FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ATIVIDADE 8 DIVULGANDO A PESQUISA
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pedagogia da pesquisa-ação
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Organização Curricular da Escola
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Contexto de Educação a Distância
Avaliação Institucional
O uso da internet nas escolas
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pederneiras- São Paulo
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Objeto de Aprendizagem
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
Google Drive/Docs como instrumento de avaliação
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Acadêmica: Dayane Aparecida Alves Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
ESCOLA MUNICIPAL ISAURO BENTO NOGUEIRA Diretora:Neide de Souza Coelho
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
Professor: José Medina
Cristiane Jonas Francisconi
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
Inovações tecnológicas
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
CONECTANDO COM O PATRIMÔNIO E A DIVERSIDADE CULTURAL DE UBERLÂNDIA: Educação não formal de Ciência e Tecnologia. Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Universidade Federal de Alagoas
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social

Palavras chave: Construção pedagógica num deslocamento de perspectivas para operar uma mudança de sentido à uma nova proposta que pense o coletivo da questão educacional, discuta alternativas e que formule projetos e práticas de forma cooperativa. Software social como qualquer software ou rede on-line que permite aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social, realçando o potencial humano em vez da tecnologia que possibilita a transmissão.

JUSTIFICATIVA O avanço tecnológico sobre diferentes aspectos da vida social e institucional tem sido acentuado, neste contexto de mudança acelerada, grandes desafios se impõem, tanto as escolas quanto para os educadores. Assim, busca-se refletir e compreender sobre mudanças metodológicas em sala de aula.

DESAFIO Envolver o aluno re-significando o espaço escolar como transformador do contexto social e construtor de conhecimento.

ALTERNATIVAS TECNO- PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS BLOG Permite partilhar conhecimento GRUPOS Permite a construção Coletiva. SITE Informa, orienta, divulga da acesso.

REFERÊNCIA Texto: Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Joicemegue Ribeiro Machado e Ana Vilma Tijiboy. Disponível em: dessociaisvirtuais.pdf+softwares+sociais&hl=pt- BR&ct=clnk&cd=1&gl=br