ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PROFESSOR (A): POR QUE PLANEJAMENTO? PARA TOMAR DECISÕES: por que ensinar? para que ensinar? O que ensinar? O que os alunos precisam aprender? O que é essencial? que recursos utilizar?
O QUE ORIENTA ESSAS DECISÕES? VISÃO DE EDUCAÇÃO VISÃO DE UNIVERSIDADE PROJETO EDUCATIVO DA INSTITUIÇÃO PERFIL DO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO CONCEPÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM E SEU PROCESSO CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO
VALORES CONHECIMENTOS DECISÕES HABILIDADES ATITUDES
DECISÕES PLANO AÇÕES CONJUNTO DE DECISÕES TOMADAS PELO PROFESSOR EM RELAÇÃO À DISICIPLINA QUE LECIONA.
OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA ELABORADO ANTES DO INÍCIO DO ANO ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES: NÃO SE TRATA DE INTENÇÕES AÇÕES DO PROFESSOR E DOS ALUNOS NÃO SE TRATA DE PLANO IDEAL DEVE SER FLEXÍVEL
OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA PERMITE ADAPTAÇÕES AO LONGO DO PROCESSO DEVE POSSIBILITAR A CO- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AVALIAÇÃO CONSTANTE NO PROCESSO POSSIBILITA ORGANIZAÇÃO SEQÜENCIAL DE DECISÕES
OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA VISA INFLUENCIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM BUSCA EFICIÊNCIA DEVE SER CLARO E REALIZÁVEL É ELEMENTO DE COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E: COORDENADORES, PROFESSORES, ALUNOS EVITA DUPLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÕES POSSIBILITA INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS
IDENTIFICAÇÃO - CURSO - DISCIPLINA - PROFESSOR - SÉRIE - CARGA HORÁRA - ANO LETIVO
JUSTIFICATIVA: - IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA A JUSTIFICATIVA: - IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL - RELEVÂNCIA DO ENFOQUE A SER ADOTADO EMENTA: EXPLICITAÇÃO DOS OBJETIVOS DE UMA DISCIPLINA - INDICADORES BÁSICOS DO QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER
OBJETIVOS - GERAIS - ESPECÍFICOS São os objetivos que vão nortear as escolhas quanto a: conteúdos, métodos, estratégias, situações de ensino, formas e instrumentos de avaliação OBSERVAÇÕES: DIRECIONAM A AÇÃO DO PROFESSOR - FACILITAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO DEVEM SER REAIS E ATINGÍVEIS DEVEM SEROPERACIONALIZADOS: POR EX:- organizar e comunicar as próprias informações -DEVEM REPRESENTAR AS NECESSIDADES DO INDIVÍDUO QUE APRENDE E O TIPO DE PROFISSIONAL QUE A SOCIEDADE ESTÁ EXIGINDO -
AO REDIGIR OS OBJETIVOS É IMPORTANTE CONSIDERAR: - CONHECIMENTOS: informações, fatos, conceitos, princípios, teorias, etc. - HABILIDADES: refere-se a tudo que o aluno deve aprender a fazer desenvolvendo suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas, sociais. QUE HABILIDADES DEVE TER O PROFISSIONAL DO DIREITO PARA ATUAR COMPETENTEMENTE? - ATITUDES: mudança nos comportamentos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - DATA - CONTEÚDO/ATIVIDADE - OBSERVAÇÕES Importante fazer a distribuição das unidades e atividades durante o ano letivo
METODOLOGIA DE ENSINO RECURSOS - estratégias - técnicas As estratégias e técnicas devem ser adequadas aos objetivos propostos. Exemplos: - técnicas para iniciar um curso - aula expositiva ( dialogada) - debate - estudo de caso - estudo com pesquisa - dinâmica de grupo
BIBLIOGRAFIA BÁSICA -COMPLEMENTAR AVALIAÇÃO - POSTURA AVALIATIVA - CRITÉRIOS - DIVERSIFICAR OS INSTRUMENTOS BIBLIOGRAFIA BÁSICA -COMPLEMENTAR
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003