O QUE OS LÍDERES PRECISAM CONHECER?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Liderança e Comportamento Empreendedor
Os Ingredientes da Eficácia
Desenvolvimento organizacional
Comportamento Organizacional
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Profª. Janaina Pena Camargo
Emergências e Desastres
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
Avaliação de vendedores
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
A Importância da Educação Continuada
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Módulo: Gestão de Pessoas, Talentos e Competências
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Considerações sobre Motivação e Liderança
RMP Consultoria de Negócios
Por que estudar sistemas de informação?
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
Administração e o Mercado de Trabalho
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
COACHING EDUCATION.
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.
O que é Liderança? Liderança

Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
Gabriel Bastos Machado
“ ENTRANDO PELO CANO” POR EMOÇÕES NÃO CONTIDAS:
Competência, comprometimento e identificação das atividades no trabalho Prof. Tatiane Darino.
Capítulo 7 Direção.
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Resistências a Mudanças
Processos Administrativos Aula 1
Liderança Contingencial
Aula 08 – Gerenciamento de RH
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
Liderança e Comportamento Organizacional
Capítulo 7 Direção.
Prof(a): Patrícia Braz
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Gestão de Pessoas no Setor Público
Comportamento Organizacional
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

O QUE OS LÍDERES PRECISAM CONHECER? Aline Souki 2006

O que é mais relevante na formação dos líderes nas empresas? ORIGEM DO PROBLEMA O que é mais relevante na formação dos líderes nas empresas? Conhecimento técnico numa área específica. Conhecimento geral no campo da gestão. Conhecimento amplo ligado a diferentes saberes humanos. Conhecimento do mundo e das forças que atuam no mercado. Conhecimento do negócio e da dinâmica da sua empresa. Fonte: FÓRUM DE LIDERANÇA 2005

O processo de desenvolvimento de liderança se dá por meio de? ORIGEM DO PROBLEMA O processo de desenvolvimento de liderança se dá por meio de? Experiência de sucesso. Experiência de fracasso. Contatos com outros líderes. Estudos formais e informais. Desafios. Fonte: FÓRUM DE LIDERANÇA 2005

ORIGEM DO PROBLEMA Na literatura de liderança há pouco enfoque nos conhecimentos essenciais à prática da liderança nas empresas. Com maior freqüência, encontram-se as descrições dos comportamentos e atributos esperados e identificados no líder. Conhecimento: informação, notícia, ciência, prática de vida, experiência. (Dicionário Aurélio)

OBJETIVO DA PESQUISA Objetivo geral: Identificar os conhecimentos esperados em um líder. Objetivos específicos: Avaliar a percepção da prática de liderança – autopercepção e percepção dos outros gestores da empresa. Identificar os conhecimentos que foram mobilizados pelos respondentes ao enfrentarem desafios de liderança. Identificar pessoas tidas como líderes pelos respondentes e os conhecimentos que estas pessoas possuem que as caracterizam como líder. Comparar os conhecimentos utilizados pelos respondentes, frente aos desafios de liderança, aos conhecimentos que caracterizam seus líderes.

TIPO DE PESQUISA: de campo descritiva. METODOLOGIA TIPO DE PESQUISA: de campo descritiva. INSTRUMENTO: questionário com questões abertas e fechadas. AMOSTRA: 123 participantes dos programas de gestão, liderança e MBA, realizados em abril de 2006, na FDC. BASE TEÓRICA: pesquisa bibliográfica sobre liderança e gerência.

DEFINIÇÃO: LIDERANÇA E LÍDER BASE TEÓRICA DEFINIÇÃO: LIDERANÇA E LÍDER   Liderança – capacidade de influenciar o indivíduo em direção ao alcance dos objetivos. Líder – desafia o status quo, cria visões de futuro, é capaz de inspirar os membros da organização a querem realizar estas visões. Robbins, 1999 O gerente consegue que os outros façam. O líder consegue que os outros desejem fazer. O líder estabelece credibilidade, desafiando, inspirando confiança, capacitando, modelando e encorajando. Kouzes e Posner, 1991

BASE TEÓRICA DEFINIÇÃO: GERÊNCIA   Gerente – mantêm estruturas organizacionais eficientes e gerencia as operações. Robbins, 1999 “A gerência é a consecução dos objetivos organizacionais aliados aos administrativos”. Hersey & Blanchard, 1974

As bases para o exercício da liderança: BASE TEÓRICA As bases para o exercício da liderança: Atitude: predisposição a agir a um estímulo – favorável ou desfavoravelmente. Três componentes da atitude: Componente cognitivo: o segmento da atitude que se refere a uma opinião ou convicção baseado em crenças. Componente afetivo: o segmento da atitude que se refere ao sentimento e às emoções. Componente comportamental: uma intenção de se comportar de uma determinada maneira em relação a alguém ou a alguma coisa. Habilidade: capacidade de um indivíduo desempenhar diversas tarefas. É uma avaliação atual do que um indivíduo pode fazer. Conhecimento: informação, notícia, ciência, prática de vida, experiência. Stephen P. Robbins e Buono e Bowditch

