ADEQUAÇÃO CURRICULAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CURRÍCULO.
Plano de Trabalho Docente
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
EDUCAÇÃO ESPECIAL Orientação Técnica: Professores Coordenadores junho/2008 Supervisão: Elenira ATP: Ana Silvia.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
Adequações/Adptações Curriculares
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Legislação.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Prefeitura municipal de Imperatriz
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Avaliação Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROFESSOR(A) COORDENADOR(A)
REGISTROS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Medidas educativas para alunos com NEE
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
Plano de Gestão da Escola
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
AEE, PPP e acessibilidade na escola
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Professor Coordenador de Apoio
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

ADEQUAÇÃO CURRICULAR

Fundamentos legais

LEI Nº 9394/96 - LDBEN Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I – Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

Resolução CNE/CEB 2/2001 Art. 8º. As escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns: III – flexibilizações e adaptações curriculares, que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a frequência obrigatória.

RESOLUÇÃO Nº 1/2012-CEDF - CAPÍTULO IV DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Art. 45. A estruturação do currículo e da proposta pedagógica, para atender às especificidades dos estudantes com necessidades educacionais especiais, deve observar a necessidade constante de revisão e adequação à prática pedagógica nos seguintes aspectos: I - introdução ou eliminação de conteúdos, considerando a condição individual do estudante;

Cont. II - modificação metodológica dos procedimentos, da organização didática e da introdução de métodos; III - flexibilização da carga horária e da temporalidade, para desenvolvimento dos conteúdos e realização das atividades; IV - avaliação e promoção com critérios diferenciados, em consonância com a proposta pedagógica da instituição educacional, respeitada a frequência obrigatória.

Cont. Art. 49. As atividades realizadas, os procedimentos, as metodologias e as adequações curriculares devem constar dos registros escolares do estudante.

NÍVEIS DE ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO MEC/Parâmetros curriculares Nacionais

Níveis de adequação Escola (projeto pedagógico). Sala de aula (projeto da classe) Individual.

Adequação Curricular Acesso ao currículo Acessibilidade Física, espacial, arquitetônica. Materiais – tecnologias assistivas, mobiliários. Organizativa Atitudinal Comunicativa Outras

ADEQUAÇÃO NO NÍVEL DA TURMA (PEQUENO PORTE)

Modificação discreta do currículo. Alcance: turma, grupo, aluno (personalização no coletivo). Aspectos organizativos: físico, ambiental, disposição e agrupamento dos alunos, aspectos didáticos (oficinas, trabalhos cooperativos, etc.), temporalidade (objetivos, conteúdos, avaliação). Objetivos e conteúdos: priorizar, sequenciar, reforçar, eliminar ou introduzir elementos não básicos do currículo. Metodologias – ampliação, simplificação e diversificação. Avaliação – flexibilização em critérios. Não exige documentação/registro específico.

ADEQUAÇÕES INDIVIDUAIS (Grande porte)

Critérios de Seletividade Nível de competência curricular do aluno. Intensidade dos sistemas de apoio requeridos(condicionantes para a aprendizagem). Estratégias necessárias ao alcance das finalidades da educação. Expectativas do projeto/itinerário educativo do aluno a médio e longo prazo.

Caracterização Medida de excepcionalidade. Indicação restrita. Específica - alto grau de individualização. Processo sistemático e controlado. Decisão e responsabilidade compartilhada. Possibilita alcançar os objetivos da educação e a titulação do aluno em situações de significativas dificuldades. Modificação substancial em relação à planificação geral da turma. Interferência na vida escolar do aluno.

Cont. Objetivos de aprendizagem: progredir em relação ao próprio nível. Avaliação mais especializada - aluno, contexto e processos. Demanda de serviços especializados/específicos.

Estratégias Adaptativas

Temporalidade Prolongamento de permanência (por 01 ano ou mais): Série Ciclo Período

Conteúdos Introduzir conteúdos : Atingir objetivos gerais da turma (recurso de acessibilidade). Ex: sistema alternativo de comunicação. Atingir objetivos específicos para demandas individuais. Ex: aprender a falar (estudante sem verbalização). Eliminar conteúdos essenciais do currículo, na incapacidade pessoal de apreendê-los (ou realizar as atividades).

Objetivos Eliminar ou postergar objetivos básicos pela impossibilidade de realizá-los temporária ou permanentemente. Introduzir objetivos específicos (alternativo, substitutivo, complementar, atendendo a uma necessidade particular do aluno).

Metodologia Modificação expressiva dos procedimentos e organização didática da aula em relação à turma. Introdução de métodos específicos por docentes especializados (ex: AEE).

AVALIAÇÃO Critérios diferenciados de avaliação. Modificação de critérios de promoção

OBRIGADA! erenice@terra.com.br