ORGANIZAÇÃO DEFINIÇÃO: SÃO ENTIDADES SOCIAIS , ORIENTADAS POR METAS, PROJETADOS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE DELIBERADAMENTE ESTRUTURADOS E COORDENADOS E LIGADAS AO AMBIENTE EXTERNO. O ELEMENTO CHAVE DA ORGANIZAÇÃO SÃO AS PESSOAS E DE RELACIONAMENTOS RECÍPROCOS UMA ORGANIZAÇÃO EXISTE QUANDO PESSOAS INTERAGEM ENTRE SI PARA DESEM- PENHAR FUNÇÕES ESSENCIAIS QUE AJUDAM A ALCANÇAR AS METAS. UMA ORGANIZAÇÃO NÃO PODE INTERAGIR COM OS CLIENTES, FORNECEDORES, CONCORRENTES E OUTROS AMBFI
TIPOS DA ORGANIZAÇÃO GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS PEQUENOS NEGÓCIOS FORNECEM SERVIÇO COMO REPRESENTAÇÃO LEGAL SERVIÇO BANCÁRIOS OU MÉDICOS. NEGÓCIOS COM FINS LUCRATIVOS ORGANIZACÕES SEM FINS LUCRATIVOS
RAZÕES PELAS QUAIS AS ORGANIZAÇÕES SÃO IMPORTANTES 1- REUNIR RECURSOS PARA ATINGIR AS METAS E OS RESULTADOS DESEJADOS 2- PRODUZIR BENS E SERVIÇOS COM EFICIÊNCIA 3- FACILITA A INOVAÇÃO 4- UTILIZAR MODERNAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO 5- ADAPTAR-SE AO AMBIENTE EM TRANSFORMAÇÃO E INFLUENCIÁ-LO. 6- CRIAR VALOR PARA PROPRIETARIOS, CLIENTES E FUNCIONÁRIOS 7- ACOMODAR DESAFIOS CONTÍNUOS DE DIVERSIDADE, ETICA E MOTIVAÇÃO E COORDE- NAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS.
PERSPECTIVAS SOBRE ORGANIZAÇÕES ABORDAGEM DE SISTEMAS ABERTOS REFERENCIAL TEÓRICO DE CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIAL. SISTEMA – É UM CONJUNTO DE ELEMENTOS INTERATIVOS QUE RECEBER ENTRADAS DO AMBIENTE, TRANSFORMA-ASE DEVOLVE A SAÍDA PARA O AMBIENTE EXTERNO. SISTEMAS FECHADOS- NÃO DEPENDERIA DO AMBIENTE SISTEMAS ABERTOS - PRECISA INTERAGIR COM O AMBIENTE PARA SOBREVIVER.
CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL UMA ESTRUTURA DE TRABALHO PROPOSTA POR HENRY MINTZBERG SUGERE QUE TODA ORGANIZAÇÃO POSSUA CINCO ELEMENTOS . NÚCLEO TÉCNICO ( NÚCLEO OPERACIONAL)- PESSOAS QUE REALIZAM TRABALHO BÁSICO A ALTA ADMINISTRAÇÃO (CUPULA ESTRATÉGICA)- MÉDIA GERÊNCIA (LINHA INTERMEDIÁRIA) SUPORTE TÉCNICO- ENGENHEIROS, PESQUISADORES, SUPORTE ADMINISTRATIVO- RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, MANUTENÇÃO LIMPEZA, O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. OS CINCO COMPONENTES DA ORGANIZAÇÃO PODEM VARIAR EM TAMANHO E IMPORTÂNCIA, DEPENDENDO DO AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO, DA TECNOLOGIA E DE OUTROS FATORES.
DIMENSÕES ESTRUTURAIS 1- FORMALIZAÇÃO- QUANTIDADE DE DOCUMENTAÇÃO ESCRITA NA ORGANIZAÇÃO (PROCEDIMENTOS, DESCRIÇÕES DE TRABALHO, REGULAMENTA~ÇÕES 2- ESPECIALIZAÇÃO- GRAU EM QUE AS TAREFAS ORGANIZACIONAIS ETÃO SUBDIVIDIDAS EM TRABALHOS SEPARADOS. 3- HIERARQUIA DE AUTORIDADE- DESCREVE QUEM SE REPORTA A QUEM. 4- CENTRALIZAÇÃO – REFERE-SE AO NÍVEL HIRARQUICO QUE POSSUI PODER PARA TOMAR DECISÃO.
EXERCÍCIO: FAZER A LEITURA DA PÁGINA 10 A 34 E RESPONDER A PÁGINA 35, ITEM 1, 2, 3 e 5 DO LIVRO DE RICHARD DAFT.
BIBLIOGRAFIA: DAFT, Richard L. Organizações, Teoria e Projetos. São Paulo: CENGAGE LEARNING, 2008