Inclusão Digital x Educação Digital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal do Professor SEED/MEC
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Angélica/MS.
Angélica/MS.
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
“o importante é não perder tempo...”
EDUCAÇÃO DIGITAL  No Brasil, fala-se muito em Inclusão Digital, mas pouco em Educação Digital. Enquanto governos e empresas multinacionais investem.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
A informática na Educação Indígena
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
um desafio contemporâneo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Impactos Sociais Gerando Novos Tempos Equipe: João Manoel Luiz Eduardo Alexsandro Luiz Bruno Soares Joaquin.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Escolhendo o nosso Futuro
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
Perfil do Profissional
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Profa. Reane Franco Goulart
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
O que é ensinar história?
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atuais Propostas Curriculares.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Competência 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e democracia, favorecendo uma atuação consciente.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Política Educacional Brasileira
Analfabetismo Tecnológico
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Estudo Virtual.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Planejamento de Ensino
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

Inclusão Digital x Educação Digital Vivemos em uma nova era – a Era Digital – em que as informações são bombardeadas em velocidade espantosa.

No Brasil há uma preocupação em investir em equipamentos No Brasil há uma preocupação em investir em equipamentos. e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas; Porém existe pouca preocupação falta instrução a respeito do uso correto, de acordo com princípios básicos de cidadania. No Brasil há uma preocupação em investir em equipamentos. e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas; falta instrução a respeito do uso correto, de acordo com princípios básicos de cidadania. Porém existe pouca preocupação

A educação digital engloba lições de segurança, privacidade, cidadania e ética digital. Nosso papel enquanto educador vai muito além da sala de aula e conteúdos específicos, temos que contribuir para o desenvolvimento pleno do aluno, o que inclui capacidade, e habilidade de distinguir situações e tomar decisões.

É necessário pensar em formas de atuação educacional para conscientizar e direcionar a utilização responsável dos meios digitais. Os blogs, por exemplo, conhecidos como diário on-line tornou-se hoje uma ferramenta poderosa entre crianças, jovens e adultos. Infelizmente, da mesma forma que nos traz benefícios e ajuda no desenvolvimento e comunicação dos alunos também acaba se tornando uma forma de expor cada um.

A Constituição garante o direito a Liberdade de Expressão; mas enfatiza também a responsabilidade de expressão. Enquanto educadores, temos a missão de trabalhar para que a usem corretamente, sem violar e desrespeitar o outro. A lei de direitos autorais ( Lei no. 9.610/98) protege toda criação do intelecto, estando toda obra sob sua proteção.

Aos que abordam como ideal de que a escola crie uma Política de Segurança da Informação levando ao conhecimento de seus funcionários e alunos as normas estabelecidas para a utilização dos meios digitais. Que seja criado um código de conduta para os alunos, que explicasse a correta utilização, fundamentando as ações ali elencadas junto à nossa legislação quando for o caso bem como das penalidades.

“É preciso que o professor se esforce e leve a sério essa oportunidade, pois os laboratórios estão instalados à espera do uso por parte da comunidade escolar”. O momento atual é na concentração dos esforços para inserção desta tecnologia nas atividades escolares, bem como a preparação de professores, e alunos para utilizarem as novas tecnologias de forma que contribua para uma sociedade melhor dentro de um mundo globalizado.