Análise do Discurso: introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Crítica do Discurso
Advertisements

ENEF 2008: Da competência Técnica ao Compromisso Político
MULTILETRAMENTO VISUAL NA WEB
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O objetivo e a Justificativa do estudo
V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Análise Automática do Discurso
Comunicação e Discurso
Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de Pós-graduação em Letras
Seminário de Teoria da Linguagem ILARI, R
ACD: O Problema Social Visibilidade dos fenómenos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
O uso da internet nas escolas
I have a dream…. Belinda Maia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Projeto Interdisciplinar
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
Linguagem, alfabetização e letramento
Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional
ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA
Habilidad lingüística comunicativa
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientação Técnico-Pedagógica
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Viviane Yamane da Cunha
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Sabine Mendes Lima Moura, Dn. Universidade Veiga de Almeida (UVA)
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
O Texto nos Estudos da Linguagem
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
Psicologia da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
RECUERO, Raquel & SOARES, Priscilla.
Transcrição da apresentação:

Análise do Discurso: introdução Professora Sabine Mendes, Dn. Licenciatura em Letras Universidade Veiga de Almeida sabine@uva.br

A linguagem não é mero código que se aprende e aplica, de modo mecânico e/ou automático. Não pode, portanto, ser considerada segundo uma visão mecanicista, que leva a uma produção discursiva acrítica e/ou limitada em suas possibilidades. A boa prática discursiva, ao contrário, implica compreender que a linguagem não pode ser estudada independentemente de seu contexto sócio-histórico, isto é porque traz em si os valores e a história social de diferentes grupos. O que é discurso?

A Análise do Discurso (AD) se aplica a qualquer tipo de texto A Análise do Discurso (AD) se aplica a qualquer tipo de texto. Não é exclusividade de estudantes e pesquisadores em Letras e não é mera técnica de comentário de texto. O profissional que compreende o funcionamento da linguagem da perspectiva ora proposta saberá adequá-la às suas diferentes áreas de atuação. O que é discurso?

Patrícia Corado – questão de escola

Carmem Rosa Caldas -Coulthard

Algumas possibilidades/vertentes AD - disciplina recente, com uma ascendência complexa. Escola Francesa: um conjunto de investigações emergente durante os anos 60 e 70, que teve como marco a publicação de M. Pêcheux Analyse automatique du discours. Pêcheux, por sua vez, foi particularmente influenciado pelo artigo de Z. S. Harris, americano, que usa pela primeira vez o termo discourse analysis (1952). Estrutural – exclusão do sujeito. ACD (Análise Crítica do Discurso) a que foca as formas de exercício de poder que se estabelecem no discurso (Análise Crítica do Discurso, de T. van Dijk , holandês, com a principal bibliografia em inglês e espanhol e de Norman Fairclough) Sistêmico –Funcional , que se centra na relação entre as regularidades textuais e as finalidades comunicativas correspondentes ( Halliday , britânico) Análise da Conversação(G. Jefferson , americana). Análise de textos visuais (Semiótica – Greimas, Gramática Visual de Kress). Entre outros... Algumas possibilidades/vertentes