE PLANEJAMENTO? PARA TOMAR DECISÕES: por que ensinar? para que ensinar? O que ensinar? O que os alunos precisam aprender? O que é essencial? que recursos utilizar?

O QUE ORIENTA ESSAS DECISÕES? VISÃO DE EDUCAÇÃO VISÃO DE UNIVERSIDADE PROJETO EDUCATIVO DA INSTITUIÇÃO PERFIL DO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO CONCEPÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM E SEU PROCESSO CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

VALORES CONHECIMENTOS DECISÕES HABILIDADES ATITUDES

DECISÕES PLANO AÇÕES CONJUNTO DE DECISÕES TOMADAS PELO PROFESSOR EM RELAÇÃO À DISICIPLINA QUE LECIONA.

OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA ELABORADO ANTES DO INÍCIO DO ANO ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES: NÃO SE TRATA DE INTENÇÕES AÇÕES DO PROFESSOR E DOS ALUNOS NÃO SE TRATA DE PLANO IDEAL DEVE SER FLEXÍVEL

OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA PERMITE ADAPTAÇÕES AO LONGO DO PROCESSO DEVE POSSIBILITAR A CO- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AVALIAÇÃO CONSTANTE NO PROCESSO POSSIBILITA ORGANIZAÇÃO SEQÜENCIAL DE DECISÕES

OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA VISA INFLUENCIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM BUSCA EFICIÊNCIA DEVE SER CLARO E REALIZÁVEL É ELEMENTO DE COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E: COORDENADORES, PROFESSORES, ALUNOS EVITA DUPLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÕES POSSIBILITA INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS

IDENTIFICAÇÃO - CURSO - DISCIPLINA - PROFESSOR - SÉRIE - CARGA HORÁRA - ANO LETIVO

JUSTIFICATIVA: - IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA A JUSTIFICATIVA: - IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL - RELEVÂNCIA DO ENFOQUE A SER ADOTADO EMENTA: EXPLICITAÇÃO DOS OBJETIVOS DE UMA DISCIPLINA - INDICADORES BÁSICOS DO QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER

OBJETIVOS - GERAIS - ESPECÍFICOS São os objetivos que vão nortear as escolhas quanto a: conteúdos, métodos, estratégias, situações de ensino, formas e instrumentos de avaliação OBSERVAÇÕES: DIRECIONAM A AÇÃO DO PROFESSOR - FACILITAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO DEVEM SER REAIS E ATINGÍVEIS DEVEM SEROPERACIONALIZADOS: POR EX:- organizar e comunicar as próprias informações -DEVEM REPRESENTAR AS NECESSIDADES DO INDIVÍDUO QUE APRENDE E O TIPO DE PROFISSIONAL QUE A SOCIEDADE ESTÁ EXIGINDO -

AO REDIGIR OS OBJETIVOS É IMPORTANTE CONSIDERAR: - CONHECIMENTOS: informações, fatos, conceitos, princípios, teorias, etc. - HABILIDADES: refere-se a tudo que o aluno deve aprender a fazer desenvolvendo suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas, sociais. QUE HABILIDADES DEVE TER O PROFISSIONAL DO DIREITO PARA ATUAR COMPETENTEMENTE? - ATITUDES: mudança nos comportamentos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - DATA - CONTEÚDO/ATIVIDADE - OBSERVAÇÕES Importante fazer a distribuição das unidades e atividades durante o ano letivo

METODOLOGIA DE ENSINO RECURSOS - estratégias - técnicas As estratégias e técnicas devem ser adequadas aos objetivos propostos. Exemplos: - técnicas para iniciar um curso - aula expositiva ( dialogada) - debate - estudo de caso - estudo com pesquisa - dinâmica de grupo

BIBLIOGRAFIA BÁSICA -COMPLEMENTAR AVALIAÇÃO - POSTURA AVALIATIVA - CRITÉRIOS - DIVERSIFICAR OS INSTRUMENTOS BIBLIOGRAFIA BÁSICA -COMPLEMENTAR

ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003