AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Liliani Lecco Dettogni
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
O sucesso do trabalho pedagógico
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Quando falamos em aprender...
Tipos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
FORMAÇÃO CONTINUADA II
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
A vida na universidade.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Universidade Federal de Uberlândia
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OFICINAS. ✔ Estratégia de formação ✔ Lugar de transformações (interação entre experientes que se empenham em conjunto): ✔ no aprofundamento de uma compreensão;
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Cristiane Jonas Francisconi
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Saberes docentes.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Transcrição da apresentação:

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA- 2006

Questões: O que é ser aluno? O que é ser um aluno universitário?

O ambiente universitário. novidade perplexidade O ambiente universitário novidade perplexidade adaptação expectativas - o que o aluno busca no Ensino Superior? - qual a dinâmica da Universidade? - O que este ambiente “novo” requer ?

O QUE É ENSINO -APRENDIZAGEM? ALUNO? PROFESSOR? SALA DE AULA?

Ensinagem supõe o aprender. Natureza do ensinar: atividade social cuja finalidade é assegurar a aprendizagem. DO ENSINAR À ENSINAGEM Ensinagem supõe o aprender.

Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1 Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1. professor mediador e provocador do processo 2. aluno sujeito-ativo : auto-atividade Aprendizagem requer compreensão do conteúdo pelo aluno. Compreender: apreender em conjunto.

O grande desafio é a abstração, generalização, aplicação. Autonomia Intelectual. Aprender não é só assistir às aulas, mas é “assistir” as aulas. A ação de aprender não é passiva. Exige informar-se, exercitar-se, instruir-se. IMPORTANTE!!!

Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica. EXIGE: - DO PROFESSOR: - Presença mediadora na: - Mobilização/Problematização - Construção - Elaboração da síntese - DO ALUNO: - Presença atuante na: - construção do conhecimento - problematização - elaboração da síntese

Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - operacional - pesquisa - estudo individual - seminários - exercícios - atividades de análise e síntese

Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - pesquisa - estudo individual REQUER - leitura e interpretação - raciocínio - compreensão - expressão oral - expressão escrita - seriedade, disciplina e cooperação - auto-avaliação

O contrato didático

O que é? O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. (Niquini,1999)

Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.

Em outras palavras.... Cada vez que um professor tem a intenção de ensinar um saber aos alunos, aí se instala um processo – um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento.

O contrato didático reúne três elementos: o aluno sujeito que aprende; o professor sujeito ensinante; o saber objeto a ser ensinado e apreendido.

A responsabilidade dos participantes O contrato didático é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso, o contrato só passa a existir com a existência de todos os indivíduos envolvidos. Nunca apenas um dos lados poderá ser totalmente responsabilizado pela eficácia do contrato. O acordo deve ser recíproco.

Ações do aluno no contrato - Colaborar com o professor, - Sustentar as situações colocadas por ele, - Colaborar com os colegas, - Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos, - Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.

Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar na Universidade, Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.

Conhecimento: é o saber Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos, fórmulas. Habilidade: é o saber fazer. É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática. Atitudes: é o saber ser, o saber conviver. Atitude profissional calcada em valores e na ética.

Adotar posturas de civilidade, Assumir com seriedade seu ofício de aluno no contrato didático, Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,

Exigir o cumprimento do contrato didático, Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da instituição, Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato didático – aluno e professor.

É impossível ser feliz sozinho.

Maturidade Autonomia Intelectual Responsabilidade Compromisso Postura Atendimento às normas