AM020: Crise, Desafios e Universidade Agosto de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica Necessidades humanas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Alimentação.
Advertisements

principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS
Cultivo de plantas medicinais
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Alimentação e Saúde.
Principais métodos de conservação dos alimentos
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
Alimentação Saudável.
Alimentação saudável.
Laboratório de Engenharia Ecológica
Componentes de uma dieta equilibrada. Vantagens e recomendações
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Alimentação Equilibrada
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
A influência da mídia na alimentação
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013 Aula 01 Parte 02 Evolução do sistema econômico Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia.
Tecnologia dos Alimentos
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
Ciência da Nutrição É o estudo do processo da nutrição, incluindo o conhecimento dos nutrientes, as quantidades necessárias ao organismo sadio e doente.
Professora Fernanda Landim
Fontes de Energia.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Tecnologia de Alimentos – Introdução
Formação Pessoal e Social
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
1 Serviços e produtos das florestas Março 2005 Enrique Ortega Departamento de Engenharia de Alimentos Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática.
Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,
AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013.
Produção e Consumo durante o dia (DAYPR)
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
4. Crescimento com duas Fontes, Renovável e Não Renovável (TWO-SOURCE)
Alimentação Humana.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Introdução a Engenharia de Alimentos
Alimentação As duas refeições principais do dia eram o jantar e a ceia. A base da alimentação era a carne. Além das carnes de vaca, porco, carneiro, cabrito,
Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30
Processamento e Conservação de Alimentos de Origem Vegetal - Cereais
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Guilherme Pitirini Janice Fréo
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
A Conservação da Comida
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Alimentação e Saúde.
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
Minerais.
Olá, tudo bem com voces? Na nossa aula de hoje nós vamos falar sobre a origem dos alimentos. Prestem bastante atenção, vamos lá?
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
Animais invertebrados Poríferos Grupo: Arthur Souza Gabriel Justo Natália Neves Professora: Lana Turma: 7M2.
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
Animais invertebrados Molusco
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Alimentos e nutrientes
1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; 2- Tomar sempre o primeiro almoço; 3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

AM020: Crise, Desafios e Universidade Agosto de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica Necessidades humanas: alimentação e outras coisas

Aula 01 folha#1 Questões:  O que é Alimentação?  Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos? Discussão  Os alimentos através da história.  O que é o Mercado?

 É a provisão diária dos nutrientes e da água necessários para o metabolismo endógeno (consumo basal). A composição, a quantidade, e a preparação dos alimentos são importantes.  Além de alimentos, o ser humano tem outras necessidades: água (higiene pessoal), ar limpo, convívio com outros seres, moradia, segurança, educação, atividades prazerosas e criativas (trabalho, esportes, arte, lazer,....). Este consumo se denomina metabolismo exógeno. O que é Alimentação?

Pirâmide de Maslow

De 10 até 100 vezes o consumo diário de 2500 kcal/dia Diagrama do metabolismo humano

Diagrama do metabolismo social

Aumentar a vida útil do recurso, por diversos meios: desidratação, uso de substâncias que inibem o crescimento de microrganismos (sal, ácidos orgânicos, nitritos), fermentações, uso de vasilhames etc. O beneficiamento pode ser artesanal ou industrial, este ocorre quando se utilizam equipamentos mecânicos, energia elétrica, combustíveis e produtos químicos industriais nas ações de beneficiamento. Qual a importância do Beneficiamento e a Industrialização dos alimentos?

Diagrama da produção e o beneficiamento de alimentos

Os alimentos através da história

Cada região do mundo desenvolveu uma cultura diferente que apreendeu a utilizar os recursos locais, por exemplo: Os alimentos através da história 1.Plantas (arroz, centeio, aveia, cevada, trigo, milho, frutas, hortaliças, algas, cogumelos); 2.Animais (cabras, porcos, lhamas, cervos, veados, bovinos, cachorros, patos, galinhas, cerdos, larvas e insetos, peixes, moluscos, crustáceos); 3.Minerais (sal e calcário, se não houver esses recursos no local eles tem que ser trazidos de longe) 4.Produtos derivados do beneficiamento

Alimentos no mundo antigo. Inserir figuras

Pimenta do reino: Utilizada para disfarçar o gosto dos alimentos em decomposição. Inserir figuras Idade média Cebola: Utilizada como forma de pagamento ou presente de casamento. Trigo: produção de pães entre outros Bacalhau: facilidade de armazenamento e consumo devido ao salgado e secagem Alimentação: pobre, pouco variada, de baixa qualidade Também se comia carne de baleia, mariscos e crustáceos, peixe fresco, peixe seco, salgado e defumado.

Alimentos no mundo moderno. Inserir figuras

A alimentação mudou muito nos últimos 1000 anos. Porque? Precisamos visualizar, de forma sistêmica, os processos econômicos e ecológicos que existiram ao longo da história humana para fazer uma interpretação correta do que ocorreu no passado, do que ocorre no presente e do que nos depara o futuro.