ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Formas de Planejamento
Passos para Revisão do PPP
OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Pólítico-Pedagógico
EQUIPE: CADEP/NRE – TOLEDO/PR Claudete Miola de Castro Dianete Maria Ragazzan Elaine Colletti Trhun Marina Fátima G. de Brito.
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Projeto político-pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Profa Dra Renata Maria Moschen Nascente DEd – Departamento de Educação
Sejam Bem Vindos!!! Eva Maria Oliveira
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Encontro Estadual de Formação
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Revisita ao PPP.
O Projeto Político Pedagógico é...
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA PERSPECTIVAS PARA REFLEXÃO EM TORNO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO REFLEXÃO SOBRE AS FINALIDADES DA ESCOLA UM CONVITE À REFLEXÃO REFLEXÃO SOBRE AS FINALIDADES DA ESCOLA DEFINIÇÃO DE SEUS CAMINHOS OPERACIONALIZAR AS AÇÕES ENVOLVIMENTO COLETIVO COMPROMISSO COLETIVO FRUTO DE REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO

O que orienta essas decisões? O CONHECIMENTO E ANÁLISE DA REALIDADE DA ESCOLA: PESQUISA, OBSERVAÇÃO. COLOCAR UMA LENTE DE AUMENTO APRENDENDO AS FORÇAS QUE A IMPULSIONAM E QUE A RETÊM SELEÇÃO DE VALORES A SEREM BUSCADOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

VISÃO DE ESCOLA CONTEXTO INTERNO E EXTERNO HISTÓRIA VALORES DECISÕES VISÃO DE ESCOLA CONTEXTO INTERNO E EXTERNO INSTITUÍDO INSTITUINTE

DECISÕES PROJETO AÇÕES O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NÃO VISA UM REARRANJO FORMAL DA IE, MAS A UMA QUALIDADE EM TODO O PROCESSO VIVIDO.

CARACTERÍSTICAS DO PPP QUANTO À CONCEPÇÃO SER UM PROCESSO PARTICIPATIVO DESVELAR OS CONFLITOS E AS CONTRADIÇÕES PROJETO COMUM, COLETIVO, AUTONOMIA DA ESCOLA OPÇÕES DEFINIDAS PARA SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS EXPLICITAR O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

CARACTERÍSTICAS DO PPP QUANTO À EXECUÇÃO NASCE DA PRÓPRIA REALIDADE É EXEQUÍVEL, PREVÊ CONDIÇÕES PARA O DESENV. E AVALIAÇÃO IMPLICA AÇÃO COLETIVA ARTICULADA É CONSTRUÇÃO PAULATINA: PROCESSO E PRODUTO

NOVA LDB E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ARTIGO 12, INCISO I: os estabelecimentos de ensino,..terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica Projeto Pedagógico, Plano de Ensino, Plano de Atividades Aponta um rumo, direção, um sentido explícito compromisso coletivo envolver a equipe escolar: aprender a pensar e realizar o fazer pedagógico de forma coerente requer ousadia e referencial teórico metodológico

EXIGÊNCIAS PARA CONSTRUÇÃO DO PPP - TAREFA DA ESCOLA - CONSIDERAR AS CONDIÇÕES REAIS DA ESCOLA - CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, DE HOMEM, DE SOCIEDADE E DE ESCOLA - DÁ UMA NOVA IDENTIDADE À ESCOLA QUALIDADE SOCIAL: FORMAL/TÉCNICA E POLÍTICA

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PPP -É DINÂMICO -EXIGE ESFORÇO COLETIVO E COMPROMETIMENTO - NÃO É APENAS A ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTO ESCRITO - DEVE SER LEGITIMADO NA AÇÃO - DESAFIO DA MUDANÇA E DA TRANSFORMAÇÃO - MUDANÇA NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO - MUDANÇA NA FORMA DE GESTÃO

DIMENSÕES DA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA FINANCEIRA PEDAGÓGICA AUTONOMIA DA ESCOLA Autonomia não é um valor absoluto, fechado em si mesmo, mas um valor que se determina numa relação de interação social. DIMENSÕES DA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA FINANCEIRA PEDAGÓGICA

AUTONOMIA PEDAGÓGICA Caberá à escola: - Explicitar objetivos - selecionar e organizar o currículo ( legislação) - introduzir metodologias inovadoras - avaliar desempenho docente e discente - decisões sobre currículo: concepção, execução, avaliação - estabelecer cronogramas, calendários. - formação continuada

- - FILOSÓFICO-SOCIOLÓGICOS - EPISTEMOLÓGICOS - DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PRESSUPOSTOS NORTEADORES DO PPP - - FILOSÓFICO-SOCIOLÓGICOS - EPISTEMOLÓGICOS - DIDÁTICO-METODOLÓGICOS

METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DO PPP ATO SITUACIONAL: ONDE ESTAMOS? O QUE É? ATO CONCEITUAL (DOUTRINAL): ONDE QUEREMOS CHEGAR? UTOPIA POR QUÊ? PARA QUÊ? ATO OPERACIONAL: QUE AÇÕES IMPLEMENTAR? COMO AGIR?

Projeto Político Pedagógico: a carta de navegação da Escola CONSTRUÇÃO COLETIVA COMPROMISSO POLÍTICO-SOCIAL DO PEDAGOGO GESTOR ESCOLAR COORDENADOR PEDAGÓGICO ORIENTADOR EDUCACIONAL DOCENTE AUTONOMIA IDENTIDADE INOVAÇÃO SINGULARIDADE REFLEXÃO PARTICIPAÇÃO COMPROMISSO