Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reforma Tributária para Retomada do Desenvolvimento Yoshiaki Nakano Diretor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.
Advertisements

Capítulo 11 Desenho Departamental
PARTE II Microeconomia.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
Análise da Conjuntura Econômica e Desafios para o Novo Governo
Composto de Marketing PREÇO.
Conjuntura Brasileira Antonio Licha Perspectivas para 2010.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Daciane de Oliveira Silva
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
Prof. Fábio Kleine Albers
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Departamento de Supervisão Indireta
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Redução da jornada de trabalho
Conceitos de Gerenciamento da Mudança
ECONOMIA EMPRESARIAL.
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios Bibliografia:
Custos para Tomada de Decisão
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
Em time que está ganhando se mexe...
Ministro Paulo Bernardo
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Mar Uma pesquisa.
Cenário para 2006/2007 Aliança José Márcio Camargo Novembro 2006.
Economia e Gestão Financeira
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
Investimento – Modelo Acelerador
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
CONTROLE ESTRATÉGICO E RETORNO OPERACIONAL SOBRE INVESTIMENTOS
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
Instituto de Economia – UFRJ
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Dez Uma pesquisa.
São necessários controles financeiros eficientes
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook 1 Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Teleconferência de Resultados 4T09 Sexta-feira, 12 de março de 2010 Horário:13h00 (Brasil) 11:00 a.m. (US EST) Telefone: +55 (11) Código: B2W.
Ensino Médio 3ª Série..
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Mar Uma pesquisa.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inflação Brasileira Preocupa.
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Uma pesquisa feita em parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine.
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Jun Uma pesquisa.
Seminário Avançado - Eletiva A
Mercado Financeiro Pág 377
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Dez Uma pesquisa.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine 1 Perspectivas de Negócios na América Latina.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine 1 Perspectivas de Negócios na América Latina.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
1 Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Mar 2016 Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University,
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação.
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação.
Panorama dos Negócios da América Latina
Transcrição da apresentação:

Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine

Principais Preocupações para Diretores Financeiros Latino- Americanos 2 1.Políticas Governamentais 2.Incertezas Econômicas 3.Requisitos Regulatórios 4.Custo de Benefícios 5.Enfraquecimento da Demanda por Produtos/Serviços 6.Inflação 7.Elevação dos Salários e Encargos Trabalhistas 8.Risco Cambial 9.Impostos Corporativos 10.Atração e Retenção de Profissionais Qualificados Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

Índice de Otimismo Empresarial Tendências GlobaisRespostas em Dez/ Índice de Otimismo sobre a Região/País Índice de Otimismo sobre a Própria Empresa Própria Empresa Otimismo de Diretores Financeiros sobre clima de negócios permanece baixo, contrastando com o otimismo sobre a própria empresa, que é muito maior. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 País / Região Nota: Os números representam valores médios para cada região ou país. Escala de

Aumento Esperado de Preços 4 Preços Expectativas Inflacionárias na América Latina são menores nesse trimestre. Expectativas inflacionárias diminuem na América Latina  Diretores Financeiros da América Latina esperam um aumento de 2.3% em 2015 no preço dos seus produtos e serviços.  Diretores Financeiros na Europa e Ásia também esperam uma contenção das pressões inflacionárias. Já os dos EUA, esperam uma estabilização dos preços. Maiores expectativas de Inflação no Brasil e Equador  Dos países participantes na pesquisa, o Equador possui a maior expectativa inflacionária, seguida pelo Brasil.  Espera-se que os preços no Peru devam crescer lentamente. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Tendências GlobaisCenário em Dez/2014 Nota: Os números representam valores médios para cada região ou país.