POSIÇÃO NO ORGANOGRAMA APRESENTAÇÃO DA AMOSTRA POSIÇÃO NO ORGANOGRAMA

TEMPO DE TRABALHO NA EMPRESA APRESENTAÇÃO DA AMOSTRA TEMPO DE TRABALHO NA EMPRESA

TEMPO EM CARGO DE GESTÃO APRESENTAÇÃO DA AMOSTRA TEMPO EM CARGO DE GESTÃO

FATURAMENTO ANUAL DAS EMPRESAS (EM MILHÕES) APRESENTAÇÃO DA AMOSTRA FATURAMENTO ANUAL DAS EMPRESAS (EM MILHÕES)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS A. AUTO PERCEPÇÃO DA PRÁTICA DE LIDERANÇA 65,9 Gerência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Liderança

A. PERCEPÇÃO DA PRÁTICA DE LIDERANÇA DOS DEMAIS GESTORES APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS A. PERCEPÇÃO DA PRÁTICA DE LIDERANÇA DOS DEMAIS GESTORES 32,1 Gerência Liderança 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS Identificar desafios de liderança e listar os conhecimentos que foram mobilizados por eles ao enfrentarem estes desafios. O conjunto das repostas foi categorizado segundo as bases para o exercício da liderança: habilidades, atitudes, conhecimentos e ações.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DISTRIBUIÇÃO DAS RESPOSTAS POR CATEGORIAS

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS CONHECIMENTOS CITADOS COM MAIOR INCIDÊNCIA NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS Técnico (projetos, riscos e etc.) – 16 Comportamento humano/pessoas – 11 O que é ser líder – 6 Mercado concorrente – 6

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS LÍDERES COM MAIOR INCIDÊNCIA Identificar alguns de seus líderes e relacionar os conhecimentos que são encontrados nestas pessoas de forma a torná-las líderes. LÍDERES COM MAIOR INCIDÊNCIA Jesus – 18 Meu pai – 9 Jack Welch – 7 Gandhi – 6 Bernardinho – 5 Papa João Paulo II – 5 Antônio Ermírio de Moraes – 4

Estratégia/Visão – 29 Prático – 10 Técnico – 8 Mercado – 6 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS CONHECIMENTOS COM MAIOR INCIDÊNCIA IDENTIFICADOS NOS LÍDERES Estratégia/Visão – 29 Prático – 10 Técnico – 8 Mercado – 6

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS QUE CARACTERIZAM SEUS LÍDERES: D. COMPARATIVO DOS CONHECIMENTOS MAIS CITADOS UTILIZADOS PELOS RESPONDENTES, FRENTE AOS DESAFIOS DE LIDERANÇA: Técnico (projetos, riscos, etc.) – 16 Comportamento humano – 11 O que é ser líder – 6 Mercado concorrente – 6 QUE CARACTERIZAM SEUS LÍDERES: Estratégia / Visão – 29 Prático – 10 Técnico – 8 Mercado – 6

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DISTRIBUIÇÃO DAS RESPOSTAS POR CATEGORIAS

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS Apesar da solicitação na pesquisa ser por conhecimentos, surgiram significativos percentuais de habilidades, atitudes, atributos e ações. Percebeu-se uma certa dificuldade dos respondentes em identificarem e descreverem conhecimentos em seus líderes. Os conhecimentos mais citados como sendo utilizados pelos respondentes enquanto líderes não são totalmente congruentes com os conhecimentos que caracterizam seus líderes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Mais do que pelo conhecimento, o líder é reconhecido pelas suas atitudes, ações, habilidades e atributos. O conhecimento é reconhecido quando ele é virtualizado em uma ação, em algo tangível. As competências para Ensinar no século XXI Perrenoud, Thurler, Macedo, Machado e Allessandrini, 2002

Conhecimento explícito CONSIDERAÇÕES FINAIS Conhecimento explícito Comportamentos/ ações Habilidades Atitudes Conhecimento tácito Valores Emoção Crenças A chave para o exercício da liderança pode estar na capacidade que o líder tem de mobilizar o que ele “não sabe” que sabe, de fazer emergir o conhecimento para instrumentalizar suas ações e suas habilidades.

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM LIDERANÇA CONSIDERAÇÕES FINAIS DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM LIDERANÇA Consiste em promover o desenvolvimento da capacidade do indivíduo de recorrer ao que sabe, para realizar o que deseja. O líder precisa ser capaz de traduzir o saber no fazer e no ser. O líder é reconhecido por sua competência, ou seja sua capacidade de entrega. Cuidado: Fazer pelo fazer é ativismo. Sem conhecimento, a competência em liderança (pessoal) não pode ser desenvolvida.

ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM LIDERANÇA Experiência (Saber, Ser e Fazer) Relacionamento (Saber e Ser) Educação (Saber) 70% 20% 10% Mudança de trabalho Desenvolvimento na função Feedback contínuo Modelagem e Coaching Educação tradicional Novas Tarefas Líder projeto Análise de desempenho Modelagem de função Autodesenvolvimento Reorganizações/ Mudanças radicais Enriquecimento do trabalho Auto-avaliação (self - assessment) Coaching Educação a Distância Mudanças no escopo/escala Rotação no trabalho Feedback 360º Aconselhamento Programas /Seminários Deslocamento staff/linha Comunidades profissionais/ Rede de conhecimento Centro de desenvolvimento   Conferências Deslocamento linha/staff Treinamentos de sobrevivência Fonte: FYI For Your Improvment, LOMBARDO, Michel; EINCHINGER Robert , 2004

“Não basta saber, é preciso aplicar; Goethe 1749 -1832 “Não basta saber, é preciso aplicar; não basta querer, é preciso fazer”.