IVA – cobrança e redistribuição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Reforma Tributária e o Desenvolvimento
Advertisements

1 FRAGILIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS ESTADUAIS.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Seminário Internacional Política Tributária e Coesão Social – os impostos sobre o consumo TRIBUTAÇÃO ESTADUAL SOBRE O CONSUMO Leonardo Gaffrée Dias Diretor.
SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO:
Assessoria Econômica da FEDERASUL Relação Fiscal: RS x Brasil.
Reforma Tributária PEC 233/08 Porto Alegre (RS), 05 de novembro de 2008.
BRUNI Capítulo Efeito dos tributos sobre custos e preços Gestão de Custos e Formação de Preços Adriano Leal Bruni
Tributação “Ad Rem” de Cervejas no Brasil
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria-Executiva 1 Seminário de Política Tributária e Desenvolvimento Regional: O Desafio da Reforma Brasília, 18 de abril de.
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
COMPETIÇÃO FISCAL E DESIGUALDADES REGIONAIS
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
REFORMA TRIBUTÁRIA REFORMA TRIBUTÁRIA DESTAQUES DA PEC N.º 233/08 Belém (PA), Reunião Preparatória para a Marcha dos Prefeitos.
A Reforma Tributária e a Federação: O IVA e a proposta para a transição Fernando Rezende Belém, Abril 2007.
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
REFORMA TRIBUTÁRIA : ASPECTOS RELEVANTES
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Reforma Tributária Brasília, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento.
SINDICOM Fundado em 1941, com sede no Rio de Janeiro
Retrospecto Histórico Substitutivo Mussa Demes Governo FHC PEC 175/95 Substitutivo Mussa Demes PEC 285/04 e 293/04 Governo Lula PEC 31/07 (Virgílio)
SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA
2º Fórum Nacional de Tributação em Energia
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.
JUSTIÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA: Progressividade da tributação e
O ESTADO, O DESENVOLVIMENTO E A FEDERAÇÃO
JOZÉLIA NOGUEIRA BROLIANI PROCURADORA DO ESTADO
Tributação nas Operações de TIC
Reforma Tributária: consolidando o desenvolvimento Ministro Paulo Bernardo 17 de abril de 2008 Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Reforma Tributária - Perspectivas PEC 233/2008
Desafios Contemporâneos na Administração Tributária
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
Equilibrar Participação e Distribuição de Receitas. Fortalecer a Federação Fernando Bezerra Coelho Congresso Pernambucano de Municípios. 19 de março de.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
A Reforma Tributária: O Governo já fez a sua E o Novo Projeto.
Receita Federal Ministério da Fazenda Brasília – Fevereiro, 2008 Carga Tributária no Brasil 2008 Brasília DF – Julho 2009 Análise por Tributo e Bases de.
Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade com a complexa legislação.
A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA DAS CIDADES E DOS MUNICÍPIOS
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação para X Marcha dos Prefeitos Abril.
DEPECON – Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA PEC 233/2008 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
Contabilidade Comercial
Cúpula Justina Rio de Janeiro, 21 de junho de 2013 Everardo Maciel Pacto federativo, atração de investimentos e desenvolvimento regional equitativo.
1º Seminário de Política Tributária GLOBALIZAÇÃO E TRIBUTAÇÃO Brasília – Brasil Considerações sobre o Aproveitamento das Bases de Incidência – O Caso Brasileiro.
Exercícios DRE.
FABAVI – 08/2010 Dalton Dutra Msc
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
Ana Rita Belens / Lívia Oliveira / Roberto Rivelino / José Carlos
Federalismo Fiscal Brasileiro
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Cálculos Fiscais - ICMS
Seminário Internacional “O ICMS e o futuro dos Estados” A administração tributária em tempo de reforma do sistema A experiência recente da CAT no debate.
OS OBJETIVOS DA POLÍTICA FISCAL
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Secretaria da Receita Federal TRIBUTAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Sistema Atual e Perspectivas Brasília, Dezembro de 2004.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS instrumentos, avanços e oportunidades A VISÃO DA INDÚSTRIA.
Câmara dos Deputados Comissão Especial do Pacto Federativo Brasília, 16 de junho de 2015 Everardo Maciel REPACTUAÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL.
GEAD: AS ESTRUTURAS E MEIOS DO ESTADO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO DESEQUILÍBRIO DO ESTADO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PRS 01/2013 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO – CDR PROF. DR. MAURO BENEVIDES FILHO. 21 DE OUTUBRO DE 2015.
Ministério da Fazenda 1 Reforma Tributária Apresentação para Reunião do Grupo Temático da Reforma Tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e.
Ministério da Fazenda 1 Apresentação do Ministro Guido Mantega para o Grupo Temático “Reforma Tributária” do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Sistema Nacional de Educação Cooperação e definição de responsabilidades Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de.
Transcrição da apresentação:

