Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Fazenda - MF
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
WOGE - Worskhop para Organizadores de Grupos de Empresas Relato das Experiências da SOFTSUL Belo Horizonte, 06 de Outubro de 2005.
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Implantação de política federalista de
Suporte ao desenvolvimento de aplicações departamentais
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Apresentação Institucional 2008/04
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
VI Reunião do Colegiado Técnico-Consultivo Forte de Copacabana – Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007 Estados: Bahia, Pará, Pernambuco,
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Talentos para Inovação
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Tema Gestão do Conhecimento:.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Profissional de GC / Função de GC
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Tema Gestão do Conhecimento:.
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
Normas para Segurança da Informação
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 10
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
Consultoria em TI.
O Futuro dos SIG e da TI Grupo: Adriano Mascarenhas Newerton Sales
Aplicações de redes em sistemas de informação
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
POLITICAS DE SEGURANÇA
Cases InfoWorker – Julho 2015
Universidade Corporativa Procenge
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Gestão do Conhecimento GC
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
© 2009 M&M. Informação Confidencial. Todos os direitos reservados. PSCWEB 2.0 Software Gestão do Comportamento.
Service Relationship Management: do foco no usuário ao atendimento integrado em redes sociais.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
Transcrição da apresentação:

Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução Palestrantes : Isamir Machado de Carvalho Maria das Graças C. De Oliveira Setembro/2005

Sumário Política, Conceito, Segurança, Papéis e Responsabilidades e Práticas da GCO O que é um Portal intranet? Implantação Objetivos Vantagens Implementação Funcionalidades Instrumentos e Ferramentas Lições Aprendidas Evolução Alguns Resultados

Missão do Serpro Prover e integrar soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações para o êxito da gestão das finanças públicas e da governança do Estado, em benefício da sociedade.

Política da Gestão do Conhecimento Visa a preservação do conhecimento organizacional necessário ao funcionamento da empresa, à prestação dos serviços aos Clientes, à continuidade dos negócios e à vantagem competitiva.

Conceito Gestão do Conhecimento : É a capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. (Terra, 2000)

Segurança O Conhecimento é protegido pela : Política Serpro de Propriedade Intelectual Política Serpro de Segurança, Programa de Segurança e Norma de Classificação da Informação Controles de acesso aos sistemas e procedimentos de backup presentes nas soluções tecnológicas Código de Ética envolve empregados, fornecedores e clientes, inclusive com cláusulas de confidencialidade

Papéis e Responsabilidades Diretoria: Aprova a política GCO Coordenação da Gestão do Conhecimento Organizacional : Orientação e implementação das práticas alinhadas à Política GC Superintendência de Produtos e Serviços Sistemas Corporativos - SUPSC: Apoio tecnológico aos instrumentos e ferramentas Unidades Organizacionais: Liderança: Garante o cumprimento da política de GC Comitê de Representantes de GC: Disseminadores e Facilitadores Gestores de Conteúdo: Especialistas dos Ramos e Assuntos Empregados: Contribuidores de conteúdos dos Assuntos (registram, compartilham e reutilizam conhecimentos)

Práticas Uso do Portal Corporativo Serpro Gestão por Competências Mentoring Uso do Portal Corporativo Serpro Comunidades Serpro de Conhecimento Universidade Corporativa Serpro Melhores Práticas Propriedade Intelectual Narrativas Fóruns Virtuais ou Presenciais Benchmarking

O que é um Portal intranet ? Pode ser entendido como uma ferramenta tecnológica utilizada para apoiar a Gestão do Conhecimento Organizacional.

Implantação do Portal intranet 1999 – Estudos sobre requisitos e práticas de excelência no mercado 2001 – Implantação do Portal intranet utilização da plataforma Microsoft ( ferramenta pioneira no mercado) parceria para testar a aplicação integração de várias ferramentas Visual basic, asp, web-storage exchenge 2000, certificação digital, active direct, xml, componentização. Ferramentas de Segurança: Active direct e Certificação digital.