Expectativa de Crescimento na Receita de Vendas Receita 5 Diretores Financeiros da América Latina esperam um rápido crescimento das receitas, prevendo um acréscimo de 9% nas receitas durante Crescimento das receitas na América Latina  Expectativa aumentou em comparação com o último trimestre, quando Diretores Financeiros na América Latina esperavam um aumento menor do que 6%.  Espera-se que o crescimento das receitas na América Latina seja menor do que as Ásia mas maior do que outras regiões. Empresas asiáticas esperam o maior crescimento  A Ásia espera o maior crescimento de receita em 2015, enquanto a Europa tem a menor expectativa de crescimento.  Considerando os países da América Latina participantes na pesquisa, as receitas no México devem aumentar mais rápido, seguido pelo Equador, Peru e Brasil. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Tendências GlobaisCenário em Dez/2014 Nota: Os números representam valores médios para cada região ou país.

Despesa Capital 6 Aumento Esperado em Despesas de Capital A previsão é de que Despesas de Capital na América Latina aumentem 2,0% em 2015 Crescimento das Despesas de Capital continua baixo  América Latina espera que despesas aumentem apenas 2%, inferior às expectativas de outras regiões.  Planos para Despesas de Capital será baixo na África, diminuindo para 2% do crescimento. Despesas das empresas variam entre países da América Latina  Despesas de Capital crescerão significativamente no Equador, crescerão lentamente no Chile, enquanto diminuirão no Brasil.  Despesas das empresas é forte nos EUA e Ásia. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Tendências GlobaisCenário em Dez/2014 Nota: Os números representam valores médios para cada região ou país.

7 Expectativa de Variação nos Lucros Lucro Expectativa de recuperação dos lucros em 2015 Expectativa de recuperação no crescimento do lucro no próximo ano na América Latina  O crescimento do lucro na América Latina caiu de 13.4% no 1T de 2014 para -0.3% no 3T de 2014, mas se recupera neste trimestre para 11.2%.  Crescimento do lucro nos EUA, Ásia e África diminuem. Europa espera um crescimento moderado. Lucro menores nos países pesquisados da América Latina  Chile e México esperam uma recuperação em relação ao lucro esperado para 2015, comparando-se com níveis muito baixo registrado no início de  Expectativas de lucros são moderadas no Peru e Brasil. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Tendências GlobaisCenário em Dez/2014 Nota: Os números representam valores médios para cada região ou país.

# Emprego 8 Aumento Moderado do Emprego Diretores Financeiros da América Latina esperam um crescimento na taxa de emprego de apenas 1.3% em 2015 Crescimento moderado do nível de emprego na América Latina  Enquanto Diretores Financeiros na América Latina esperam um crescimento modesto do nível de emprego no próximo ano, o crescimento da mão de obra deverá ultrapassar o crescimento da mão de obra europeia.  Europa espera crescimento pequeno ou quase zero; África e Ásia esperam um forte crescimento do emprego. Oferta de emprego diminui no Brasil  Brasil espera redução na oferta de emprego.  Nível de emprego crescerá perto de 3% no Equador e de 2.5% no Peru e no México. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Tendências GlobaisCenário em Dez/2014 Nota: Os números representam valores médios para cada região ou país #=Número de Empregados em tempo integral

Salários e Vencimentos 9 Expectativa de Aumento Salarial Salários e vencimentos devem crescer 5.9% na América Latina, um pouco menor do que África e a Ásia. Rápido crescimento de salário e vencimentos nos países emergentes  América Latina, Ásia e África esperam um crescimento em torno de 6% em salários e encargos, que é maior do que as expectativas inflacionárias na América Latina e África.  EUA e Europa esperam crescimento de perto de 3% para salários e vencimentos. Salários devem subir no Brasil e Equador  Em linha com a alta inflação dos produtos, empresas no Brasil esperam aumentar seus salários em 8,9% em 2015, seguido pelo Equador em 5%.  No Peru, Chile e México o aumento dos será de 3.5%. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Tendências GlobaisCenário em Dez/2014 Nota: Os números representam valores médios para cada região ou país.

