Equipe: Quase lá Ana Elise; Betina; Jean; Rejane; Rulian

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Campanha Serviço Público de Qualidade
Advertisements

A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
CAMPOS, Ana Maria. Accountability: Quando poderemos traduzi-la para o português? Revista da Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, fev./abr
CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos
NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
Projeto Nova Abilità.
Sistemas de Accountability
Realização Patrocínio. Tendências emergentes globais Nos laboratórios a RSE está em evolução: Ganhos de Imagem Ganhos de Negócio Os destaques estão nos.
Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações
CIDADANIA PLANETÁRIA.
Projeto Transparência
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Márcia Amaral Secretária Executiva Ministério da Saúde
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
Estratégia de TI para o Governo Federal CONSIDERAÇÕES INICIAIS.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Uso das Redes Sociais na Gestão
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade.
Controle Social.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
MunicipalizaçãoDescentralização Único – Diverso DemocraciaAutonomiaParticipação O Processo de Descentralização e Municipalização no Brasil.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
GOVERNO ELETRÔNICO Aula 6 – O programa de governo eletrônico na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Atuação dos agentes de Controle Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governo Aberto [origens do debate, conceitos e ideias pelo mundo] Fernanda Campagnucci 1 Encontro com agentes públicos municipais Abril de 2015.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
Governança Corporativa
Rejane de Oliveira Pozobon
1. Visão de Controladoria; Identidade Institucional da CGE/SE; Constituição da República do Brasil; Lei de Acesso à Informação Pública – /11; Lei.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
CÁRITAS BRASILEIRA MISSÃO TESTEMUNHAR E ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO, DEFENDENDO E PROMOVENDO A VIDA E PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO SOLIDÁRIA DE.
IFRO em números 8 Campi 25 Polos EAD 20 Cursos 9480 Matrículas 936 Servidores 430 Docentes 506 Técnicos Administrativos Fonte: Painel de indicadores/DGTI/PRODIN.
Curitiba | 21.novembro.2012 | Associação Médica do Paraná Bernardo Soares Assessoria de Responsabilidade Social Itaipu Binacional Sustentabilidade e Relatórios.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

Equipe: Quase lá Ana Elise; Betina; Jean; Rejane; Rulian Accountability: Quando poderemos traduzi-la para o português? *Anna Maria Campos Equipe: Quase lá Ana Elise; Betina; Jean; Rejane; Rulian

Sobre o texto: Termo ligado diretamente a democracia. O grau de accontability é percebido pelo somatório de forças vindas da burocracia da administração pública e nos valores partilhados na cultura e na história de determinada sociedade. Seque a regra de quanto menos desenvolvida é a sociedade, menor será seu interesse pelo tema. No Brasil destaque para os sistemas ineficientes de controle e prestação de contas públicas. Fortalecimento no Brasil da tutela do Estado e enfraquecimento de movimentos sociais e de interesses políticos. Fortalecimento da esfera pública federal em relação aos Estados e municípios como também o fortalecimento do Executivo perante aos outros poderes. Essa relação favorece ao sistema de tutela do governo perante os cidadãos e do enfraquecimento da accontability.

Exemplo positivo: Accountability lança norma AA1000 em português O que é? Trata-se de uma ferramenta criada pela consultoria global AccountAbility que em parceria dom o Itaú Unibanco lançam as versões em português das normas AA1000 Assurance Standard (AA1000AS) e AA1000 Assurance Principles Standard (AA1000APS), que oferecem diretrizes para o engajamento dos stakeholders como forma de construir relações transparentes e éticas, baseadas no diálogo. Os princípios das normas ajudam as empresas na identificação do que é relevante em termos de sustentabilidade para cada empresa, na definição de uma estratégia de inclusão das partes interessadas e, finalmente, ajudam a empresa a conversar, ouvir e responder as demandas dessas partes.

Exemplo negativo: Governo combate TCU, ao invés de a corrupção (O Povo Online)