III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Profª. Fernanda Alves AIA – EIA – RIMA.
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
DE DISPOSIÇÃO OCEÂNICA DO JAGUARIBE
Disciplina: Sistema de Água
Concepção do Sistema de Esgotamento Sanitário
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
Estrutura de um Processo de Licenciamento
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
\.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
enquadramento de corpos de água
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias
Licenciamentos com AIA na RMBS
Estudo de Impactos Ambientais
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
LICENCIAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
PROJETOS DE ENGENHARIA PARA O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO – PAC – REQUISITOS Uberlândia, 07 de maio de 2014.
Sistemas de Abastecimento de Água:
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.
SEMINÁRIO AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONJUNTA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA e RELATÓRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE - RIMA Caraguatatuba - SP 11 de dezembro.
Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Plano de Bacia do Rio Caí
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Projeto de Edificações
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Sergio Freitas I – OBJETIVOS Definir o processo de Licenciamento Ambiental junto à FEAM Tipos de licença Roteiro básico para o.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
RESOLUÇÃO CONAMA 357/05 Revisa e revoga a Resolução CONAMA 020/86
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Parte III Gestão Ambiental.
Fundamentos do licenciamento ambiental
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Aula 5 Licenciamento Ambiental EIA/RIMA Auditoria Ambiental
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Especialização Em Engenharia De Segurança Do Trabalho n Proteção do Meio Ambiente n Prof. Francisco Rodrigues da Cunha Neto n Prof. José Carlos de Campos.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
INÍCIO DO LICENCIAMENTO NO BRASIL O Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras foi instituído pelo Decreto nº 1.633/77, que regulamenta o Decreto-lei.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Transcrição da apresentação:

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA É o conjunto de estudos e conclusões referentes ao estabelecimento de todas as diretrizes, parâmetros e definições necessárias e suficientes para a caracterização completa do sistema a projetar.

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Objetivos: Identificação e quantificação de todos os fatores intervenientes com o sistema de abastecimento de água; Diagnóstico do sistema existente; Estabelecimento de parâmetros básicos; Pré-dimensionamento das unidades dos sistemas para as alternativas selecionadas;

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Objetivos: Escolha da alternativa mais adequada mediante comparação técnica, econômica e ambiental, entre as alternativas; Estabelecimento das diretrizes gerais de projeto

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Projeto dos Sistemas de Água Fases Usualmente a elaboração de um projeto de engenharia de um sistema de abastecimento de água é feito nas seguintes fases: Estudo preliminar ou de concepção: no qual é feito a concepção do sistema; Projeto técnico: dimensionamento e detalhamento do sistema e elaboração dos desenhos básicos; Projetos executivo: projetos complementares como arquitetura, estrutura, eletricidade, etc.

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Estudo de Concepção “Estudo de arranjos sob o ponto de vista qualitativo e quantitativo, das diferentes partes de um sistema, organizadas de modo a formarem um todo integrado, para a escolha da concepção básica”

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Estudo de Concepção Concepção Básica: Melhor alternativa sob os pontos de vista técnico, econômico, financeiro e social. (NBR 12211-Estudos de Concepção de Sistemas de Abastecimento de Água, 1992).

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Concepção do Sistema: Caracterização da área de estudo Características físicas; Uso e ocupação do solo; Aspectos sociais e econômicos; Sistemas de infra-estrutura e condições sanitárias.

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Concepção do Sistema: 2. Análise do sistema de abastecimento de água existente Descrição Diagnóstico 3. Levantamento dos estudos e planos existentes;

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Concepção do Sistema: 4. Estudos demográficos e de uso e ocupação do solo; Horizonte de projeto Área de projeto 5. Demanda de água Estudo de demanda Cálculo das demandas

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Concepção do Sistema: 6. Critérios e parâmetros de projeto; 7. Estudo de mananciais Manancial superficial Manancial subterrâneo Seleção de mananciais

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Concepção do Sistema: 8. Formulação das alternativas de concepção 9. Pré-dimensionamento das unidades dos sistemas – Captação – Estação elevatória e linha de recalque – Adutoras – Estação de tratamento de água – Reservatório – Rede de distribuição

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Concepção do Sistema: 10. Estimativa de custo das alternativas propostas 11. Análise das alternativas propostas Análise técnica Análise econômica Análise ambiental Comparação técnica, econômica e ambiental 12. Concepção escolhida

Concepção do Sistema:

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso (Resolução CONAMA n. 237/1997)

Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: O órgão ambiental competente licencia: Localização; Instalação; E operação de empreendimento e atividades que utilizam recursos ambientais. Resolução Conama 237/1977 – Licenciamento ambiental /instrumentos de gestão ambiental (listagem, de atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental)

Roteiro para licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: LICENÇA PRÉVIA Deve ser solicitada na fase de planejamento da atividade, aprovando sua localização e concepção LICENÇA DE INSTALAÇÃO: Autoriza a instalação do empreendimento de acordo com os planos, programas e projetos aprovados, incluindo medidas de controle ambiental e demais condicionantes. LICENÇA DE OPERAÇÃO

Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: Alguns aspectos importantes a serem considerados nos estudos ambientais para o licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água são: Os recursos hídricos: Disponibilidade; Qualidade;

Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: Os recursos hídricos: (continuação) Interferências (barragens, diques, etc); Operação e manutenção da qualidade de reservatórios artificiais; A compatibilidade do projeto do uso do manancial com planos e programas aprovados pelo Comitê da Bacia.

Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: Alguns aspectos importantes a serem considerados nos estudos ambientais para o licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água são: A Estação de Tratamento de Água - TA: O destino da água de lavagem dos filtros e do lodo gerado nos processos de separação de fase (decantador/flotador)

Licenciamento ambiental de sistemas de abastecimento de água: Resolução CONAMA 001/1986 (diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente): Estudo de Impacto Ambiental – EIA Relatório de Impacto Ambiental – RIMA

Estudar capítulos 1 e 2.