Qualidades Importantes para Conselheiros 10 Quais são as qualidades mais importantes para os membros do seu Conselho de Administração? Indústria e experiência como Diretor são qualidades esperadas em membros dos conselhos de administração  Adicionalmente à experiência na indústria e como diretor, empresas gostam de diretores que pensam “fora da caixa”  Habilidades para lidar com pessoas também são altamente desejadas. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

Composição do Conselho de Administração 11 Apenas 6.8% das empresas na América Latina têm metas específicas ou orientações para a composição de homens/mulheres/minorias no conselho.  Muitos conselhos não alcançam suas metas relativos aos alvos de gênero e minorias. Qual é a composição desejada para diretores do conselho entre homens, mulheres e minorias? Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

Percentual de Funcionários Geração Y 12 Em sua opinião, qual o percentual aproximado de funcionários em sua empresa da Geração Y? (idade menor que 35) A Ásia possui o maior percentual de funcionários da geração Y, seguida por América Latina  Na Ásia, em torno de 44% da mão de obra é “geração Y “, seguida por 41.8% na América Latina.  EUA e Europa têm o menor nível de trabalhadores “geração Y”, com um percentual menor do que 30%.  Chile tem a menor proporção de funcionários “geração Y” entre os países da América Latina. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

Vantagens em Empregar funcionários “geração Y” 13 Quais são as principais vantagens em contratar funcionários geração Y com idade inferior a 35? Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Funcionários geração Y são valorizados por suas habilidades tecnológicas e criativas.  Empresas podem reduzir custos ao empregar funcionários geração Y.  Poucas empresas consideram que funcionários geração Y são mais eficientes.

Desafios relacionados a contratação de geração Y 14 Empresas consideram funcionários da geração Y como sendo menos leais à empresa e mais interessados no desenvolvimento individual do que no da empresa.  Funcionários geração Y requerem mais supervisão da chefia e demandam mudanças na cultura organizacional  Em torno de 10% das empresas demonstraram preocupação com comportamento egoísta “Eu-primeiro” da geração Y Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Quais são os principais desafios relacionados a contratação de geração Y (idade inferior a 35)?

Mudanças para Reter ou Recrutar Geração Y 15 Sua empresa fez alguma mudança para reter ou recrutar funcionários geração Y (idade inferior a 35)? Ásia e América Latina implementaram as maiores mudanças para reter ou recrutar geração Y.  Mais de 60% dos Diretores Financeiros da Ásia e América Latina fizeram mudanças para reter ou recrutar funcionários geração Y, o que é consistente com o fato que eles são uma grande proporção da mão de obra nessas regiões.  Empresas nos EUA, África e Europa estão fazendo menos mudanças para acomodar geração Y. Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

Mudanças feitas para reter ou recrutar geração Y 16 Empresas redefinem as horas de trabalho e implementam políticas de responsabilidade social para geração Y  Empresas redefinem horas de trabalho para serem mais flexíveis, implementam política de responsabilidade social e redefinem a cultura da empresa para reter e recrutar geração Y  Empresas também implementam novos treinamentos e programas de mentor para geração Y. Sua empresa implementou alguma das seguintes mudanças num esforço de reter ou recrutar geração Y (idade até 35 anos)? Entre as empresas que fizeram mudanças: Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

Retorno sobre Ativos (ROA) 17 Crescimento dos lucros varia entre os países latino americanos É esperado um crescimento das margens de lucro em todas as regiões, relativo aos lucros de 2014, exceto para Brasil e Chile  Expectativas de ROA caíram no Brasil e Chile  Diretores Financeiros na América Latina em geral esperam um crescimento modesto do ROA Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

Duke/FGV CFO Survey na imprensa Latino Americana 18 Perspectivas de Negócios na América Latina é frequentemente citada na imprensa Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014

19 Duke/FGV CFO Survey na imprensa Latino Americana Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez 2014 Perspectivas de Negócios na América Latina é frequentemente citada na imprensa

Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Dez Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine