Educação Online e suas Diversidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Meios tecnológicos x educação
Advertisements

PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
O Currículo na Educação Infantil
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Projeto Político-Pedagógico
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
DESENVOLVIMENTO HUMANO
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
A Escola e as Mudanças Sociais
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (E.A)PARA EDUCADORES
Educação no contexto do Trabalho
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Marco Doutrinal e Marco Operativo
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Orientações Curriculares para a Educação Básica
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Que mundo queremos – e como chegar lá? Repórter Brasil Reflexões adaptadas do livro Educar para um outro mundo possível, de Moacir Gadotti.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Como inserir a Dimensão Global Planetária no Currículo ? Profa. Madza Ednir Pedagoga – USP Mestre em Educação- PUC-SP Co autora, Autora e Editora de inúmeras.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Educação Online e suas Diversidades Cidadania: Implica tratar o tema da autonomia da escola, de seu projeto político pedagógico, da questão da participação, da educação para a cidadania. Educar para a cidadania ativa tornou-se hoje, projeto e programa de muitas escolas e de sistemas educacionais.

Algumas categorias para pensar a educação do futuro Planetaridade: A terra é um novo paradigma (Leonardo Boff). Que implicações tem essa visão de mundo sobre a educação? O que seria uma ecopedagogia e uma ecoformação? Pode-se perguntar como Milton Nascimento: “Para que passaporte se fazemos parte de uma única nação?” Que conseqüências podem ser tiradas para alunos, professores e currículos?

Algumas categorias para pensar a educação do futuro Sustentabilidade: O tema sustentabilidade originou-se na economia (desenvolvimento sustentável) e na ecologia, para inserir-se definitivamente, no campo da educação, com o lema “uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta”. O que seria uma cultura da sustentabilidade? O que é estudado nas escolas? Não se estará construindo uma ciência e uma cultura que servem para a degradação/ deterioração do planeta? Esse tema deverá dominar muitos debates educativos nas próximas décadas.

Algumas categorias para pensar a educação do futuro Virtualidade: Implica toda a discussão atual sobre educação a distância e o uso de computadores nas escolas (internet). Quais as conseqüências para a educação, para a escola, para a formação do professor e para a aprendizagem? Conseqüências da obsolescência do conhecimento. Como fica a escola diante da pluralidade dos meios de comunicação? Eles abrem novos espaços para a formação, ou irão substituir a escola?

Algumas categorias para pensar a educação do futuro Globalização: O processo de globalização está mudando a política, a economia, a cultura, a história, etc., também a educação. Remete ao poder local e as conseqüências locais da dívida externa global e da interna também. O global e o local se fundem numa nova realidade. O estudo dessa categoria remete ao papel dos municípios e do regime de colaboração nas atuais perspectivas da educação básica. Para pensar a educação do futuro é preciso refletir sobre o processo de globalização da economia, as cultura e das comunicações.

Algumas categorias para pensar a educação do futuro Transdisciplinaridade: Certas categorias como transculturalidade, transversalidade, multiculturalidade, complexidade e holismo também indicam uma nova tendência na educação que será preciso analisar. Como construir interdisciplinamente o projeto político pedagógico da escola? Como relacionar multiculturalidade e currículo? Como trabalhar os temas transversais? O desafio de uma educação sem discriminação étnica, cultural e de gênero.

Algumas categorias para pensar a educação do futuro Dialogicidade, dialeticidade: Não se pode negar a atualidade de certas categorias freireanas e marxistas, a validade de uma pedagogia dialógica ou da práxis. A educação popular e a pedagogia da práxis deverão continuar como paradigmas válidos para além do ano 2000.

Algumas categorias para pensar a educação do futuro O problema mais grave, na teoria da educação brasileira, não é tanto o seu conteúdo ideológico: é a ausência de vínculos com a prática concreta. a) O que fazer para sair de nossos sonhos (logos) para a mudança concreta (práxis)? b) O professor tem o dever de mostrar como suas idéias podem ser postas em prática. Não pode apenas apontar perspectivas.

Referência: GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre(RS): Artes Médicas, 2000