AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA- 2006
Questões: O que é ser aluno? O que é ser um aluno universitário?
O ambiente universitário. novidade perplexidade O ambiente universitário novidade perplexidade adaptação expectativas - o que o aluno busca no Ensino Superior? - qual a dinâmica da Universidade? - O que este ambiente “novo” requer ?
O QUE É ENSINO -APRENDIZAGEM? ALUNO? PROFESSOR? SALA DE AULA?
Ensinagem supõe o aprender. Natureza do ensinar: atividade social cuja finalidade é assegurar a aprendizagem. DO ENSINAR À ENSINAGEM Ensinagem supõe o aprender.
Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1 Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1. professor mediador e provocador do processo 2. aluno sujeito-ativo : auto-atividade Aprendizagem requer compreensão do conteúdo pelo aluno. Compreender: apreender em conjunto.
O grande desafio é a abstração, generalização, aplicação. Autonomia Intelectual. Aprender não é só assistir às aulas, mas é “assistir” as aulas. A ação de aprender não é passiva. Exige informar-se, exercitar-se, instruir-se. IMPORTANTE!!!
Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica. EXIGE: - DO PROFESSOR: - Presença mediadora na: - Mobilização/Problematização - Construção - Elaboração da síntese - DO ALUNO: - Presença atuante na: - construção do conhecimento - problematização - elaboração da síntese
Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - operacional - pesquisa - estudo individual - seminários - exercícios - atividades de análise e síntese
Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - pesquisa - estudo individual REQUER - leitura e interpretação - raciocínio - compreensão - expressão oral - expressão escrita - seriedade, disciplina e cooperação - auto-avaliação
O contrato didático
O que é? O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. (Niquini,1999)
Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.
Em outras palavras.... Cada vez que um professor tem a intenção de ensinar um saber aos alunos, aí se instala um processo – um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento.
O contrato didático reúne três elementos: o aluno sujeito que aprende; o professor sujeito ensinante; o saber objeto a ser ensinado e apreendido.
A responsabilidade dos participantes O contrato didático é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso, o contrato só passa a existir com a existência de todos os indivíduos envolvidos. Nunca apenas um dos lados poderá ser totalmente responsabilizado pela eficácia do contrato. O acordo deve ser recíproco.
Ações do aluno no contrato - Colaborar com o professor, - Sustentar as situações colocadas por ele, - Colaborar com os colegas, - Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos, - Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.
Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar na Universidade, Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.
Conhecimento: é o saber Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos, fórmulas. Habilidade: é o saber fazer. É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática. Atitudes: é o saber ser, o saber conviver. Atitude profissional calcada em valores e na ética.
Adotar posturas de civilidade, Assumir com seriedade seu ofício de aluno no contrato didático, Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,
Exigir o cumprimento do contrato didático, Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da instituição, Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato didático – aluno e professor.
É impossível ser feliz sozinho.
Maturidade Autonomia Intelectual Responsabilidade Compromisso Postura Atendimento às normas