Objetivos do Portal intranet . Garantir ponto único para acesso a Informações, Aplicações e Serviços . Tornar disponível ferramentas de comunicação . Melhorar a reutilização do conhecimento . Promover a colaboração . Melhorar o gerenciamento do capital humano: gestão por competências

Vantagens do Portal intranet O Portal permite que as informações da Empresa estejam: - Arquivadas Organizadamente - Compartilhadas pelos empregados - Recuperadas com facilidade - Podem ser reutilizadas a qualquer momento - Preservadas para o futuro

Implementação do Portal intranet - Realização de Palestras e Seminários na Sede e Regionais (troca de experiências); - Treinamento de Representantes de GCO e Gestores de Conteúdo para uso da ferramenta de contribuição e aprovação; - Monitoramento das dificuldades de acesso e uso; - Identificação de melhorias; - Interação e divulgação com órgãos externos e parceiros: IPEA, CÂMARA, ESAF, ENAP, EMBRAPA, TCU, CEB, BB, BC Ministérios, PRODASEN, CORREIOS, FIOCRUZ, DATAPREV, TJRJ, CJF, ANVISA, dentre outros.

Funcionalidades do Portal intranet

Funcionalidades do Portal intranet

Funcionalidades do Portal intranet - Agência Serpro de Notícias . Notícias internas e externas e principais veículos de divulgação - Ambiente de Colaboração . Formulário de Contribuição . Comunidades de Prática . Comentar Conteúdo . Chat e Forum - Ferramenta de Pesquisa . Simples; Avançada; Navegação na Base Serpro de Conhecimentos; Internet

Funcionalidades do Portal intranet - Centro de Documentação e Informação (conteúdos externos) -Comunicação Formal e Informal - Ensino a Distância; - Sistema Perfil; - Sistemas e Sítios Internos; - Acesso aos Bancos BB, CEF e Real - Árvore e Base Serpro de Conhecimentos (conhecimentos e conteúdos internos)

Funcionalidades do Portal intranet

Funcionalidades do Portal intranet

Funcionalidades do Portal intranet

Funcionalidades do Portal intranet

Instrumentos e Ferramentas do Portal intranet Portal Corporativo Serpro Sistema Perfil Base Serpro de Conhecimento Árvore Serpro de Conhecimento Macro-processos, Temas, Ramos e Assuntos

Lições Aprendidas - Solução muito avançada e pesada para boa parcela de equipamentos de usuários (baixa performance). Cascateamento de equipamentos - Adoção da Certificação Digital como experiência piloto para segurança de acesso gerando dificuldades e resistência pela não adoção do SENHA REDE (sistema padrão para reconhecimento e validação dos usuários, adotado há mais de 20 anos, com cpf e senha). Utilização do acesso alternativo com nova senha

Lições Aprendidas - Persistência da cultura de páginas das unidades organizacionais Possibilidade de acesso pelo Portal intranet - Redução significativa do número de acessos ao Portal e contribuições na Base (fase de migração de plataforma). Estímulo direcionado e orientado Adequação permanente da Árvore Serpro de Conhecimentos - Manutenção e implementação comprometidas pela descontinuidade do contrato de parceria com a Microsoft. Atendimento emergencial com equipe interna Busca de nova solução tecnológica para o Portal intranet

Evolução Em 2004 Criação do Comitê Permanente de Gestão do Portal Corporativo Serpro Grupo de Trabalho inter-áreas com objetivo de reorientar os Portais Internet e Intranet e migração para software livre. . O Portal Internet já foi migrado em 2004 (Zope e Plone) . O Portal Intranet está em fase de desenvolvimento

Evolução . As etapas realizadas pelo Comitê foram: - formatação do conteúdo corporativo e das páginas das unidades - definição de mapas de conteúdo e gestores das páginas - definição dos níveis de acesso aos splots de informações das páginas - definição de prioridades de desenvolvimento das páginas

Proposta para o novo Portal Intranet Evolução Proposta para o novo Portal Intranet

Alguns Resultados Em 2005 Índice de conhecimentos individuais atualizados no Sistema Perfil: 79% Conhecimentos institucionais na Base Serpro de Conhecimento: 6335 Índice atualização da Árvore Serpro de Conhecimento: 75% Gestão do Conhecimento Organizacional

Obrigada pela atenção ! Contato: e Email: isamir.carvalho@serpro.gov.br Telefone: (06) 2105-8337 e Email: maria-das-gracas.oliveira@serpro.gov.br Telefone: (61) 2105-8305