O Cotidiano da Educação Infantil

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Transcrição da apresentação:

O Cotidiano da Educação Infantil Por Maria Manuela Moraes Disciplina: Psicologia e Educação Professor Dr. Paulo Gurgel

Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica. Existem dois tipos de Educação Infantil: há “Educação Infantil dos Pobres” e a “Educação Infantil dos Ricos”. A “Educação Infantil dos Pobres” baseia-se na concepção de que as crianças das classes trabalhadoras têm deficiências de todos os tipos (nutricionais, culturais, cognitivas, etc). As mães da classe trabalhadora precisam de algum lugar onde possam deixar seus filhos durante o dia, e para isto foram criadas as creches e pré-escolas públicas, local onde as crianças poderiam suprir as carências provenientes do seu meio ambiente social.

Do outro lado, temos a “Educação Infantil dos Ricos” Do outro lado, temos a “Educação Infantil dos Ricos”. Ela também foi criada devido à necessidade que as mulheres/mães, hoje em dia, têm de trabalhar fora de casa, mas apresenta concepções e práticas diferentes. Os pais, neste caso, pagam caro para que as crianças freqüentem as “escolinhas”. Aqui a Educação Infantil tem a função de preparar a criança para o ingresso, com sucesso, na primeira série do Ensino Fundamental.

A Educação Infantil surgiu quando as mulheres precisavam buscar seu espaço no mercado de trabalho. Por isso a educação das crianças de 0 a 6 anos desempenha um importante papel social. Entretanto, não pode ser considerada substituta das mães, o que acarreta uma confusão de papéis acerca da função da Educação Infantil.

Atividades permanentes São aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. A escolha dos conteúdos que definem o tipo de atividades permanentes a serem realizadas com freqüência regular, diária ou semanal, em cada grupo de crianças, depende das prioridades elencadas a partir da proposta curricular. Consideram-se atividades permanentes, entre outras:

ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e músicas brincadeiras no espaço interno e externo; roda de história; roda de conversas; ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e músicas atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que as crianças possam ficar sozinhas se assim desejarem; Cuidados com o corpo

Atividades de Educação Artística Desenho Rabisco inicial Camuflagem Desenho abstrato Giz molhado Lápis de cera e barbante Lápis de cera com recorte Desenho com carvão Desenho com cores da natureza Desenho com gude Desenho com pincel atômico Lápis de cera sobre lixa Lápis de cera com silhuetas Ditado gráfico Lápis de cera e vela Lápis de cera sobre lápis cera Desenho livre

Atividades de Educação Artística Pintura Pintura a dedo Pintura de sopro Pintura com bucha Pintura espontânea Pintura com lápis de cera e guache Pintura com anilina e lápis de cera branco Pintura com flores da natureza Pintura com papel crepom Pintura com barbante Carimbos decorativos Pintura com pena de galinha Pintura a guache Guache sobre papel molhado Pintura com gauche e lápis de cera Pintura lavada Pintura com anilina e água sanitária Pintura com papel crepom e água sanitária Pintura no papel de ceda branco Pintura com escovinha Gravura sobre papel

Atividades de Educação Artística Recortes e Colagens Colagem com aparas de lápis Colagem com forminhas de doces Colagem com paus de fósforo ou picolé Colagem com papel colorido Colagem com cereais Colagem com papel rasgado Montagem de cena Colagem com coisas da natureza Colagem de sucatas Animais diversos objetos Colagem com farinha de mandioca e serragem Colagem com retalho Colagem com barbante Colagem com papel amassado Colagem de montagem de cenas Colagem com macarrão

Atividades de Educação Artística Dobraduras Barquinho Chapéu Caixinha Animais Planadores Casinha Estrelas Flores Brinquedos voadores

Atividades de Educação Artística Músicas Músicas folclóricas Confecção de instrumentos de bandinha

Atividades de Educação Artística Artes Cênicas Dramatização de histórias e Datas Comemorativas Pantomimas Imitações Mímicas

Tipos de Músicas Infantis Canções de ninar: Canções que falam do momento de ir dormir, da noite, do sonho e do dia-a-dia das crianças Canções curiosas: Músicas que fazem parte do imaginário da criança, que entretêm de forma divertida e insistente. Cantigas de roda Músicas de roda e folclórica, da cultura musical brasileira Músicas com desenho animado (Power Rager, Pokemom...)

Tipos de Músicas Infantis Instrumentos de percussão brasileiros Exemplifica de forma sonora os diferentes instrumentos musicais, suas origens, sua forma de produção, bem como suas funções ao se integrarem a outros instrumentos. Sons. Canções para homenagear Músicas de festas (temas específicos) Músicas com brincadeiras ( Chicotinho queimado, Escravo de Jó, Bom Vaqueiro...) Músicas com histórias (Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve...)

Alguns Motivos para a Criança Brincar!!! Aumenta a integração com outras crianças. Exercita a imaginação e a criativa. Desenvolve a coordenação motora. Aumenta a independência. Diminui a agressividade. Ajuda a resgatar a cultura popular.

Músicas- Jogos Brincadeiras Amarelinha Cartas Fruta Bom Vaqueiro Pião Quebra pote Escravo de Jó Dama Cruzadinha Anelzinho Xadrez Pipa Lagarta Pintada Cacique Jogo da Velha Elástico Fita (anjo bom, anjo mal) Bola Capitão(pedras) Vizinho Bingo Somos três marinheiros Gato comeu Gude (profissão) Pega Varetas Boneco de lata Chicotinho queimado Cobra-cega

Brincadeiras Os brinquedos não eram comprados em lojas como hoje. As crianças faziam seus próprios brinquedos usando latinhas, garrafas plásticas, madeira, papelão e pano. Autoras: Thayane e Yasmin

Brinquedos e Brincadeiras Descobrimos que antigamente nossos pais brincavam de cantigas de roda, cabra-cega, amarelinha, chicote queimado, de cair no poço, pipa, corda, passa-anel e muitas outras coisas. Descobrimos também que eles brincavam nas ruas, pois não havia tanto movimento e era menos perigoso. Autor: Leonardo

Lista de Jogos e Brinquedos para estimular a Aprendizagem Item Quantidade por Sala Dominó 04 unidades Quebra-cabeça 06 unidades Cilada Lince Alfabeto Turma da Mônica Tangran 01 unidade Alfabeto de madeira ou plástico 06 unidade Dama 04 unidade Ache e encaixe(sílabas e números) Jogo da memória(com que letra começa?)

Lista de Jogos e Brinquedos para estimular a Aprendizagem Item Quantidade por Sala Boliche 01 unidade Bingo Pega-varetas 04 unidades Resta 1 Baralho Dominó 06 unidades Trilha Ábaco 10 unidades Bolas pequenas 02 unidades

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere: a interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se; Os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o assunto, já que elas aprendem por meio de uma construção interna ao relacionar suas idéias com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelece; A individualidade e diversidade; O grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas das práticas sociais reais; A resolução de problemas como forma de aprendizagem

Requebradinho REQUEBRA REQUEBRADINHO PULA PULA FOGUEIRINHA REQUEBRA COM EMOÇÃO QUE ANIMAÇÃO REQUEBRA REQUEBRADINHO ALEGRIA ALEGRIA PRÁ ALEGRAR O SÃO JOÃO – 2X É FESTA DE SÃO JOÃO – 2X BATE PALMA BATE PALMA REQUEBRA REQUEBRADINHO... BATE O PÉ NO CHÃO ALEGRIA ALEGRIA É FESTA DE SÃO JOÃO – 2X ABRE A RODA ABRE A RODA QUE ANIMAÇÃO REQUEBRA REQUEBRADINHO... ALEGRIA ALEGRIA É FESTA DE SÃO JOÃO.