IVA – cobrança e redistribuição Intercâmbio de informações ENCAT – Belém 9 e 10 de Junho

Os dados de partida PIB – 1.556.182 milhões de Reais Terciário 50,08% Secundário 34,80% Primário 8,9% ARRECADAÇÃO % PIB ICMS 138,30 7,84% IPI 21,10 1,19% C. SOCIAIS 164,70 9,34% P. SOCIAL 93,80 5,32% ISS 10,90 0,62%

PARTILHA – A solução brasileira 1988 Cada ente fica com um imposto. Algumas receitas partilhadas – IPI, ICMS, Renda; Consequências: emulação entre entes (concorrência fiscal), fracionamento da base de consumo, indução à fraude, não cobrança da receita potencial, escassez de recursos para a infraestrutura em prejuízo do desenvolvimento econômico e da redistribuição, soluções alternativas (contribuições da União não distribuíveis).

SOLUÇÕES Repensar o sistema > IVA? Melhorar o sistema > Cadastro harmonizado e compatível, SINTEGRA operativo, troca de informações com base em dados fiáveis e existentes no sistema (e.g. fatura, guia de transporte e verificação eletrónicas)

REPENSAR O SISTEMA Base de trabalho: Respeito pelas autonomias? Base alargada? Alíquotas harmonizadas no respeito pela autonomia? Isenções limitadas? RESPOSTAS: IVA de base federal? IVA de base estadual?

REPENSAR O SISTEMA IVA de base federal: Modelo: Fusão IPI, PIS, COFINS, ICMS; Ficam de fora os serviços A base mantém-se reduzida Retira-se autonomia aos Estados Mantém-se a partilha com os Municípios? Como assegurar a redistribuição? – automática? No controlo da União? No controlo de órgão colegial coparticipado?

REPENSAR O SISTEMA IVA de base estadual: Modelo: IPI (parte), ICMS, ISS (parte ou total) Engloba toda a base de consumo Deixa a Segurança Social e os seletivos com a União (PIS,COFINS, IPI seletivo) Mantém-se uma autonomia harmonizada entre os Estados e a partilha com os municípios Resolvem-se os estrangulamentos econômicos e atinge-se a neutralidade Aumento da receita

DESAFIOS Fundo de desenvolvimento regional? Mecanismos de compensação financeiros? Planos interestaduais e regionais?

MELHORAR O SISTEMA ENCAT – promover o conhecimento e a eficácia do sistema Cadastro harmonizado e compatível SINTEGRA operativo, troca de informações com base em dados fiáveis e existentes no sistema fatura, guia de transporte e verificação eletrônicas

OS DESAFIOS Encontrar soluções técnicas que permitam o desenvolvimento do sistema e preparem a sua reforma Identificar os estrangulamentos e propor soluções para os mesmos Pensar as soluções tecnicamente suportadas e eficazes Saber negociar após identificação do bem comum