Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Aprender ao Longo da Vida
Protagonismo Juvenil Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Projeto Político-Pedagógico
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Tecnologia e Educação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Modelo de Excelência em Gestão
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
- Minister (subordinação ou obediência)
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Teorias Modernas de Gestão
Trabalhando com Grupos
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
O profissional da gestão escolar e suas implicações
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Revisita ao PPP.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
twitter.com/funasa.
GESTÃO ESCOLAR Professora: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva UNISAL/LORENA.
Transcrição da apresentação:

Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva GESTÃO ESCOLAR Professora: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva UNISAL/LORENA

Administração, gerência ou gestão? ADMINISTRAÇÃO, substituída – nova dinastia com a expressão GERÊNCIA. Na última década, a palavra GESTÃO ganha nova nobreza. GESTÃO a idéia de dirigir e de decidir, mas ainda pela novidade, sem revelar os preconceitos dos termos anteriores. GESTÃO deve ser uma atividade facilitadora e estruturada na definição e na prática desses objetivos EDUCACIONAIS. GESTÃO é um componente decisivo na eficácia escolar, educação e o ensino. A prática administrativa, a GESTÃO escolar, devem estar a serviço do pedagógico, do educacional.

Exige – planejamento em equipe, envolvendo todas as pessoas. O CONTEXTO ATUAL E OS ESTILOS DE GESTÃO MUNDO - ALDEIA GLOBAL MUNDO – SISTEMA ABERTO, PRÓXIMO, INTERLIGADO TAYLOR À TEORIA DA CONTINGÊNCIA UM LONGO CAMINHO... TEORIA DA CONTINGÊNCIA = Relativo, contingente, nada é absoluto, não existe uma única e exclusiva melhor maneira de administrar ou de organizar. As empresas bem sucedidas aprendem a adaptar-se às demandas ambientais. Para mudar a empresa precisa – ambiente de mudanças, inovação e criatividade. Exige – planejamento em equipe, envolvendo todas as pessoas.

VERDADEIRO LÍDER – é conhecido pelos liderados. FLEXIBILIDADE é necessária não só em função das grandes transformações do mundo hoje, mas principalmente porque essas mudanças se acentuarão em grau, velocidade e complexidade. VISÃO ESTRATÉGICA – antever o futuro SER DIRIGENTE – reger uma orquestra, onde as partituras mudam a cada instante e os músicos têm liberdade para marcar seu próprio compasso. PODER – pressupõe liberdade e participação para o alcance de objetivos comuns. MOTIVAÇÃO – possibilita a congruência entre desejos e aspirações individuais com as necessidades do bem comum. Cooperação e colaboração são essenciais. VERDADEIRO LÍDER – é conhecido pelos liderados. LIDERANÇA é: habilidade humana e gerencial; alcançável por pessoas comuns; produto de habilidades e conhecimentos aprendidos; forma de comunicação e articulação existente nas pessoas para garantir o alcance de propósitos comuns.

GESTÃO ESCOLAR 1) A ESCOLA COMO FOCO DE ANÁLISE: A MESO-ABORDAGEM As instituições escolares adquirem uma dimensão própria, enquanto espaço organizacional, onde também se tomam importantes decisões educativas, curriculares e pedagógicas. MOBILIZAÇÃO DO CONJUNTO DE PROFISSIONAIS – (TRABALHO COLETIVO) TERRITORIALIDADE ESPACIAL E CULTURAL JOGO DOS ATORES – INTERNO E EXTERNOS AUTONOMIA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO GESTÃO PARTICIPATIVA – PROFESSORES E DIREÇÃO = TRAZER COMUNIDADES LOCAIS PARA DENTRO DA ESCOLA

FINALIDADE DA ESCOLA A ESCOLA É UMA ORGANIZAÇÃO QUE TEM POR FINALIDADE O DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO DE CAPACIDADES COGNITIVAS, AFETIVAS E PSICOMOTORAS. VISA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA MORAL E INTELECTUAL DOS SUJEITOS PARA A FORMAÇÃO, CIDADANIA E PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO.

A ESCOLA E O APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO AO PROCESSO DE GESTÃO CABE CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE O PROCESSO DE BASE CONTE COM REFERENCIAIS E RECURSOS, PRINCIPALMENTE HUMANOS, ADEQUADOS. UMA CULTURA E UM CLIMA ORGANIZACIONAL DE MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS DE GESTÃO SÃO NECESSÁRIOS PARA ASSEGURAR QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS E FORMAÇÃO COM COMPETÊNCIA, EM UM CENÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO DE MUDANÇAS CONSTANTES. A ESCOLA E O APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

Direção tem que enfrentar desafios ASSUMIDOR DE COMPROMISSOS O Diretor de Escola é a figura central do processo educacional dentro da escola que dirige. VISIONÁRIO ASSUMIDOR DE COMPROMISSOS PENSADOR SENSÍVEL CORAJOSO TOMAR DECISÕES O Diretor de Escola tem que liderar, ter posturas firmes e exemplos a serem seguidos.

NOVO PERFIL DO GESTOR SOCIEDADE PÓS-MODERNA E SUAS DEMANDAS PARA A ESCOLA CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE CAPACIDADE DE GERENCIAR UM AMBIENTE CADA VEZ MAIS COMPLEXO CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO MANEJO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES DISPOSIÇÃO DE ASSUMIR RESPONSABILIDADE PELOS RESULTADOS ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

ESCOLA >> EDUCAÇÃO DE QUALIDADE >>> REQUER ALTERAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES QUE VALORES DEVEM SER TRABALHADOS PELA ESCOLA? COMPROMISSO DOS EDUCADORES QUE EDUÇÃO PRATICAMOS? A SERVIÇO DE QUEM E DE QUE EDUCAMOS?

Direção tem que enfrentar desafios ATENÇÃO E RESPEITO PELA DIVERSIDADE PREOCUPAÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Perez Gómez FUNÇÃO COMPENSATÓRIA ATENÇÃO E RESPEITO PELA DIVERSIDADE CONSIDERAR E TRABALHAR A REALIDADE DO ALUNO EM SEUS ASPECTOS INFORMATIVOS E COMPORTAMENTAIS

Direção tem que enfrentar desafios APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É PREOCUPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DIFERENTES CONCEPÇÕES DE GESTÃO DIFERENTES COINCEPÇÕES DE ENSINO -APRENDIZAGEM COMPETÊNCIAIS E HABILIADES: REFLEXÃO AUTO-AVALIAÇÃO - AÇÃO PRÁXIS: AÇÃO –REFLEXÃO -AÇÃO

Direção tem que enfrentar desafios VALORIZAÇÃO DO ASPECTO HUMANO: ERA DAS RELAÇÕES HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO CONHECIMENTO E VIDA ( Maturana e Varela) LINGUAGEM COMUNICAÇÃO PAPEL DO GESTOR, DA GESTÃO PAPEL DO PROFESSOR, DA DOCÊNCIA