AUDITORIA TRABALHISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos, âmbito e objetivo
Advertisements

Professor: Eduardo Teles Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Gerência de Engenharia, Gerência de Engenharia, Saúde, Meio Ambiente e Segurança e Segurança GESMS CURSO DE SMS PARA CONTRATOS.
Administração Estratégica
Pesquisas e Desenvolvimentos na Gestão da Manutenção
“Questões Trabalhistas no Segmento de Micro e Pequenas Empresas”
I Simpósio de Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas – OFICINA DE TRABALHO Dizer que ficamos honrados com o convite do TCE/AM.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
Aula 11: Ambientação do Novo Funcionário
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
Apresentação do Persona Mac
6ª frente de trabalho do pmimf:
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Planejamento e Execução da Auditoria
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Prof. MSc Dimas A Gonçalves CEA PUC Campinas
Departamento Jurídico-Financeiro
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
11 - Gerenciamento de Riscos
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
(49%) Uma das maiores empresas de energia do mundo. Fundada em (39%) (12%) Composição Acionária Maior Fundo de Pensão da América Latina. Fundada.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Monitoramento de Eventos Adversos Graves
Aplicação de Compras baseada em GED e Workflow
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
ATENÇÃO! A MUDANÇA DOS SLIDES DESTA APRESENTAÇÃO É FEITA DE FORMA AUTOMÁTICA, NÃO HAVENDO NECESSIDADE DE TECLAR PARA A MUDANÇA DOS MESMOS. DURAÇÃO: 3’
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
ABRIL 2010.
Planejamento de Marketing
Planejamento do Processo de enfermagem
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Professor Marcus Soeiro
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
POLITICAS DE SEGURANÇA
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
Projeto de Melhoria – Setor Varejista Idéias de hoje melhorando o amanhã.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
MAIO 2010.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Conteúdo programático
Gerenciamento de riscos
Assessoria Jurídica e Empresarial
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
A ETAPA DE ACOMPANHAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL.
Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade orientado pelas ferramentas de O&M e Qualidade Total na Gestão da Produção Estudo de caso: Cooperativa Agroindustrial.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

AUDITORIA TRABALHISTA

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS Objetivos do trabalho 1-) mapear as vulnerabilidades trabalhistas que existem na Vigor no Brasil 2-) reduzir significativamente os valores provisionados 3-) identificar ações de melhorias em práticas, processos e políticas adotadas pela companhia. 4-) desenvolver um modelo simples de monitoramento que permita gerenciar de forma eficaz e permanente os riscos trabalhistas com todo o seu dinamismo.

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS O Mapeamento - Etapas Com o suporte do Departamento Jurídico, algumas etapas foram seguidas para a realização do trabalho de mapeamento de riscos trabalhistas: 1ª etapa:  Análise do contencioso trabalhista - aprendizado  Análise da legislação trabalhista vigente no Brasil; Análise das políticas e processos adotados pela Vigor; 2ª etapa:  Criação de uma ferramenta de suporte para o processo de mapeamento.

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS O Mapeamento - Temas A ferramenta* desenvolvida para o mapeamento de riscos trabalhistas engloba 12 diferentes temas: Admissão Jornada de trabalho Salário Contrato por prazo determinado Contrato temporário Aprendizes e estagiários Férias Terceirização Rescisão contratual Segurança e saúde Fiscalização do MTB Acordos e Convenções Coletivas * A ferramenta foi adaptada para as diferentes realidades (fábricas / regionais de vendas / cds). Para as fábricas, por exemplo, foram aplicadas 138 questões

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS O Mapeamento – Tipos de não-conformidades As questões da ferramenta de mapeamento estão agrupadas em 3 principais clusters: Fabrica: não-conformidade gerada pelo não cumprimento de processos, políticas e/ou legislação claramente definidos. Processo: não-conformidade decorrente de processos estabelecidos incorretamente Corporativo: não conformidade decorrente de decisões corporativas.

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS O Mapeamento - Gravidade O Departamento Jurídico, com base na legislação trabalhista e no grau de vulnerabilidade de cada um dos temas analisados, enquadrou as questões da ferramenta em um dos seguintes níveis de risco: moderado baixo alto Com o suporte das áreas de RH, Segurança do Trabalho e Saúde, cada uma das questões é analisada e sinalizada da seguinte forma: Conforme Atenção Não Conforme

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS O Mapeamento - Conclusão A combinação entre: Conforme Não conforme Atenção situação da fábrica Geram como resultado do mapeamento: Que demonstram a situação de cada fábrica com relação às vulnerabilidades trabalhistas. Relatório de Riscos Trabalhistas Sumário por tema/gravidade Matriz de risco Moderado Baixo Alto grau de risco

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS Resultado Geral O seguinte quadro geral mostra um resumo do que foi encontrado no mapeamento:

AUDITORIA DE RISCOS TRABALHISTAS Próximos Passos Enviar para as unidades resultados das auditorias realizadas Agendar call para as filiais, apresentado material e discutindo o plano de ação Estipular prazo para conclusão do plano de ação Realizar nova auditoria para analise e verificação do plano de ação Manutenção das auditorias trimestralmente Plano de Ação: Local (fábricas): Processos: Corporativo: