Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Jurisdição e Competência
Atividades e atos administrativos
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso.
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
Organização Política e Administrativa
PROCESSO LEGISLATIVO CF...
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
Políticas Públicas Municipais
Hoje 1 Notícias Legislative Agenda-Setting Crash-course Municípios e Estados Fiscalização dos Estados.
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Unidade 2 - Direito Constitucional
Estrutura Organizacional da Administração Pública
O Papel do Vereador Prof. Ludovikus Moreira
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
Relações Internacionais
Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.
O Estado e os Três Poderes
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
HIERARQUIA DAS LEIS I – Constituição
PROCESSO LEGISLATIVO INICIATIVA DISCUSSÃO / EMENDAS VOTAÇÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL II
a) decretos regulamentares: normas jurídicas, gerais, abstratas e impessoais, estabelecida pelo Poder Executivo da União, do Estado e dos Municípios –
Cronograma de Remessa Obrigatória de Documentos ao TCE/AP
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Cont. Câmara dos Deputados
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Orientação de Linares QUINTANA para a interpretação dos textos constitucionais: “as palavras que a Constituição emprega devem ser entendidas no seu sentido.
Estrutura Administrativa
Debate Institucional Forma de governo
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Dieter Janssen Prefeito de Jaraguá do Sul Presidente da AMVALI.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
palestrante Ranilson Ramos
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
PROCESSO LEGISLATIVO E TÉCNICA LEGISLATIVA
PROCESSO LEGISLATIVO E TÉCNICA LEGISLATIVA
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções

O Município na Federação Brasileira: Com a Constituição de 1988 o município passou a ser inserido como componente de Federação brasileira, sendo dotado de autonomia para estruturar sua Lei Orgânica, editar suas próprias leis e organizar sua máquina administrativa. Os municípios são compostos por dois poderes: Executivo e Legislativo

Competências municipais Art. 23 Competências municipais Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional.

Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber; III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei; IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual; V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial; VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental;

O Poder Legislativo O Poder Legislativo municipal exerce, principalmente, as funções legislativas e de controle da administração pública. A Câmara de vereadores tem atuação no exercício dessas atividades, tendo sua composição estabelecida pela CF/88

Funções Fundamentais da Câmara Municipal - Função fundamental organizante: promulgar a lei orgânica e suas emendas. - Função Legislativa: edição de leis. - Função Fiscalizadora: pedidos de informação ao prefeito, convocação de seus auxiliares, CPI - Função meramente deliberativa: envolvem a prática de atos concretos, resoluções - Função Julgadora: com auxílio do Tribunal de Contas do Estado fiscaliza as contas do prefeito municipal

Art. 29 VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município. Este artigo apresenta a imunidade material dos vereadores, visando garantir o livre exercício do mandato eletivo, especialmente por parte dos parlamentares de oposição.

O Poder Executivo O Poder executivo desempenha, preponderantemente a função administrativa. Função de Governo: indica um conjunto de competências não relacionadas propriamente a satisfação de necessidades essenciais. Compreende o exercício político do mandato: representação do município, a condução dos negócios municipais, relações com as demais autoridades e as funções co-legislativas (iniciativa, sanção, veto, mensagens a Câmara)

Funções Administrativas: execução de leis, movimentação da máquina administrativa, arrecadação dos tributos municipais, guarda dos bens públicos, a execução dos serviços públicos (diretamente ou por auxiliares).

Art. 61 § 1º - São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas; II - disponham sobre: a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração; b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios; c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;

d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios; e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI; f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva.

O Prefeito participa do processo legislativo, tendo iniciativa privativa nas seguintes matérias: a) criação de cargos, empregos e funções na administração direta, autarquias e fundações; b) regime jurídico dos servidores público; c) criação e estruturação de secretaria Municipal e órgãos; d) organização da Procuradoria Geral; e) planos plurianuais, diretrizes e orçamentos; f) matéria tributária; g) plano diretor.

Palestrante: ROGERIO DUARTE DA SILVA email: rogeriodsilva@gmail.com