APO ( Escola de Administração por Objetivos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

BENCHMARKING.
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
PETI Planejamento Estratégico de TI
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Estratégica
Administração por Objetivos (APO)
Administração Financeira III
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Teoria Neoclássica da Administração
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Gestão do desempenho de pessoas
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Funções da Administração
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Funções Administrativas
Revisão 2 b.
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
Funções de administração
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Teoria Geral da Administração
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Planejamento Organizacional Integrado
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Capítulo 1 A administração hoje.
Planejamento OrganizaçãoControle Direção AMBIENTE EXTERNO Entrada Insumos Saídas Resultados Feed - back M. BERENGUER - adm25.ppt.
Técnico em Administração
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Controle de Qualidade Total
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Balanced Scorecard.
Disciplina: Controladoria
Perspectiva estratégica da qualidade
Análise das Demonstrações Contábeis
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Controle da Qualidade Total
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica de Negócios
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PETI Planejamento Estratégico de TI
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Contabilidade Gerencial
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos
Transcrição da apresentação:

APO ( Escola de Administração por Objetivos) Prof Elcio Henrique dos Santos – TAO I

Origens A origem da APO esta baseada na mudança do enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades – meios e passou às atividade - fim, aos resultados e objetivos alcançados.

APO Peter F. Drucker é considerado o seu criador ao lançar o livro Prática da administração de empresas, em 1954. A Escola de Administração por Objetivos, é considerada por muitos como a escola que fortaleceu a autoridade de cada chefe de área ou departamento.

O que foi a APO ? É um sistema de gerências em que chefias e subordinados estabelecem objetivos e metas para suas respectivas áreas de responsabilidades, formulam planos para atingir as metas especificadas, definem padrões para medir o desempenho e fazem o acompanhamento periódico do progresso obtido.

APO Os resultados são particularmente especiais na APO, e contribuem significativamente para o grande prestígio desse método. A APO investe no objetivos e metas a serem alcançados, demonstrando ser de grande valia no planejamento empresarial. Como vantagens da APO podemos citar : Controlar seu próprio desempenho Método disciplinador do crescimento da empresa Equilíbrio dos objetivos a longo e a curto prazo Aproveitamento da capacidade dos gerentes, o trabalho em equipe e a melhoria das relações entre chefe e subordinados.

CARACTERÍSTICAS DA APO Os objetivos devem ser estabelecidos em conjunto entre os subordinados e seus chefes, de modo que exista um comprometimentos conjunto para que a empresa atinja o máximo de eficiência. A Apo dá grande ênfase ao controle. Para isso é necessário ter critérios quantitativos de mensuração dos resultados. Deve haver um processo de revisão regular do processo, permitindo efetuar as mudanças necessárias e adequando – o à situação desejada.

CARACTERÍSTICAS DA APO Há uma necessidade de grande participação tanto do chefe como dos subordinados, existindo intensa interação chefe – subordinado. Por uma lado deve haver o envolvimento do chefe desde o estabelecimento dos objetivos, passando pelo controle, até o resultado final, por outro, a necessidade de subordinados devidamente treinados e preparados para desempenhar as funções determinadas pela APO.

LIMITAÇÕES DA APO A implantação da APO coloca a empresa diante de uma série de obstáculos, comuns à implantação de qualquer novo programa, como : Falta de apoio. Resistência às mudanças. Dificuldades no estabelecimento de metas e objetivos Deficiência na comunicação em sentido vertical e horizontal ( seria a primeira meta a ser alcançada).

A METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DA APO O processo de implatanção do sistema deve adotar os seguintes passos : Exposição do assunto e apoio da direção integral. Palestra para os gerente de divisões. Preparação das áreas, lista de objetivos. Discussão coma Diretoria sobre a situação e objetivos. A Diretoria faz um Exame da Situação. Seleção de temas por áreas. Feedback. Elaboração dos Planos Estratégicos. Elaboração dos Planos Táticos. Definição de objetivos e metas Departamentais. Fixação de metas Individuais. Acompanhamento e análise periódicas dos resultados.

APO Existem três fontes geradoras de objetivos a serem explorados por uma empresa: A primeira esta situada no ambiente externo, com seus recursos e oportunidades, cujas as limitações não podem ser esquecidas. Segunda fonte é a expectativa dos dirigentes, acionistas e proprietários. A terceira é a própria empresa e tudo o que ela pode vir a trabalhar em benefícios próprio. Muitos dos objetivos são temporais, e geralmente definidos pelos prazo de um ano; outros; programáveis a longo prazo.

CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Os Objetivos podem ser classificados em: Internos Lucratividade Crescimento Liderança Produtividade Harmonia na equipe etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Os Objetivos podem ser classificados em: Externos Satisfação do Cliente Prestígio na Comunidades etc.

Características dos Objetivos Os objetivos devem ser claros, específicos, tangíveis e alcançáveis. Claros : Fáceis de entender. Específicos : Visar um campo determinado. Tangíveis : Demarcados e definidos. Alcançáveis : Passíveis de obter.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA Sempre que houver dúvidas, devemos dar preferência a objetivos que tenham maior impacto no resultados, exijam maior esforço, dêem maior rentabilidade, empreguem somas menores, sejam mais seguros e concretamente definidos, assegurem retorno mais rápido do capital aplicado e tenham liquidez.

QUANDO MUDAR OS OBJETIVOS Os objetivos mudam para atender a outras mudanças: o ambiente, dos indivíduos e até da própria organização, não se devendo insistir naqueles incompatíveis com a sua realidade.

A ADM POR OBJETIVOS EM AMBIENTE DIFÍCEIS Em tempos difíceis é mais complicado administrar, mas, paradoxalmente, a empresa pode crescer e ganhar mais nesses período, desde que sejam tomadas as decisões corretas. Algumas recomendações para tempos difíceis. ( página 125).

Fim ! Fim !