Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação

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Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
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Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação Administração da Informação Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação

Amazon.com: o Gigante da Internet Afina Sua Estratégia Problema: Aproveitar as oportunidades das novas tecnologias, mantendo-se à frente de concorrentes poderosos. Soluções: Criar uma cadeia de armazenamento e distribuição para vender na Web e reduzir custos. Parcerias com outras empresas, catálogo on-line e serviços digitais baseados na Web oferecem serviços de e-commerce a outras empresas e aumentam as vendas. Demonstra o papel da TI em inovar e refinar um modelo de negócio. Ilustra o papel da tecnologia digital em obter e manter uma vantagem competitiva.

Sessão Interativa: Amazon.com Amazon.com: o Gigante da Internet Afina Sua Estratégia Sessão Interativa: Amazon.com Que outros sites você conhece que utilizam tecnologias novas para obter vantagem competitiva em seu setor? Compare e contraste a estratégia de negócios de um desses sites com a estratégia da Amazon. Como o site usa a tecnologia digital para manter uma vantagem competitiva? Quão inovadora você considera a Amazon em comparação com o eBay, a Yahoo! e o Google?

Tipos de Vantagem Competitiva Barreiras de entrada que restringem a oferta Se você patenteou um novo remédio, ninguém mais pode entrar no seu mercado, e você pode cobrar preços altos. Controle da demanda – Custo de mudar de um produto para outro do concorrente. Ex. Mudar o Microsoft Office para o pacote concorrente StarOffice, muito mais barato, significa um custo alto de mudança para os consumidores. Economias de escala Se você conseguir utilizar seu equipamento e instalações de custo fixo em uma escala de operações mais eficiente – 24 horas por dia, por ex., contra um concorrente que utiliza as mesmas instalações e equitos. Por apenas 8 horas por dia – custo operacional mais baixo e aumentar margem de lucro. Eficiência de processos Se você conseguir criar processos de serviços e produção mais eficientes, seja eficientes, seja com base em uma expertice especial, seja por sua habilidade para implantar novas tecnologias.

Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter Concorrentes tradicionais Novos entrantes no mercado Produtos e serviços substituídos Clientes Fornecedores

Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter No modelo das cinco forças competitivas de Porter, a posição estratégica da empresa e suas estratégias são determinadas não apenas pela competição com os concorrentes diretos tradicionais, mas também por quatro forças do ambiente setorial: novos entrantes no mercado, produtos substitutos, clientes e fornecedores. Figura 3.1

Diferenciação de produto Foco em nichos de mercado Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Estratégias de Sistemas de Informação para Lidar com as Forças Competitivas Liderança em custos Diferenciação de produto Foco em nichos de mercado Intimidade com o cliente ou fornecedor

Cemex: de Commodity a Marca Global Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Cemex: de Commodity a Marca Global Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Qual é a estratégia de negócios da Cemex? Quais os desafios e problemas enfrentados pela empresa? Qual o papel dos sistemas da informação na estratégia e no modelo de negócios da Cemex? Quanto os sistemas de informação ajudam a Cemex a lidar com seus problemas e a competir no setor?

Sessão Interativa: Cemex Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Sessão Interativa: Cemex Discuta o papel que o modelo das forças competitivas desempenharam na transformação da Cemex. Discuta os conceitos de nicho de mercado, intimidade com o cliente e intimidade com o fornecedor, no que eles se relacionam ao crescimento da Cemex com os sistemas de informação. A quais objetivos empresariais o site da Cemex (www.cemex.com) atende?

Southwest Airlines: Nova Estratégia, Novos Sistemas Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Southwest Airlines: Nova Estratégia, Novos Sistemas Leia a seção Organizações em Destaque e então discuta as seguintes questões: Qual é a estratégia de negócios da Southwest Airlines? Como ela está lidando com os problemas que atualmente atormentam o setor aéreo? Que papel os sistemas de informação desempenham na estratégia da Southwest e em seu modelo de negócio? Em que medida eles a ajudarão a lidar com seus problemas e a concorrer em seu setor?

