TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SUMÁRIO Considerações iniciais O espaço e tempo docente e do docente Desintermediação entre profes-sor e as novas tecnologias Mudanças necessárias A formação adequada do professor 3/28 6/28 9/28 12/28 20/28

Considerações iniciais A apreensão do conhecimento diante das NTIC, causam impactos na prática docente Exige-se uma nova lógica (por exemplo, a lógica modal, a qual trabalha com universos possíveis – não só os “reais”) Os procedimentos didáticos são alterados, independentemente de se usar NTIC ou não

Papéis de professor e de aluno: O professor “contador de histórias” - o aluno, um “escutador” o professor pode ser substituído por um vídeo, teleaula, livro, ... O professor “negociador” – aluno partícipe da negociação usa-se, com recurso, a “discussão”: leitura de um texto ou livro, atividades extra-classe, ... O professor “ordenador” – o aluno realiza sozinho sua própria aprendizagem (aprende por “descoberta”) cabe ao professor, ao final, interagir para ordenar os conhecimentos adquiridos nos outros espaços do saber

Papéis de professor e de aluno: Professor e aluno “colaboradores”, utilizando recursos midiáticos em conjunto para realizarem buscas e trocas de informação criam um novo espaço de ensino-aprendizagem, no qual ambos aprendem essa nova sala-de-aula (nova escola) coloca-se como ponto de recepção e de troca com as demais instituições culturais

O espaço e tempo docente e do docente Não é possível pensar na prática docente sem pensar na pessoa do professor e em sua formação É preciso dar a ele durante sua formação (não só considerando o tempo acadêmico), conhecimentos para ele opte (ou não) pelo uso dos recursos tecnológicos digitais

As tecnologias redimensionaram o espaço da sala de aula: procedimentos de alunos e professores nesse espaço – possível acesso a biblioteca, museus, outras escolas, etc – modifica as relações de ensino e aprendizagem o próprio espaço da sala se modifica: tempo diante da máquina, tempo com a equipe, tempo de pesquisa, ...

As tecnologias modificam também a rotina da Escola, exigindo a reorientação da carga horária de trabalho Ou seja, nova distribuição de tempo para novas formas de ensinar e de aprender

Mudanças necessárias A infra-estrutura tecnológica deve-se realizar investimentos (os quais são consideráveis) em equipamentos e na viabilização das condições de acesso e de uso a escola deve ter a sua própria LAN (rede local – local área network), para que possa se ter acesso e ser acessada de qualquer dependência e por qualquer usuário (professores, alunos, funcionários, ...)

outras questões (a serem discutidas coletivamente): no entanto, a maioria das escolas não possui as mínimas condições de infra-estrutura para a realização de suas atividades de ensino. Este é um dos primeiro problemas a resolver!! outro problema: a tomada de decisão sobre o modelo de educação tecnológica que a instituição pode oferecer (Projetos) outras questões (a serem discutidas coletivamente): ensinar com o computador ou ensinar a usar o computador e a Internet ? que tipo de equipamentos adquirir? (depende de resposta à questão acima)

em que quantidade? para que usos? quem vai poder usar os equipamentos? quando e como serão disponibilizados? que tipos de apoios (técnicos e pedagógicos) estarão disponíveis? como será realizada a manutenção dessa infra-estrutura? e a assistência técnica? as respostas a essas questões refletirão em todas as outras decisões da escola

Uma nova lógica para o ensino na prática, muitas das escolas que usam equipamentos de última geração, ainda não alteraram seu processo de ensino, ou seja: a mesma grade curricular a mesma segmentação de conteúdos e disciplinas a mesma “aula” de 50 minutos a mesma divisão de alunos em grandes turmas a mesma exposição “oral” de conteúdos .... para que não seja apenas modismo, é preciso refletir sobre o uso das TIC de maneira global

não deve restar ao aluno apenas a aquisição de conhecimentos operacionais para desfrutar das TIC exige-se uma reflexão profunda sobre a escola e o ensino que ela oferece, sobre as formas de avaliação da aprendizagem e do próprio processo pedagógico em ação um novo tempo, um novo espaço e outras maneiras de pensar e fazer educação são exigidos na sociedade da informação essa nova lógica traz o professor para dentro do grupo de aprendentes (professor e alunos são um equipe de trabalho)

