Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOS DE PROJETOS Modelo de Consultoria:
Advertisements

Redução população local -
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
Instituto de Biologia – UFBA
Segurança da Informação
Metodologia Científica
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROJETO PARTE
Metodologia da pesquisa
Este material é parte integrante da disciplina
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
Pesquisa: Conceitos e Definições
Análise e Projeto de Sistemas
Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia.
Pesquisa em Serviço Social
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Translocação de fauna Grupo 2 Agosto Documento base Implementação de um empreendimento que prevê a supressão de uma grande área de vegetação nativa.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Restauração de Habitats
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Processo de Decisão de Tomadas
Agroecologia e tecnologia social – um caminho para a sustentabilidade
Itens para avaliação do artigo
A Psicologia Experimental
O Ciclo de Vida da Pesquisa
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
TEMA E PROBLEMA.
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Tema, Problema e Hipóteses
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
O ARTIGO.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Finalidades da pesquisa científica
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Crítica e Proposição de Soluções para Problema Restauração da Polinização Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia, Dora, Eduardo Saar, Erik, Floriano, Priscila, Roberta e Simone.

Caso das Abelhas Cooperativa de agricultores estão experimentando perdas na produção de maçã por falta de polinização adequada. Um relatório de diagnóstico - deficiência observada com a perda de habitats ocupados pelos polinizadores locais. Causas prováveis: Ausência de agentes polinizadores; Agricultura intensiva sem planejamento sustentável; Queda nos tamanhos populacionais dos polinizadores nos fragmentos remanescentes Produto solicitado agricultores: Plano Emergencial para restauração polinização.

Proposta da Consultoria Suplementação com colméias de Apis mellifera nas propriedades agrícolas para restaurar a polinização no cultivo de macieiras; Utilização da apicultura migratória – aluguel de colméias; Argumentos: A macieira pode ser polinizada por abelhas nativas e Apis mellifera; Conhecimento sobre manejo da Apis mellifera abundante x Conhecimento limitado sobre abelhas nativas; Custos compensados pelos ganhos em produtividade e valor de mercado.

Conclusões Relatório da Consultoria Adensamento de Apis mellifera aumentou a densidade de visitantes e reduziu o déficit de polinização; A melhor relação custo benefício para a restauração da polinização no cultivo é encontrado com a suplementação de 7 colméias por hectare; O uso de quantidades adicionais de colméias (+ que 7/ha) apenas encarecerá a produção sem ganhos efetivos de polinização; A suplementação com colméias de Apis mellifera é eficiente.

OBJETIVOS Como desenvolver critérios que possam ser utilizados para a avaliação racional da relação entre as evidências e as conclusões do relatório e propor alternativas viáveis ambientalmente e economicamente? Realizar uma avaliação crítica do relatório presente no documento base; Apresentar uma proposta, alternativa àquela presente no relatório, para solucionar o problema proposto.

Processos Metodológicos Leitura Crítica Identificação aspectos falhos relatório Descrição evidências Formulação críticas Levantamento lacunas de conhecimento Problema 1 Levantamento bibliográfico das lacunas do conhecimento. Classificação qualidade fontes bibliográficas; Aprofundar avaliação crítica. Problema 3 Construção do modelo teórico Problema 5 Problema 2 Problema 4 Lista e descrição processos ecológicos. Produto Final: Avaliação Crítica e Proposição de Soluções

PERGUNTA: Quantidade de coméia Análise Crítica RESPOSTA: 7 colmeia por hec Teste experimental erros: Amostragem Pseudorepetição Teste estatítisco Plano sem credibilidade: Fundamentação teóricas falha; Sem investigação aspectos que influenciam suplementação; Não resolve o problema Custo permanente PERGUNTA: Quantidade de coméia Equivocada pq não abordar: Perda habitat Isolamento de paisagem natural fragmentada Mobilidade e dispersão das espécies potencialmente polinizadoras

Aspectos Gerais a considerar PROPOSTA ALTERNATIVA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DA REDUÇÃO DA POLINIZAÇAO NO CULTIVO DE MACIEIRAS Aspectos Gerais a considerar Processos Ecológicos: visão sistêmica como chave para busca de soluções sustentáveis Serviços de Polinização: importância para a sociedade Polinizadores: exclusividade x diversidade de espécies

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO Visão puramente econômica Incorporação da variável Ecológica e Social na concepção METODOLOGIA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA Apresentando fragilidades e inconsistências Elaboração de estudos que dêem mais embasamento para ajudar nas decisões de forma sustentável no espaço e no tempo Pergunta chave: quais são os problemas que estão afetando negativamente o processo de polinização das macieiras?

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA PROPORÇÃO ENTRE ÁREA DE CULTIVO X ÁREA NATURAL Grandes distancias das áreas naturais: Fragmentação/Perda de habitat Introdução da variável Ecológica a) corrigir a proporção de áreas de vegetação nativa x área cultivada b) elaborar e implementar Plano de Revegetação das áreas naturais: testar métodos c) monitorar da evolução do Processo de Revegetação

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA ESPÉCIE POLINIZADORA DA MACIEIRA Uso exclusivo e intensivo da espécie Apis mellifera Introdução da variável Ecológica a) Estruturar um Plano de Redução do uso exclusivo de Apis mellifera (procurar universidade) objetivando redução de custos com aluguel de colméias) Identificação de outras possibilidades suprimento inicial com Apis mellifera monitoramento sistemático do surgimento de outros polinizadores naturais visando manejo

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS (CONTAMINAÇÃO) Não aborda claramente (a literatura aponta ser uma das principais causas de redução de polinização em monoculturas) Programa de Manejo para utilização de defensivos agrícolas Introdução da variável Ecológica - redução da utilização de defensivo x redução... - dados com Floriano

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA INFLUENCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO ESTUDADO Não há abordagem sobre o aspecto Introdução da variável Social a) Envolver os produtores na discussão e busca da solução do problema: visão socioambiental da questão b) Discutir e construir um Programa de Capacitação dos Produtores Rurais com ênfase em temas: relação : Planta x Polinizadores x Produtividade x Defensivos Agrícolas

Considerações Finais