O Impacto da Internet na Vantagem Competitiva Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva O Impacto da Internet na Vantagem Competitiva Possibilita novos produtos e serviços Transforma setores Aumenta o poder de barganha de consumidores e fornecedores Intensifica a rivalidade competitiva Cria novas oportunidades para construção de marcas e grandes bases de clientes

Modelo de Cadeia de Valor Empresarial Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Modelo de Cadeia de Valor Empresarial Destaca atividades específicas em uma empresa nas quais estratégias competitivas podem ser mais bem aplicadas e os sistemas de informação têm impacto estratégico mais provável Atividades primárias Atividades de suporte Benchmarking Melhores práticas

Modelo de Cadeia de Valor Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Modelo de Cadeia de Valor Aqui são apresentados vários exemplos de sistemas de informação para as atividades primárias e de suporte de uma empresa e de seus parceiros de valor que poderiam agregar margem de valor aos produtos e serviços da empresa. Figura 3.2

Ampliando a Cadeia de Valor: a Rede de Valor Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Ampliando a Cadeia de Valor: a Rede de Valor A cadeia de valor de uma empresa é ligada às cadeias de valor de seus fornecedores, distribuidores e consumidores Uma rede de valor é um conjunto de empresas independentes que utilizam a tecnologia de informação para coordenar suas cadeias de valor e fabricar um produto ou prestar um serviço coletivamente para um mercado As redes de valor são flexíveis e adaptáveis às mudanças no fornecimento e na demanda

Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Rede de Valor A rede de valor é um sistema de empresas em rede que pode sincronizar as cadeias de valor de empresas parceiras dentro de um setor para responder rapidamente às alterações no fornecimento e na demanda. Figura 3.3

Sinergias, Competências Essenciais e Estratégias Baseadas em Rede Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Sinergias, Competências Essenciais e Estratégias Baseadas em Rede Sinergias Os sistemas de informação interligam operações de unidades de negócios díspares de modo que elas possam agir como um todo Realçando as competências essenciais Estratégias baseadas em rede Economias de rede Empresa virtual

Concorrência em Escala Global Oportunidades da Globalização As empresas que vendem produtos em uma escala global atingem um mercado muito maior As empresas que produzem em escala global atingem economias extraordinárias nos custos da mão-de-obra A Internet e a globalização

Estratégias de Sistemas e Negócios Globais Concorrência em Escala Global Estratégias de Sistemas e Negócios Globais Economias de escala e redução no custo dos recursos Taxas de utilização mais elevadas, custos de capital fixos e custos mais baixos por unidade de produção Redução do tempo para levar o produto ao mercado Organizações transnacionais

Competindo em Qualidade e Design O Que É Qualidade? Para o produtor: conformidade a especificações e ausência de variação em relação a essas especificações Para o consumidor: qualidade física, qualidade do serviço, qualidade psicológica Gestão da qualidade total (TQM) Seis sigma

Como Sistemas de Informação Melhoram a Qualidade Competindo em Qualidade e Design Como Sistemas de Informação Melhoram a Qualidade Simplificação do produto e do processo de produção Benchmarking Utilização de solicitações de clientes como diretriz para melhorar produtos e serviços Redução do tempo de ciclo Melhoria da qualidade e da precisão do projeto Aumento da precisão da produção e estreitamento das tolerâncias de produção

Reengenharia dos Processos de Negócios Concorrência em Processos de Negócio Reengenharia dos Processos de Negócios As tarefas são combinadas e simplificadas a fim de eliminar o trabalho redundante ou repetitivo Bancos envolvidos no processamento de hipotecas foram grandes beneficiários do BPR, obtendo ganhos de eficiência extraordinários O gerenciamento do fluxo de trabalho (workflow) simplifica os procedimentos empresariais

Concorrência em Processos de Negócio Etapas da Reengenharia Efetiva Identificar quais processos empresariais precisam ser melhorados Determinar como as melhorias ajudaram a empresa a executar sua estratégia Entender e mensurar o desempenho dos processos existentes Gerenciar a mudança