Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO DESPORTO NA NATUREZA.
Advertisements

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ATIVIDADES DE AVENTURA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Matemática para todos Educação Básica
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Formado em Educação Física (Uninove- SP 2007)
Teoria das Inteligências Múltiplas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
Inteligências Múltiplas
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Informática na Educação
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Programação Neurolinguística
Aprendizado Raciocínio Lógico.
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Cdu – Classificação Decimal Universal
Trabalhando com Grupos
O que é ser inteligente? Até pouco tempo imaginávamos que a inteligência se restringia apenas a duas áreas do conhecimento: a lógico-matemática, caracterizada.
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
Competências e Habilidades
Mente Positiva.
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
Competência Interpessoal
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Reunião de Pais
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Por que o jornal na escola?
Professora: Janine Fernandes
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
SIMPLESMENTE, DEFINIÇÕES Para você se orientar....
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Oportunidades e Ideias
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
A pré história da linguagem escrita
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Transcrição da apresentação:

Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU

ATIVIDADES DE AVENTURA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

Ócio: do Latim otius que significa repouso, cessação do trabalho, folga, quietação. É estar livre da necessidade de estar ocupado (De Grazia, 1966). Lazer: ligado ao latim lícere que significa ter valor, ser lícito e permitido. Atualmente entende-se pelo tempo aproveitável para atividades teoricamente prazerosas. E você...Tem um tempo para o lazer e para o ócio? PENSE....

Vamos ver o show?Viajar de avião?? Descer para o litoral?? Passear de trem??

Ócio construtivo: Experiência que ocorre em um tempo livre de obrigações e agrega valor a pessoa e a vida. Distingue-se do Lazer por resultar NECESSARIAMENTE em ganhos para a saúde mental, física e qualidade de vida.

O QUE FAZEMOS NOS NOSSOS MOMENTO DE ÓCIO / LAZER? É preciso livrar-se do sentimento de culpa imposto pela sociedade por se ter lazer. (Rybczynski,2000).

Diversão ou Trabalho? Lazer ou Obrigação? As pessoas, por medo ou solidão, ocupam o fim de semana para não terem tempo de se sentirem sós e se encontrarem com elas mesmas. (Marinho,2003). x

Inserindo as Atividades de Aventura na Educação Física Academias Acantonamentos Clubes Competições Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Inserindo as Atividades de Aventura na Educação Física Nova Proposta: Inovadora e Motivadora Desenvolvimentos: Físico, Mental e Psicológico Atividade Praticada na Natureza ou Indoor: Raciocínio, Tomada de Decisões em Grupo, Cooperação, Habilidade e Força Mas quais atividades são possíveis de serem utilizadas, adaptadas ou não, pelo Profissional de Educação Física?

Arvorismo / Rapel / Tirolesa Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Slackline Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Escalada Indoor Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Boudering Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Enduro a Pé Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Trekking / Hiking Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Corrida de Orientação / Aventura Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Atividades em Bicicleta Academias Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Universidades

Grassboard Acantonamentos Escolas Eventos Públicos Hotéis

Street Luge / Rolimã Acantonamentos Escolas Eventos Públicos Hotéis

Skate Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Parkour Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Patins Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Surfe Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Stand Up Surf Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Mergulho Academias Acantonamentos Clubes Escolas Hotéis Navios Universidades

Canoagem Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

INTERDISCIPLINARIDADE E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

ASPECTOS INTERDICIPLINARES GEOGRAFIARESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICACIENCIASHISTÓRIA MAPAGLOBO LATITUDE LONGITUDE COORDENADAS USO DE MAPAS ORIENTAÇÃO DE MAPAS MÉTODOS DE LEITURA CORES ALTIMETRIA PLANIMETRIA MAGNETISMO TERRESTRE BÚSSOLAELECTRICIDADE HISTÓRIA NATURAL CONSERVAÇÃO FAUNA FLORA POLUIÇÃOREGRAS INSTRUMENTOS DE MEDIDA IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA IDENTIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO AÇÃO IMPRESSÃO CARTOGRAFIA 1 OS MAPAS 1 OS NAVEGADORES ROMANOS VIKINGS e FENICIOS DESCOBRIMENTOS ÂNGULOS CALCULOS VELOCIDADE TEMPO DISTÂNCIA GRÁFICOS MEDIÇÕES ALTITUDEESCALAS PLANOS DESENHO DE MAPAS USO DA RÉGUA E ESQUADRO NORTE MAGNÉTICO NORTE GEOGRÁFICO NORTE CARTOGRÁFICO BÚSSOLASESTRELAS ASTROLÁBIO BÚSSOLAS AZIMUTES

ASPECTOS INTERDICIPLINARES BIOLOGIAINTERPRETAÇÃO DE TEXTO MOVIMENTO DIREITO FÍSICA BOTÂNICA ECOTURISMO ZOOLOGIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL OCEANOGRAFIA ABETA DIREITO AMBIENTAL IBAMA LEITURA DE PLANILHAS METEOROLOGIA GASES FÓRMULAS VELOCIDADE RESISTÊNCIA AGILIDADE FORÇA

VAMOS FAZER UM TESTE DE I.M.?

Corporal-Cinestésica É a inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o próprio corpo de diversas maneiras. envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos. Atletas, dançarinos, malabaristas e mímicos têm essa inteligência desenvolvida.

Musical É a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas. As pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal para exercê-la, como é o caso de muitos famosos da música popular brasileira. Características: Acalmam-se com música, Aprendem qualquer som de ouvido; Movimentam o corpo ou parte dele ao som de uma música; Facilidade para criação de melodias/ritmos; Tem habilidade para tocar instrumentos.

Lógico-matemática: Números e raciocínio lógico são algo que agrada particularmente. São pessoas caracterizadas pelo gosto e pela competência no cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo. Sentem-se desafiadas perante problemas envolvendo raciocínio, que procuram resolver de forma metódica e persistente. Divertem-se a resolver os "quebra-cabeças" das revistas e dos jornais. Características: Gostam de fazer listas de compras, viagens, etc. Planejam tudo. Gostam de colecionar coisas desde criança; Não suportam conversas bobas confusas e sem sentido; Tem facilidade para resolver cálculos complexos;

LINGÜÍSTICA: manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras. Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores. Características: Gostam de falar, lêem tudo que encontram pelo caminho; Tem a capacidade de convencer alguém sobre um fato; Tem capacidade de explicar, ensinar e aprender. Tendem a ter a memória auditiva e visual bem desenvolvida; Aprendem lendo, escrevendo e ouvindo.

Inteligência INTRAPESSOAL: é a competência de uma pessoa para conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim, é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos", como se diz na linguagem popular.

Interpessoal: é a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência ressalta em políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos. Características: Percebem bem as pessoas; Fazem trabalho cooperativo ajudando as pessoas; Tem percepção e distinção dos diferentes estados emocionais dos outros.

ESPACIAL: é a capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial. Ela é especialmente desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores. Características: Rabiscam enquanto falam ao telefone; Não suportam ambientes sujos e decadentes; Tem facilidade em criar soluções para ambientes mais harmônicos de acordo com o espaço físico, objetos e máquinas; Gostam de assistir desenhos animados; Tem a imaginação ativa.

QUAIS ATIVIDADES DE AVENTURA VOCÊ INDICARIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SEGUINTES INTELIGÊNCIAS: Cinestésico - Corporal Espacial Intrapessoal Interpessoal Lógico - Matemática Linguística Musical