a relação entre educação e novas tecnologias requer novos posicionamentos ligados à política e à gestão da educação: o acesso amplo, e de múltiplas formas, de todos os cidadãos à educação a reorganização estrutural do sistema e das instituições educacionais a formação e o aperfeiçoamento permanentes de professores e profissionais de outras áreas educacionais a educação entendida como um processo de ensino que busca o fortalecimento da pessoa

o estabelecimento no plano de interconexões educacionais, buscando criar um “coletivo inteligente” um projeto de escola que possa iniciar um processo de aprendizagem coletivo e participativo um projeto de ensino construído participativa e coletivamente

Impactos no projeto pedagógico envolve a preocupação com novas questões estruturais: que tipo de aluno vai ter acesso a esses meios? com que finalidade? ensinar computação ou ensinar com o auxílio do computador? que alterações curriculares acarretarão essas transformações? que formação será necessária aos professores que atuar com os novos meios?

A formação adequada do professor é necessário que os professores se sintam confortáveis para utilizar esses novos auxiliares didáticos porém, na grande maioria dos casos, os programas de preparação didática dos professores para o uso das novas tecnologias são falhos a filosofia que permeia tais programas é preparar para o uso da máquina (mas não como meio de revolucionar o ensino)

os passos usados pelas instituições: primeiro: adquirem os equipamentos e viabilizam a infra-estrutura em segundo lugar: contratam profissionais para o desenvolvimento da tarefa de ensinar via computador professores treinados suficientemente reproduzem os mesmos procedimentos do ensino presencial

o processo de integração e domínio dos meios tecnológicos de computação é gradual e se dá a longo prazo segue-se tabela de habilidades docentes para um trabalho satisfatório com as NTIC

Desenvolvimento profissional desejável Estágio da habilidade Descrição Desenvolvimento profissional desejável ENTRADA O professor tenta dominar a tecnologia e o novo ambiente de aprendizagem, mas não tem a experiência necessária. Nenhum ADOÇÃO O professor realiza treinamento bem-sucedido e domina o uso básico da tecnologia. 30 horas

Desenvolvimento profissional desejável Estágio da habilidade Descrição Desenvolvimento profissional desejável ADAPTAÇÃO O professor sai do uso básico para descobrir uma variedade de aplicações para o uso da tecnologia. O professor tem conhecimento operacional de hardware e pode detectar falhas básicas do equipamento. + 45 horas de treinamento; 3 meses de experiência e apoio técnico permanente e imediato

Desenvolvimento profissional desejável Estágio da habilidade Descrição Desenvolvimento profissional desejável APROPRIAÇÃO O professor tem domínio sobre a tecnologia e pode usá-la para alcançar vários objetivos instrucionais ou para gerenciar a sala de aula. O professor tem uma boa noção de hardware e de redes. + 60 horas de treinamento; 2 anos de experiência e apoio técnico permanente e imediato INVENÇÃO O professor desenvolve novas habilidades de ensino e utiliza a tecnologia como uma ferramenta flexível. + 80 horas de treinamento; + 5 anos de experiência e apoio técnico imediato

a dinâmica da sala de aula também se altera LOGO, a velocidade na tomada de decisões é fundamental: uma instituição que retarda a obtenção de autorização para realização de algum projeto, FICA DE FORA a dinâmica da sala de aula também se altera LOGO, como estabelecer no contrato de trabalho do professor o tempo em que ele ensina, planeja, pesquisa e se relaciona virtualmente com os alunos (em listas, chats, etc)?

E o professor diante das NTIC? como considerar os créditos das horas a mais que os alunos se dedicaram às disciplinas que realizam atividades on-line ? E o professor diante das NTIC? deve aprender a não temer as máquinas, a não achar que ela o vai desempregar ainda pouco se sabe sobre as NTIC: elas se alteram velozmente e sempre há o que aprender nossos problemas educacionais gerais são bem conhecidos e de difícil solução somam-se, na perspectiva da educação tecnológica, novos impasses